sábado, 16 de julho de 2022

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 816

Ano C Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 816

Dia 17/07/2022 | XVI Semana do Tempo Comum | Domingo

Evangelho segundo Lucas (10,38-42)

(1) Coloque-se em atitude de oração  

·    Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·    Escolha o lugar no qual você não seja interrompido/a

·    Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·    Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·    Tome consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos

·    Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·    Prepare-se cantando: O Senhor vai acendendo luzes...” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=lWUng2ouMHc)

 

(2) Leia o texto da Palavra de Deus

·    Leia com toda a atenção o texto de Lucas 10,38-42

·    Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·    Depois de propor a ação solidária do samaritano como exemplo de amor a Deus e ao próximo, Jesus vai à casa de Marta e Maria

·    Marta assume a postura de senhora e chefe da casa, tem ares de mandona, e se mostra extremamente agitada (como a situação da semente que cai entre espinhos e é sufocada)

·    Jesus sublinha positivamente a atitude discipular de Maria, e ensina que o apostolado e o serviço devem nascer da escuta

·    A única coisa necessária, ou a melhor parte, é a escuta da Palavra, da qual brota a compaixão que o samaritano mostrou

·    Mas esta escuta está ligada à cena anterior, na qual Jesus diz, duas vezes: “Coloque isso em prática, e você será feliz!”

·    O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?

 

(3) Medite a Palavra de Deus

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?

·    Releia atentamente o texto, observando a agitação de Marta e a escuta atenta e obsequiosa de Maria

·    Sua ação pastoral e evangelizadora é agitada e mecânica, ou nasce da escuta atenta e despojada do Evangelho?

·    Poderíamos dizer que nós, em nossa família e em nossa comunidade, escolhemos a melhor parte, a única necessária?

·    Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4) Reze com o texto lido e meditado

·    Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·    Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·    Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·    Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·    Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

·    Hoje a proposta é dar menos tempo à oração e um tempo mais generoso e fecundo à escuta da Palavra de Deus, deixando que ela ressoa em todos os nossos sentidos

 

(5) Contemple a vida à luz da Palavra

·    Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·    Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·    Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·    Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·    Que precauções precisamos tomar, como indivíduos, como famílias e como Igreja para não voltar a supervalorizar os cultos e ritos em detrimento da escuta e assimilação da Boa Notícia de Jesus?

 

(6) Retorne à vida cotidiana

·    Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·    Recite a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas belas lições”

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Ouça e cante a Oração de São Francisco (Acessível em: https://www.youtube.com/watch?v=Qc3Tp-OrUGI)

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Feche a bíblia, apague a vela e conclua seu momento de oração

 

Breves notas sobre Lucas 10,18-42

Este interessante e muito conhecido encontro de Jesus com Marta e Maria, contado por São Lucas, está na sequência do texto do último domingo, que trata do amor ao próximo e o ilustra com a parábola do bom samaritano. Por trás desses dois episódios está a pergunta sobre como servir a Deus e alcançar a salvação.

Nas cenas anteriores, enquanto Jesus caminha em direção a Jerusalém e faz o bem por onde passa, se alternam episódios de acolhida e de rejeição da sua pessoa e da sua proposta. Na casa de Marta, que é senhora e chefe da casa, Jesus encontra acolhida. Como pedira que fizessem os discípulos que enviara tempos antes, Jesus confia na hospitalidade do povo a quem se dirige.

A cena descrita por Lucas ocorre no ambiente doméstico, é estilizada, e mostra uma mulher no seu papel tradicional (trabalhos domésticos) e uma mulher no papel novo, atribuído por Jesus (discipulado). Marta e Maria representam também dois paradigmas de discípulo/a: um, preocupado em multiplicar atividades; outro, aprendendo e ensinando.

Marta aparece como protagonista da cena: toma a iniciativa, adverte Jesus, manda que ele corrija sua irmã Maria, como se quisesse se colocar acima até do próprio Jesus! Mas não é correto concluir que Jesus reprova a hospitalidade e o serviço concreto que Marta dispensa a ele. Marta faz o que fizeram a sogra de Pedro (4,39) e as mulheres que seguem Jesus (8,1-3). Mas Marta age freneticamente, por sua própria cabeça, sem dar atenção à Palavra de Jesus. O serviço nasce da escuta, e o discipulado antecede o apostolado!

A preocupação e o atordoamento de Marta nascem de uma divisão interna, de valores contraditórios, como ocorreu com o sacerdote e o levita da parábola do bom samaritano. Jesus dirá que é preciso buscar o Reino de Deus e a sua justiça, e deixar tudo o mais em segundo lugar. O Reino de Deus é a melhor parte, a única necessária. Mas isso nós precisamos aprender e reaprender aos pés de Jesus, ouvindo assídua e atentamente a sua Palavra, como Pedro (5,5) e Maria, modelos de discipulado.

 (Itacir Brassiani msf)

 

Solicitude pela realidade social

Quando se olha para as várias partes do mundo, separadas pela crescente distância do fosso da desigualdade, e quando se observa que cada uma delas parece seguir um rumo próprio, compreende-se a razão por que falam os de mundos diferentes dentro do nosso único mundo: Primeiro Mundo, Segundo Mundo, Terceiro Mundo e, algumas vezes, Quarto Mundo. Expressões como estas, não deixam de ser significativas: são o sinal da sensação difundida de que a unidade do mundo, por outras palavras, a unidade do gênero humano, está seriamente comprometida(João Paulo II, Sollicitudo rei socialis, § 14).

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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