Ano C Roteiro de
Leitura Orante do Evangelho Nº 816
Dia 17/07/2022 | XVI
Semana do Tempo Comum | Domingo
Evangelho segundo
Lucas (10,38-42)
(1) Coloque-se em atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
· Escolha
o lugar no qual você não seja interrompido/a
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela, e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se
cantando: “O Senhor vai acendendo luzes...” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=lWUng2ouMHc)
(2) Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Lucas 10,38-42
· Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
· Depois de propor a ação solidária do samaritano
como exemplo de amor a Deus e ao próximo, Jesus vai à casa de Marta e Maria
· Marta assume a postura de senhora e chefe da casa,
tem ares de mandona, e se mostra extremamente agitada (como a situação da
semente que cai entre espinhos e é sufocada)
· Jesus sublinha positivamente a atitude discipular
de Maria, e ensina que o apostolado e o serviço devem nascer da escuta
· A única coisa necessária, ou a melhor parte, é a
escuta da Palavra, da qual brota a compaixão que o samaritano mostrou
· Mas esta escuta está ligada à cena anterior, na
qual Jesus diz, duas vezes: “Coloque isso em prática, e você será feliz!”
· O
que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?
(3) Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu
sentido nesse momento da vida?
· Releia atentamente o texto, observando a agitação
de Marta e a escuta atenta e obsequiosa de Maria
· Sua ação pastoral e evangelizadora é agitada e
mecânica, ou nasce da escuta atenta e despojada do Evangelho?
· Poderíamos dizer que nós, em nossa família e em
nossa comunidade, escolhemos a melhor parte, a única necessária?
· Se achar oportuno e for possível, leia as
“pistas” (página 3)
(4) Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus
· Hoje a proposta é dar
menos tempo à oração e um tempo mais generoso e fecundo à escuta da Palavra de
Deus, deixando que ela ressoa em todos os nossos sentidos
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Que precauções
precisamos tomar, como indivíduos, como famílias e como Igreja para não voltar
a supervalorizar os cultos e ritos em detrimento da escuta e assimilação da Boa
Notícia de Jesus?
(6) Retorne à vida cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
· Recite
a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas
belas lições”
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Ouça
e cante a Oração de São Francisco (Acessível em: https://www.youtube.com/watch?v=Qc3Tp-OrUGI)
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Feche
a bíblia, apague a vela e conclua seu momento de oração
Breves notas sobre Lucas 10,18-42
Este interessante e muito conhecido
encontro de Jesus com Marta e Maria, contado por São Lucas, está na sequência
do texto do último domingo, que trata do amor ao próximo e o ilustra com a
parábola do bom samaritano. Por trás desses dois episódios está a pergunta
sobre como servir a Deus e alcançar a salvação.
Nas cenas anteriores, enquanto Jesus
caminha em direção a Jerusalém e faz o bem por onde passa, se alternam
episódios de acolhida e de rejeição da sua pessoa e da sua proposta. Na casa de
Marta, que é senhora e chefe da casa, Jesus encontra acolhida. Como pedira que
fizessem os discípulos que enviara tempos antes, Jesus confia na hospitalidade
do povo a quem se dirige.
A cena descrita por Lucas ocorre no
ambiente doméstico, é estilizada, e mostra uma mulher no seu papel tradicional
(trabalhos domésticos) e uma mulher no papel novo, atribuído por Jesus (discipulado).
Marta e Maria representam também dois paradigmas de discípulo/a: um, preocupado
em multiplicar atividades; outro, aprendendo e ensinando.
Marta aparece como protagonista da
cena: toma a iniciativa, adverte Jesus, manda que ele corrija sua irmã Maria,
como se quisesse se colocar acima até do próprio Jesus! Mas não é correto
concluir que Jesus reprova a hospitalidade e o serviço concreto que Marta
dispensa a ele. Marta faz o que fizeram a sogra de Pedro (4,39) e as mulheres
que seguem Jesus (8,1-3). Mas Marta age freneticamente, por sua própria cabeça,
sem dar atenção à Palavra de Jesus. O serviço nasce da escuta, e o discipulado
antecede o apostolado!
A preocupação e o atordoamento de
Marta nascem de uma divisão interna, de valores contraditórios, como ocorreu
com o sacerdote e o levita da parábola do bom samaritano. Jesus dirá que é
preciso buscar o Reino de Deus e a sua justiça, e deixar tudo o mais em segundo
lugar. O Reino de Deus é a melhor parte, a única necessária. Mas isso nós
precisamos aprender e reaprender aos pés de Jesus, ouvindo assídua e
atentamente a sua Palavra, como Pedro (5,5) e Maria, modelos de discipulado.
(Itacir Brassiani msf)
Solicitude pela
realidade social
“Quando se olha para as várias partes do mundo, separadas pela crescente
distância do fosso da desigualdade, e quando se observa que cada uma delas
parece seguir um rumo próprio, compreende-se a razão por que falam os de mundos
diferentes dentro do nosso único
mundo: Primeiro Mundo, Segundo Mundo, Terceiro Mundo e, algumas vezes,
Quarto Mundo. Expressões como estas, não deixam de ser significativas: são o sinal da
sensação difundida de que a unidade
do mundo, por outras palavras, a unidade do gênero humano, está seriamente comprometida” (João Paulo II, Sollicitudo rei socialis, § 14).
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de
Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do
Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões
ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja
para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um
terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons
e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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