segunda-feira, 11 de julho de 2022

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 811

Ano C Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 811

Dia 12/07/2022 | XV Semana do Tempo Comum | Terça-feira

Evangelho segundo Mateus (11,20-24)

(1) Coloque-se em atitude de oração  

·    Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·    Escolha o lugar no qual você não seja interrompido/a

·    Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·    Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·    Tome consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos

·    Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·    Prepare-se ouvindo ou cantando: Eu vim para escutar tua Palavra (https://www.youtube.com/watch?v=SCJxnuDsS_A)

 

(2) Leia o texto da Palavra de Deus

·    Leia com toda a atenção o texto de Mateus 11,20-24

·    Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·    Concluída a catequese missionária, para os discípulos ainda é tempo de aprender, agora acompanhando a ação de Jesus

·    Diante do fechamento das cidades à Boa Nova do Reino de Deus, Jesus faz uma advertência muito forte

·    Para quem o segue e é por ele formado/a e enviados/a, a conversão é uma tarefa que nunca termina de começar

·    Ninguém desperdiça a graça impunemente, não porque Deus queira condenar, mas porque assim arruína sua própria vida

·    O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?

 

(3) Medite a Palavra de Deus

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?

·    Sublinhe ou se detenha na frase ou afirmação de Jesus que lhe parece mais forte e surpreendente

·    Procure confrontar essa palavra com a vida e missão de Jesus, especialmente sua entrega na cruz

·    Quais são as dimensões da sua vida e da sua prática que mais carecem de mudança para se assemelhar à de Jesus?

·    Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4) Reze com o texto lido e meditado

·    Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·    Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·    Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·    Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·    Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

·    Apresente-se a Jesus, pedindo a graça da conversão diária e profunda, sua e da sua família, ao seu Evangelho

·    Identifique as dimensões ou atitudes novidade do Evangelho do Reino ainda não penetrou na sua vida, e as apresente à misericórdia de Jesus

(5) Contemple a vida à luz da Palavra

·    Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·    Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·    Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·    Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·    Como proceder para que não aconteça que os discípulos/as missionários anunciem o Evangelho mas não o encarnam em suas relações e continuam agindo com violência ou indiferença?

(6) Retorne à vida cotidiana

·    Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·    Recite a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas belas lições”

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Ouça e cante o refrão: “Não dá para fazer de conta...” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=KUk_EU7SIOk)

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Apague a vela e termina seu momento de oração

 

Breves notas sobre Mateus 11,20-24

Mateus nos diz que, no final da sua catequese missionária, Jesus partiu para pregar e anunciar o Evangelho do Reino de Deus nas cidades da redondeza. Ele é procurado pelos discípulos de João Batista, que não conseguem entender os sinais do Reino que Jesus realiza (cf. 11,2-15). E Jesus lamenta que, fechados em si mesmas, as pessoas rejeitam tanto pregação de João Batista, por sua rigidez, quanto o ensino de Jesus, por seu liberalismo (cf. 11,16-19).

Nesse contexto, podemos entender a reação dura de Jesus na cena que estamos meditando hoje. Ele censura, repreende e praticamente amaldiçoa a cidade onde mora (Cafarnaum), e as vizinhas cidades de Corazim e Betsaida. Para Jesus, a atitude do povo de Cafarnaum é mais grave que a de Sodoma, e a postura das duas outras, é pior que o comportamento de Tiro e Sidônia, duas cidades pagãs conhecidas no Antigo Testamento pela ostentação e pelas injustiças.

Estas cidades às quais Jesus dirige suas advertências são centros regionais, e nelas vivem as elites que estendem seu domínio no entorno, inclusive na Galileia. Estas cidades se fecham aos sinais que Jesus realiza e pedem uma mudança profunda de atitudes. Rejeitam a oportunidade que Jesus lhes abre com seu anúncio e suas ações, e isso é mais grave que a rejeição dos profetas ou o não cumprimento dos mandamentos do decálogo.

Esta é a primeira vez, no evangelho segundo Mateus, que Jesus fala em condenação. Ele não ameaça, mas lembra que as escolhas e decisões do povo e das lideranças destas cidades tem suas consequências. Se é verdade que em Cafarnaum há algumas respostas positivas (o paralítico e seus amigos, Mateus e seus colegas, um chefe e uma mulher anônima), a atitude majoritária da população local, especialmente das lideranças, é de indiferença.

O/a verdadeiro/a discípulo/a missionário/a, que precisa estar em contínua formação e iniciação à novidade do Reino de Deus, não pode perder a chance de se converter. Conversão é tarefa que se renova a cada dia! No seguimento de Jesus ninguém vive dos créditos do passado, nem dos merecimentos dos parentes e dos amigos!

 (Itacir Brassiani msf)

 

Solicitude pela realidade social

Para os cristãos, como para todos aqueles que reconhecem o significado teológico preciso da palavra «pecado», a mudança de comportamento, de mentalidade ou de maneira de ser chama-se «conversão». Esta conversão designa especificamente uma relação com Deus, com a culpa cometida e com as suas consequências; e uma relação com o próximo, indivíduo ou comunidade. É Deus que pode, segundo a sua própria promessa, transformar por obra do seu Espírito os «corações de pedra» em «corações de carne(João Paulo II, Sollicitudo rei socialis, § 38).

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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