Ano C Roteiro de
Leitura Orante do Evangelho Nº 811
Dia 12/07/2022 | XV
Semana do Tempo Comum | Terça-feira
Evangelho segundo
Mateus (11,20-24)
(1) Coloque-se em atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
· Escolha
o lugar no qual você não seja interrompido/a
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela, e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se ouvindo ou cantando: Eu vim para
escutar tua Palavra (https://www.youtube.com/watch?v=SCJxnuDsS_A)
(2) Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Mateus 11,20-24
· Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
· Concluída a catequese
missionária, para os discípulos ainda é tempo de aprender, agora acompanhando a
ação de Jesus
· Diante do fechamento
das cidades à Boa Nova do Reino de Deus, Jesus faz uma advertência muito forte
· Para quem o segue e é
por ele formado/a e enviados/a, a conversão é uma tarefa que nunca termina de
começar
· Ninguém desperdiça a
graça impunemente, não porque Deus queira condenar, mas porque assim arruína
sua própria vida
· O
que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?
(3) Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu
sentido nesse momento da vida?
· Sublinhe ou se detenha
na frase ou afirmação de Jesus que lhe parece mais forte e surpreendente
· Procure confrontar essa
palavra com a vida e missão de Jesus, especialmente sua entrega na cruz
· Quais são as dimensões
da sua vida e da sua prática que mais carecem de mudança para se assemelhar à
de Jesus?
· Se achar oportuno e for possível, leia as
“pistas” (página 3)
(4) Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus
· Apresente-se a Jesus,
pedindo a graça da conversão diária e profunda, sua e da sua família, ao seu
Evangelho
· Identifique as
dimensões ou atitudes novidade do Evangelho do Reino ainda não penetrou na sua
vida, e as apresente à misericórdia de Jesus
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Como proceder para que
não aconteça que os discípulos/as missionários anunciem o Evangelho mas não o
encarnam em suas relações e continuam agindo com violência ou indiferença?
(6) Retorne à vida cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
· Recite
a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas
belas lições”
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Ouça
e cante o refrão: “Não dá para fazer de conta...” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=KUk_EU7SIOk)
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Apague
a vela e termina seu momento de oração
Breves notas sobre Mateus 11,20-24
Mateus nos diz que, no final da sua catequese
missionária, Jesus partiu para pregar e anunciar o Evangelho do Reino de Deus
nas cidades da redondeza. Ele é procurado pelos discípulos de João Batista, que
não conseguem entender os sinais do Reino que Jesus realiza (cf. 11,2-15). E
Jesus lamenta que, fechados em si mesmas, as pessoas rejeitam tanto pregação de
João Batista, por sua rigidez, quanto o ensino de Jesus, por seu liberalismo
(cf. 11,16-19).
Nesse contexto, podemos entender a reação dura de
Jesus na cena que estamos meditando hoje. Ele censura, repreende e praticamente
amaldiçoa a cidade onde mora (Cafarnaum), e as vizinhas cidades de Corazim e
Betsaida. Para Jesus, a atitude do povo de Cafarnaum é mais grave que a de
Sodoma, e a postura das duas outras, é pior que o comportamento de Tiro e
Sidônia, duas cidades pagãs conhecidas no Antigo Testamento pela ostentação e
pelas injustiças.
Estas cidades às quais Jesus dirige suas
advertências são centros regionais, e nelas vivem as elites que estendem seu
domínio no entorno, inclusive na Galileia. Estas cidades se fecham aos sinais
que Jesus realiza e pedem uma mudança profunda de atitudes. Rejeitam a
oportunidade que Jesus lhes abre com seu anúncio e suas ações, e isso é mais
grave que a rejeição dos profetas ou o não cumprimento dos mandamentos do
decálogo.
Esta é a primeira vez, no evangelho segundo Mateus,
que Jesus fala em condenação. Ele não ameaça, mas lembra que as escolhas e
decisões do povo e das lideranças destas cidades tem suas consequências. Se é
verdade que em Cafarnaum há algumas respostas positivas (o paralítico e seus
amigos, Mateus e seus colegas, um chefe e uma mulher anônima), a atitude
majoritária da população local, especialmente das lideranças, é de indiferença.
O/a verdadeiro/a discípulo/a missionário/a, que
precisa estar em contínua formação e iniciação à novidade do Reino de Deus, não
pode perder a chance de se converter. Conversão é tarefa que se renova a cada
dia! No seguimento de Jesus ninguém vive dos créditos do passado, nem dos
merecimentos dos parentes e dos amigos!
(Itacir Brassiani msf)
Solicitude pela
realidade social
“Para os cristãos, como para todos aqueles que
reconhecem o significado teológico preciso da palavra «pecado», a mudança de
comportamento, de mentalidade ou de maneira de ser chama-se «conversão». Esta
conversão designa especificamente uma relação com Deus, com a culpa cometida e
com as suas consequências; e uma relação com o próximo, indivíduo ou comunidade.
É Deus que pode, segundo a sua própria promessa, transformar por obra do seu
Espírito os «corações de pedra» em «corações de carne” (João Paulo II, Sollicitudo rei socialis, § 38).
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de
Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho,
superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou
preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja
para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um
terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons
e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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