sexta-feira, 29 de julho de 2022

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 829

Ano C Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 829

Dia 30/07/2022 | XVII Semana do Tempo Comum | Sábado

Evangelho segundo Mateus (14,1-12)

(1) Coloque-se em atitude de oração  

·    Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·    Escolha o lugar no qual você não seja interrompido/a

·    Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·    Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·    Tome consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos

·    Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·    Prepare-se cantando: A Palavra é a semente que Jesus jogou no chão” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=j4llzKoyWqs)

 

(2) Leia o texto da Palavra de Deus

·    Leia com toda a atenção o texto de Mateus 14,1-12

·    Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·    Mateus faz uma espécie de parêntesis na narração da ação e da pregação de Jesus para apresentar o desfecho da missão profética de João Batista

·    O martírio de João Batista é uma espécie de antecipação do que está sendo tramado contra Jesus e se abaterá também sobre seus discípulos

·    Aquele que veio preparar os caminhos do Messias, comia pouco e não bebia, teve seu martírio tramado numa festa da elite

·    Herodes era um príncipe de pouca importância, violento e medroso, preocupado em agradar o imperador de Roma

·    O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?

 

(3) Medite a Palavra de Deus

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?

·    Leia atentamente esse relato, e perceba o papel de cada personagem na execução de João Batista

·    O profeta do Jordão não recuou diante das ameaças e riscos, e manteve sua pregação e suas denúncias

·    Recorde o nome de profetas e profetizas que marcaram a vida dos cristãos nos últimos tempos

·    Deixe-se estimular e motivar pelo testemunho de João Batista e dos profetas e profetizas que você recordou

·    Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4) Reze com o texto lido e meditado

·    Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·    Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·    Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·    Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·    Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

·    Recorde o nome de pessoas e movimentos que hoje correm riscos por causa de sua atuação pela justiça e pela vida dos mais pobres

 

(5) Contemple a vida à luz da Palavra

·    Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·    Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·    Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·    Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·    Como ajudar nossas comunidades e nossas Igrejas a não se acovardarem diante das ameaças das elites e podres poderes?

 

(6) Retorne à vida cotidiana

·    Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·    Recite a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas belas lições”

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Medite cantando ou ouvindo “Dai-nos hoje o nosso pão de cada dia” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=BPfS61CdaHY)

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Feche a bíblia, apague a vela e conclua seu momento de oração

 

Breves notas sobre Mateus 14,1-12

A notícia detalhada sobre a trama que levou o profeta João Batista à morte não é uma espécie de parênteses sem relevância na apresentação da missão de Jesus, embora possa parecer isso. O episódio é uma antecipação daquela que seria a sorte de Jesus e um alerta aos discípulos/as: eles/as precisam ser lúcidos e corajosos, não fechar os olhos frente à prepotência e não ter medo.

Herodes é um judeu que exerce um poder limitado, concedido pelo imperador de Roma e a serviço dele. É um príncipe pequeno e insignificante, que entra em colisão com o Reino de Deus anunciado por Jesus e age com prepotência contra seu irmão, se apossando de sua esposa. É contra essa prepotência, e contra outros desmandos e injustiças que reinavam na sociedade e no judaísmo, que João Batista se levanta corajosamente.

Mateus deixa claro que Herodes desejava eliminar o incômodo profeta João Batista. Ele temia que a pregação de João acabasse provocando uma revolta popular, e, dada a popularidade dele, tinha que esperar a ocasião perfeita, para não perder completamente o apoio do povo. E a ocasião se lhe oferece numa festa que reúne a elite masculina e chama mulheres como parte da diversão e das orgias. Dançar no meio dos homens significava insinuar-se o oferecer serviços sexuais.

E João Batista, que não come nem bebe, acaba tendo o seu destino definido numa festa com comida, bebida e dança. Atendendo ao pedido de sua mulher, Herodes valoriza mais os códigos de honra e de família que os mandamentos da religião que professa, e que proíbem matar. Ele é o responsável pela morte de João, pois há tempos desejava mata-lo, e sua mulher não tinha poder para tanto. Herodes se aproveita da situação, inclusive do pedido dela, para eliminar um crítico incômodo e assegurar a benevolência do império.

Jesus é informado do desfecho da vida do profeta e amigo, mas isso não o intimida, nem diminui sua fidelidade no anúncio e na construção do Reino de Deus. Antes, ele colhe essa ocasião para perceber e sublinhar a urgência e a relevância da sua missão.

 (Itacir Brassiani msf)

 

O valor da formação litúrgica

Se nos faltasse o espanto pelo fato de o mistério pascal se tornar presente na concretude dos sinais sacramentais, arriscaríamos verdadeiramente ser impermeáveis ao oceano de graça que inunda cada celebração. O encontro com Deus não é fruto de uma busca interior individual por Ele, mas é um acontecimento dado. Podemos encontrar Deus através do fato novo da Encarnação que atinge na Última Ceia o ponto extremo de seu desejo de ser comido por nós(Papa Francisco, Carta apostólica Desiderio desideravi, § 24).

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

Nenhum comentário: