Ano C Roteiro de
Leitura Orante do Evangelho Nº 829
Dia 30/07/2022 | XVII
Semana do Tempo Comum | Sábado
Evangelho segundo
Mateus (14,1-12)
(1) Coloque-se em atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
· Escolha
o lugar no qual você não seja interrompido/a
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela, e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se
cantando: “A Palavra é a semente que Jesus jogou no chão” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=j4llzKoyWqs)
(2) Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Mateus 14,1-12
· Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
· Mateus faz uma espécie
de parêntesis na narração da ação e da pregação de Jesus para apresentar o
desfecho da missão profética de João Batista
· O martírio de João
Batista é uma espécie de antecipação do que está sendo tramado contra Jesus e
se abaterá também sobre seus discípulos
· Aquele que veio
preparar os caminhos do Messias, comia pouco e não bebia, teve seu martírio
tramado numa festa da elite
· Herodes era um príncipe
de pouca importância, violento e medroso, preocupado em agradar o imperador de
Roma
· O
que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?
(3) Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu
sentido nesse momento da vida?
· Leia atentamente esse
relato, e perceba o papel de cada personagem na execução de João Batista
· O profeta do Jordão não
recuou diante das ameaças e riscos, e manteve sua pregação e suas denúncias
· Recorde o nome de
profetas e profetizas que marcaram a vida dos cristãos nos últimos tempos
· Deixe-se estimular e
motivar pelo testemunho de João Batista e dos profetas e profetizas que você
recordou
· Se achar oportuno e for possível, leia as
“pistas” (página 3)
(4) Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus
· Recorde o nome de pessoas
e movimentos que hoje correm riscos por causa de sua atuação pela justiça e
pela vida dos mais pobres
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Como ajudar nossas
comunidades e nossas Igrejas a não se acovardarem diante das ameaças das elites
e podres poderes?
(6) Retorne à vida cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
· Recite
a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas
belas lições”
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Medite cantando ou ouvindo “Dai-nos
hoje o nosso pão de cada dia” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=BPfS61CdaHY)
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Feche
a bíblia, apague a vela e conclua seu momento de oração
Breves notas sobre Mateus 14,1-12
A notícia detalhada sobre a trama que levou o
profeta João Batista à morte não é uma espécie de parênteses sem relevância na
apresentação da missão de Jesus, embora possa parecer isso. O episódio é uma
antecipação daquela que seria a sorte de Jesus e um alerta aos discípulos/as:
eles/as precisam ser lúcidos e corajosos, não fechar os olhos frente à
prepotência e não ter medo.
Herodes é um judeu que exerce um poder limitado,
concedido pelo imperador de Roma e a serviço dele. É um príncipe pequeno e
insignificante, que entra em colisão com o Reino de Deus anunciado por Jesus e
age com prepotência contra seu irmão, se apossando de sua esposa. É contra essa
prepotência, e contra outros desmandos e injustiças que reinavam na sociedade e
no judaísmo, que João Batista se levanta corajosamente.
Mateus deixa claro que Herodes desejava eliminar o
incômodo profeta João Batista. Ele temia que a pregação de João acabasse provocando
uma revolta popular, e, dada a popularidade dele, tinha que esperar a ocasião
perfeita, para não perder completamente o apoio do povo. E a ocasião se lhe
oferece numa festa que reúne a elite masculina e chama mulheres como parte da
diversão e das orgias. Dançar no meio dos homens significava insinuar-se o
oferecer serviços sexuais.
E João Batista, que não come nem bebe, acaba tendo
o seu destino definido numa festa com comida, bebida e dança. Atendendo ao
pedido de sua mulher, Herodes valoriza mais os códigos de honra e de família
que os mandamentos da religião que professa, e que proíbem matar. Ele é o
responsável pela morte de João, pois há tempos desejava mata-lo, e sua mulher
não tinha poder para tanto. Herodes se aproveita da situação, inclusive do
pedido dela, para eliminar um crítico incômodo e assegurar a benevolência do
império.
Jesus é informado do desfecho da vida do profeta e
amigo, mas isso não o intimida, nem diminui sua fidelidade no anúncio e na
construção do Reino de Deus. Antes, ele colhe essa ocasião para perceber e
sublinhar a urgência e a relevância da sua missão.
(Itacir Brassiani msf)
O valor da formação litúrgica
“Se nos
faltasse o espanto pelo fato de o mistério pascal se tornar presente na
concretude dos sinais sacramentais, arriscaríamos verdadeiramente ser
impermeáveis ao oceano de graça que inunda cada celebração. O
encontro com Deus não é fruto de uma busca interior individual por Ele, mas é
um acontecimento dado. Podemos encontrar Deus através do fato novo da
Encarnação que atinge na Última Ceia o ponto extremo de seu desejo de ser
comido por nós” (Papa
Francisco, Carta apostólica Desiderio
desideravi, § 24).
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de
Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do
Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões
ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja
para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um
terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons
e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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