Ano C Roteiro de
Leitura Orante do Evangelho Nº 824
Dia 25/07/2022 | Segunda-feira
| Festa de São Tiago Maior
Evangelho segundo
Mateus (20,20-28)
(1) Coloque-se em atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
· Escolha
o lugar no qual você não seja interrompido/a
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela, e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Reze,
ouvindo e repetindo o mantra: A Palavra está perto de ti, em tua boca, em
teu coração! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=BU9zUi4N3Yc)
(2) Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Mateus 20,20-28
· Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
· Este trecho do
evangelho de Mateus é proposto hoje para iluminar a festa do Apóstolo São Tiago
· A cena mostra que
ideologia do poder seduzia também os discípulos/as, e, ao mesmo tempo, a diferença
da proposta de Jesus
· Tiago e João estavam
entre os primeiros discípulos chamados por Jesus e esperavam alguma precedência
ou privilégio
· Na verdade, o pedido
não é da mãe deles, mas deles mesmo, e expressa a secreta expectativa de todos
os demais
· A resposta/advertência
de Jesus ao pedido não se dirige nem à mãe, nem aos dois, mas a todos os
discípulos/as
· O
que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?
(3) Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu
sentido nesse momento da vida?
· Retome a cena e as
palavras, dando atenção a cada gesto, a cada personagem e a cada palavra
· Em que medida o desejo
de grandeza, destaque e privilégio contamina hoje as diversas lideranças da
Igreja?
· O que significa concretamente
para você hoje ser o último da fila e o servidor dos outros?
· Se achar oportuno e for possível, leia as
“pistas” (página 3)
(4) Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus
· Coloque-se diante de
Jesus, que viveu para servir, e peça a ele essa graça e essa dignidade também
para você
· Reze pelos líderes da
sua comunidade cristã, para que Deus conceda a eles/as a graça de viver a
novidade do Evangelho
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Enumere as atitudes que,
à luz do evangelho de hoje, as autoridades e líderes da Igreja precisam
melhorar
(6) Retorne à vida cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
· Recite
a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas
belas lições”
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Medite cantando ou ouvindo “Dai-nos
hoje o nosso pão de cada dia” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=BPfS61CdaHY)
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Feche
a bíblia, apague a vela e conclua seu momento de oração
Breves notas sobre Mateus 20,20-28
Hoje a Igreja celebra a festa do Apóstolo São Tiago
e, por isso, o texto proposto foge um pouco da sequência que estávamos
seguindo. Parece que, propondo-nos este texto, a Igreja quer que façamos uma
autocrítica sobre o modo como exercemos a autoridade e desenvolvemos nossos
ministérios e serviços.
Um pouco antes desta cena, Jesus sublinhava que, na
lógica do Reino de Deus, os últimos da escala social ocupam os lugares
preferenciais, e que ele mesmo seria rejeitado, perseguido e condenado,
colocado entre os últimos, como pedra descartada. Por isso, fica a impressão de
que os discípulos não quiseram entender e ficaram calados, resistindo
silenciosamente.
A ideologia do império romano, que idealizava a
grandeza, a força, o poder e a violência, encantava e seduzia também aos
discípulos/as de Jesus. O que aparece em Tiago e seu irmão não é exclusividade
deles: de alguma forma, todos os discípulos e discípulas estavam mais
preocupados com suas ambições que com a defesa dos vulneráveis e das vítimas.
Eles desejavam honras e tronos, e logo!
A raiva mal disfarçada dos outros discípulos contra
os dois que se anteciparam revela tanto inveja e ressentimento como
concorrência. Parece uma espécie de reação e ressentimento por terem visto
demolidos seus sonhos de poder e grandeza pela resposta de Jesus ao pedido da
mãe dos dois é dirigida a todos.
A novidade do Reino de Deus provoca uma guinada na
escala de valores. Jesus pede dos seus discípulos/as uma práxis radicalmente
alternativa em relação ao judaísmo e à cultura do império romano. A condição do
servo, proposto como modelo, se aproxima da condição social da criança, da
vulnerabilidade, da impotência e da irrelevância. Nada a ver com grandeza, tudo
a ver com a margem!
Jesus não poderia ser mais claro: “Entre vocês não deve
haver dominação e tirania!” Na Igreja de Jesus não há lugar para senhores: as
funções são diferentes, mas a dignidade é a mesma. Todos/as são iguais! E
nisso, Jesus é, em primeira pessoa, modelo e caminho.
(Itacir Brassiani msf)
O valor da formação litúrgica
“Se o gnosticismo nos intoxica com o veneno
do subjetivismo, a celebração litúrgica nos liberta da prisão de uma
autorreferência alimentada pelo próprio raciocínio e pelo próprio sentimento. A
ação da celebração não pertence ao indivíduo, mas à Igreja-Cristo, à totalidade
dos fiéis unidos em Cristo. A liturgia não diz “eu”, mas “nós”, e qualquer
limitação na amplitude desse “nós” é sempre demoníaca” (Papa
Francisco, Carta apostólica Desiderio
desideravi, § 19).
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de
Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho,
superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou
preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para
a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno
fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e
abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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