segunda-feira, 10 de outubro de 2022

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 902

Ano C Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 902

Dia 11/10/2022 | XXVIII Semana do tempo Comum | Terça-feira

Evangelho segundo Lucas (11,37-41)

(1) Coloque-se em atitude de oração  

·    Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·    Escolha o lugar no qual você não seja interrompido/a

·    Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·    Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·    Tome consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos

·    Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·    Prepare-se cantando o mantra: A certeza que vive em mim” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=yd16h3gvTCQ)

 

(2) Leia o texto da Palavra de Deus

·    Leia com toda a atenção o texto de Lucas 11,37-41

·    Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·    Em Jerusalém, Jesus prossegue seu confronto com os fariseus e os dirigentes do judaísmo

·    Mesmo conhecendo a hipocrisia dos fariseus, seus adversários mais aguerridos, Jesus não se furta ao convite de um deles

·    Mesmo na condição de hóspede do fariseu, Jesus escancara a hipocrisia da piedade deles, e o poder opressivo que exercem

·    Para Jesus, ficamos bem com Deus quando praticamos a solidariedade e a partilha, e não quando participamos de ritos

·    O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?

 

(3) Medite a Palavra de Deus

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?

·    Reconstrua mentalmente a cena, participe dela, entre na casa do fariseu, veja como ele observa Jesus e como Jesus observa ele

·    Acolha palavra por palavra as duras palavras que Jesus dirige ao fariseu, e a todas as pessoas que vivem uma fé de fachada

·    Que aspectos da nossa prática cristã, como fiéis e como comunidade, Jesus pede que sejam mudados?

·    Quais são os aspectos secundários do Evangelho que nossas Igrejas estão colocando no lugar daquilo que é essencial?

·    Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4) Reze com o texto lido e meditado

·    Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·    Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·    Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·    Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·    Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

·    Procure identificar onde e em que você vive uma fé de fachada e opressora, e peça a Jesus a graça de mudar

 

(5) Contemple a vida à luz da Palavra

·    Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·    Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·    Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·    Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·    O que nós e nossas comunidades precisamos fazer para entrar num caminho de verdadeira purificação, superando a simples performance dos gestos afetados e superficiais?

 

(6) Retorne à vida cotidiana

·    Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·    Recite a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas belas lições”

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Ouça, assista, medite e reze com a canção “Viver na santidade” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=lwOHMdMPqS8)

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Feche a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração

 

Breves notas sobre Lucas 11,37-41

No contexto do duro embate que trava em Jerusalém com as elites defensoras do judaísmo, Jesus as acusa de ser uma “geração perversa”. E contrapõe a elas dois fatos relatados pelo Antigo Testamente: o povo pagão de Nínive, que se converte ouvindo a pregação de Jonas; a rainha pagã que busca Salomão e reconhece sua sabedoria. E Jesus é mais que Jonas, e mais que Salomão.

Eis que, neste contexto, um fariseu convida Jesus para um jantar em sua casa, não por amizade, mas por curiosidade e expectativa de poder confirmar seus preconceitos sobre Jesus e então comprovar pessoalmente as “heresias” de Jesus. Não esqueçamos que, ao apresentar estes fatos, Lucas deixa ressoar neles as polêmicas e controvérsias vividas pelas comunidades do seu tempo (anos 80) com o judaísmo hostil.

A liberdade e a autenticidade de Jesus espantam o fariseu, e o fariseu impressiona Jesus com sua hipocrisia. Na própria casa do anfitrião, Jesus percebe e denuncia que, por trás da aparência de piedade e de correção, os fariseus escondem uma personalidade corrompida e um caráter dominado por relações violentas. Eles defendem a pureza ritual como a coisa mais importante, e esquecem todo o resto.

Jesus propõe ao fariseu e seus comparsas, e especialmente aos seus discípulos/as, uma nova interpretação da pureza. A pureza não vem dos ritos de coisas externas, mas da ação, da misericórdia. Ela não depende do rito de lavar objetos. Jesus passa longe de uma religião e um estilo de vida centrado nas aparências. Para ele, a ênfase nas aparências sociais não passa de hipocrisia.

Nas sociedades rurais antigas, a esmola era uma prática de partilha solidária, de justiça, de misericórdia. Era uma importante prática de correção ou limitação dos efeitos nocivos da desigualdade. Para Jesus, é nessa prática generosa e solidária que se distingue o essencial do secundário. Fazendo o contrário, fechando-se em si mesma e apegando-se aos seus poucos ou muitos bens, as pessoas acabam exercendo um poder que oprime, e vivendo uma religião hipócrita. Nisso também Jesus é exemplo e modelo.

 (Itacir Brassiani msf)

 

Sereis minhas testemunhas (At 1, 8)

A missão será sempre também missio ad gentes, como nos ensinou o Concílio Vaticano II, porque a Igreja terá sempre de ir mais longe, mais além das próprias fronteiras, para testemunhar a todos o amor de Cristo. A propósito, quero lembrar e agradecer aos inúmeros missionários que gastaram a vida para «ir mais além», encarnando a caridade de Cristo por tantos irmãos e irmãs que encontraram” (Papa Francisco, Mensagem para o Dia Mundial das Missões, 2022).

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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