Ano C Roteiro de
Leitura Orante do Evangelho Nº 902
Dia 11/10/2022 | XXVIII
Semana do tempo Comum | Terça-feira
Evangelho segundo
Lucas (11,37-41)
(1) Coloque-se em atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
· Escolha
o lugar no qual você não seja interrompido/a
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela, e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se
cantando o mantra: “A certeza que vive em mim” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=yd16h3gvTCQ)
(2) Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Lucas 11,37-41
· Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
·
Em Jerusalém, Jesus prossegue seu confronto com
os fariseus e os dirigentes do judaísmo
·
Mesmo conhecendo a hipocrisia dos fariseus, seus
adversários mais aguerridos, Jesus não se furta ao convite de um deles
·
Mesmo na condição de hóspede do fariseu, Jesus
escancara a hipocrisia da piedade deles, e o poder opressivo que exercem
·
Para Jesus, ficamos bem com Deus quando
praticamos a solidariedade e a partilha, e não quando participamos de ritos
·
O que a Palavra de Deus
diz em si mesma, o que está escrito?
(3) Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu
sentido nesse momento da vida?
·
Reconstrua mentalmente a cena, participe dela, entre na casa
do fariseu, veja como ele observa Jesus e como Jesus observa ele
·
Acolha palavra por palavra as duras palavras que Jesus dirige
ao fariseu, e a todas as pessoas que vivem uma fé de fachada
·
Que aspectos da nossa prática cristã, como fiéis e como
comunidade, Jesus pede que sejam mudados?
·
Quais são os aspectos secundários do Evangelho que nossas
Igrejas estão colocando no lugar daquilo que é essencial?
· Se achar oportuno e for possível, leia as
“pistas” (página 3)
(4) Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus
· Procure identificar onde e
em que você vive uma fé de fachada e opressora, e peça a Jesus a graça de mudar
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
·
O que nós e nossas comunidades precisamos fazer para entrar
num caminho de verdadeira purificação, superando a simples performance dos
gestos afetados e superficiais?
(6) Retorne à vida cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
· Recite
a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas
belas lições”
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Ouça, assista, medite e reze com a canção “Viver
na santidade” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=lwOHMdMPqS8)
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Feche
a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração
Breves notas sobre Lucas 11,37-41
No contexto
do duro embate que trava em Jerusalém com as elites defensoras do judaísmo,
Jesus as acusa de ser uma “geração perversa”. E contrapõe a elas dois fatos
relatados pelo Antigo Testamente: o povo pagão de Nínive, que se converte
ouvindo a pregação de Jonas; a rainha pagã que busca Salomão e reconhece sua
sabedoria. E Jesus é mais que Jonas, e mais que Salomão.
Eis que,
neste contexto, um fariseu convida Jesus para um jantar em sua casa, não por
amizade, mas por curiosidade e expectativa de poder confirmar seus preconceitos
sobre Jesus e então comprovar pessoalmente as “heresias” de Jesus. Não
esqueçamos que, ao apresentar estes fatos, Lucas deixa ressoar neles as polêmicas
e controvérsias vividas pelas comunidades do seu tempo (anos 80) com o judaísmo
hostil.
A
liberdade e a autenticidade de Jesus espantam o fariseu, e o fariseu
impressiona Jesus com sua hipocrisia. Na própria casa do anfitrião, Jesus
percebe e denuncia que, por trás da aparência de piedade e de correção, os
fariseus escondem uma personalidade corrompida e um caráter dominado por relações
violentas. Eles defendem a pureza ritual como a coisa mais importante, e
esquecem todo o resto.
Jesus
propõe ao fariseu e seus comparsas, e especialmente aos seus discípulos/as, uma
nova interpretação da pureza. A pureza não vem dos ritos de coisas externas,
mas da ação, da misericórdia. Ela não depende do rito de lavar objetos. Jesus
passa longe de uma religião e um estilo de vida centrado nas aparências. Para
ele, a ênfase nas aparências sociais não passa de hipocrisia.
Nas
sociedades rurais antigas, a esmola era uma prática de partilha solidária, de
justiça, de misericórdia. Era uma importante prática de correção ou limitação
dos efeitos nocivos da desigualdade. Para Jesus, é nessa prática generosa e
solidária que se distingue o essencial do secundário. Fazendo o contrário, fechando-se
em si mesma e apegando-se aos seus poucos ou muitos bens, as pessoas acabam
exercendo um poder que oprime, e vivendo uma religião hipócrita. Nisso também
Jesus é exemplo e modelo.
(Itacir
Brassiani msf)
“Sereis minhas
testemunhas” (At 1,
8)
“A missão será sempre também missio ad gentes, como nos
ensinou o Concílio Vaticano II, porque a
Igreja terá sempre de ir mais longe, mais além das próprias fronteiras, para
testemunhar a todos o amor de Cristo. A propósito, quero lembrar e
agradecer aos inúmeros missionários que gastaram a vida para «ir mais além»,
encarnando a caridade de Cristo por tantos irmãos e irmãs que encontraram” (Papa Francisco, Mensagem para o Dia Mundial
das Missões, 2022).
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que
“ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina,
deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que
não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para
alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o
amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à
movimentação social, a Leitura Orante
é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma
evitar que este seja um tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui
são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que
desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja
preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus
encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos
inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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