Ano C Roteiro de
Leitura Orante do Evangelho Nº 920
Dia 29/10/2022 | XXX
Semana do tempo Comum | Sábado
Evangelho segundo
Lucas (14,1.7-11)
(1) Coloque-se em atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
· Escolha
o lugar no qual você não seja interrompido/a
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se
ouvindo “Cada vez que eu venho para te falar” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Sc5eyp-raOM)
(2) Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Lucas 14,1.7-11
· Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
· Durante uma refeição na casa de um líder dos
fariseus, Jesus observa o comportamento presunçoso daquele grupo
· Enquanto eles vigiam Jesus para condená-los, Jesus
os observa e critica duramente a pretensão de serem os primeiros
· No Reino de Deus o que determina quem são os
primeiros não é a origem, a meritocracia ou o corporativismo
· Jesus inverte a lógica social, afirmando e
demonstrando que, para Deus e seu Reino, os últimos são os primeiros
·
O que a Palavra de Deus
diz em si mesma, o que está escrito?
(3) Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu
sentido nesse momento da vida?
·
Acompanhe Jesus à
casa do chefe dos fariseus, seu olhar vigilante sobre os fariseus e seu ensino
provocador
·
Procure relacionar
essa afirmação de Jesus com aquilo que ele demonstrou durante toda a sua vida e
com o cântico de Maria
·
Faça uma revisão de
seus pensamentos e comportamentos: você se considera melhor e mais meritório
que outros/as?
·
No seu íntimo, você
se vê entre os “primeiros” segundo a lógica de Jesus ou segundo a lógica
predominante na sociedade?
· Se achar oportuno e for possível, leia as
“pistas” (página 3)
(4) Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus
·
Louve a Deus pela
ternura e atenção com que se dirige aos últimos da escala social
·
Peça a Jesus a graça
de ser coerente com a fé em Jesus e com a adesão aos valores do Reino de Deus
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Como podemos pôr em prática a “inversão de prioridades” proposta por
Jesus em nossa família e em nossas comunidades cristãs?
(6) Retorne à vida cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
· Recite
a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas
belas lições”
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Medite
e reze com a canção “Paz na terra” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=lAgmswgz0VU)
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Feche
a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração
Breves notas sobre Lucas 14,1.7-11
Já vimos e sabemos que, para Jesus, o
reino de Deus e a defesa da vida ameaçada têm absoluta primazia, em qualquer
circunstância. A lei visa garantir o repouso e assegurar a dignidade dos seus
filhos e filhas de Deus, e, por isso, isso não pode ir contra o mandamento de
defender ou resgatar a vida. Se deixamos tudo de lado para salvar um animal de
estimação ou em risco de extinção, não há razão aceitável para se opor-nos à
cura de uma pessoa necessitada.
O texto de hoje dá prosseguimento ao
episódio de Jesus na casa do líder dos fariseus. Eles Jesus vigilantes e
apreensivos, e Jesus não tira o olho deles. Por isso, a Jesus não passa
despercebido a busca dos primeiros lugares e da relevância que contamina aquele
grupo como o Corona-vírus se tende a se disseminar hoje. Sem papas na língua,
Jesus critica essa atitude deles, na própria casa de um deles, com uma
parábola.
Evidentemente, Jesus não está
preocupado com o bom comportamento que devemos demonstrar numa festa, ao estilo
dos manuais de boas maneiras, bem ao gosto da burguesia. Jesus dirige sua
crítica à doença que contagia líderes religiosos ou os que se consideram “gente
de bem”, em todos os tempos e lugares: imaginar-se melhor ou superior aos
demais.
A parábola de hoje, e aquela que se
segue a ela, estão unidas pelo viés da festa. Jesus oferece critérios novos e
originais para ocupar os lugares e fazer a lista de convidados. É claro que ele
se refere a quem precisa ser tratado com prioridade na sociedade, e ao papel
das lideranças na perspectiva do Reino de Deus.
A vida de Jesus deixa claro quem são
os “últimos” e quem são os “primeiros” no querer de Deus. É o inverso daquilo
que estabelecem as regras e prioridades sociais, religiosas e econômicas, assim
como os manuais de boas maneiras Deus não se orienta pelo corporativismo, pela
meritocracia, pela demagogia ou pelo assistencialismo. A vida e a missão de
Jesus revelam de modo inequívoco e cabal que o dom de si, a partilha a generosidade
radical e a generosidade são as linhas mestras da vida cristã.
(Itacir
Brassiani msf)
“Sereis minhas
testemunhas” (At 1,
8)
“Nos países cristãos a
cooperação dos leigos consiste em alimentar em si mesmo e nos outros o
conhecimento e o amor às missões, despertar as vocações, para que o dom da fé
que gratuitamente receberam possa ser igualmente estendido a outros. Nas terras
de missão os leigos, tanto naturais como estrangeiros, podem ensinar nas
escolas, administrar as coisas temporais, colaborar nas atividades paroquiais e
diocesanas, participar e promover diversas formas de apostolado leigo, para que
os fiéis da nova Igreja assumam quanto antes seu papel na vida da comunidade” (Decreto Apostólico Ad Gentes,
Vaticano II, § 41).
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que
“ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina,
deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que
não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para
alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o
amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à
movimentação social, a Leitura Orante
é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma
evitar que este seja um tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui
são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que
desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja
preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus
encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos
inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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