quinta-feira, 6 de outubro de 2022

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 898

Ano C Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 898

Dia 07/10/2022 | Sexta-feira | Memória de Nossa Senhora do Rosário

Evangelho segundo Lucas (1,26-38)

(1) Coloque-se em atitude de oração  

·    Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·    Escolha o lugar no qual você não seja interrompido/a

·    Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·    Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·    Tome consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos

·    Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·    Prepare-se ouvindo ou cantando: Do céu desceu um anjo (Clique aqui:  https://www.youtube.com/watch?v=1h2IcN8QPC0)

 

(2) Leia o texto da Palavra de Deus

·    Leia com toda a atenção o texto de Lucas 1,26-38

·    Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·    A Igreja sugere este conhecido relato como luz para iluminar e dar significado evangélico memória de Nossa Sra. do Rosário

·    Maria nos é apresentada como expressão original e ideal da pessoa humana, assim como foi pensada e criada por Deus

·    Longe de ser passiva e submissa, Maria aparece como uma mulher que interroga, questiona, reflete e decide

·    Mas o faz no horizonte do querer de Deus, que é vida plena e libertação para seus filhos e filhas

·    O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?

 

(3) Medite a Palavra de Deus

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?

·    Releia atentamente o texto, ligando-o com a oração de Jesus e Releia atentamente o texto, imaginando-se presente e ativo/a na anunciação, num lugar perdido e obscuro da Galileia

·    Tome como dirigidas a você as palavras do Mensageiro de Deus: “Alegra-te, cheia/o de graça! O Senhor está contigo! Não tenhas medo! Encontraste graça diante de Deus!”

·    Acolha estas palavras como o horizonte e o fundamento da sua vocação e missão na Igreja e no mundo

·    Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4) Reze com o texto lido e meditado

·    Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·    Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·    Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·    Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·    Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

·    Reze dez “Ave-marias”, expressando sua admiração e suas necessidades com as palavras de Gabriel, Isabel e aquelas acrescentadas pela Igreja

 

(5) Contemple a vida à luz da Palavra

·    Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·    Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·    Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·    Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·    Como unir oração e missão, rosário e missionário?

 

(6) Retorne à vida cotidiana

·    Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·    Recite a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas belas lições”

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Ouça e reze com a canção: Ave Maria, mãe do Salvador, viva esperança do povo sofredor (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=trJ89O3AzU0)

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Feche a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração

 

Breves notas sobre Lucas 1,26-38

A celebração de Nossa Senhora do Rosário fui instituída oficialmente para toda a Igreja em 1571, pelo Papa Pio V, para lembrar a vitória romana sobre o exército turco nas águas de Lepanto (07.10.1571). Pio V foi também o responsável pela promoção do rosário, como forma de piedade e espiritualidade, estendido e recomendado à Igreja universal mais tarde, em 1716.

Neste texto de Lucas, o papel central é do Anjo Gabriel, e o clima é de intenso júbilo. O Mensageiro de Deus saúda Maria com uma expressão típica que podemos traduzir como “Esteja bem! Tudo de bom!” E diz que o “charme” (graça) dela encantou o próprio Deus. É claro que o anjo não está se referindo à formosura física, nem à sua possível perfeição moral, mas à sua humanidade, original e sem pecado, como a criação saída intacta das mãos de Deus.

Maria se mostra plenamente acolhedora, disponível e confiante em Deus e à sua vontade. E isso significa que o pecado (egoísmo, ostentação, fechamento, indiferença) não tem lugar em suas decisões, ações e projetos. Ela é a imagem da humanidade como Deus a quis, a pessoa humana na qual brilha a imagem de Deus, conforme foi criada. Sua virgindade não aponta para uma supremacia moral, mas para sua radical pobreza e impotência.

Sendo acolhedora, disponível e serviçal diante da Palavra de Deus, Maria não é uma mulher passiva, sem personalidade. Antes, mostra-se uma mulher atenta e reflexiva. Ela pede explicações, interroga o Anjo, quer compreender. E vai descobrindo lentamente a misteriosa ação que Deus realiza nela e através dela dando beleza, prioridade e grandeza aos humildes e marginalizados. Isso Maria experimenta em sua própria existência e contempla também na história do seu povo.

Dizendo que “o poder do altíssimo a cobrirá com sua sombra”, o Anjo se refere à nuvem/sombra que escondia e manifestava a glória de Deus durante a caminhada de construção do povo hebreu pelo deserto, e apresenta Maria como tenda da presença de Deus no mundo. Maria prefigura o novo poro de Deus, como o outro, vindo da periferia, peregrino e construtor de liberdade.

 (Itacir Brassiani msf)

Sereis minhas testemunhas (At 1, 8)

Na evangelização, caminham juntos o exemplo de vida cristã e o anúncio de Cristo. Um serve ao outro. São os dois pulmões com que deve respirar cada comunidade para ser missionária. Este testemunho completo, coerente e jubiloso de Cristo será seguramente a força de atração para o crescimento da Igreja também no terceiro milênio” Papa Francisco, Mensagem para o Dia Mundial das Missões, 2022).

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

Nenhum comentário: