Ano C Roteiro de
Leitura Orante do Evangelho Nº 894
Dia 03/10/2022 | XXVII
Semana do tempo Comum | Segunda-feira
Evangelho segundo
Lucas (10,25-37)
(1) Coloque-se em atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
· Escolha
o lugar no qual você não seja interrompido/a
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela, e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se ouvindo ou cantando: A Palavra está perto de ti:
em tua boca, em teu coração! (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=70ikIPVilyM)
(2) Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Lucas 10,25-37
· Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
· Depois de corrigir o entusiasmo infantil dos seus discípulos/as
missionários, Jesus é procurado por um doutor da lei
· Ele pergunta a Jesus o que deve fazer para merecer
a vida eterna, mas, por trás, está a pergunta sobre quem é o próximo
· Jesus não discute, e responde com uma parábola, no
final da qual inverte a pergunta e interroga sobre o sujeito do amor
· Com isso, Jesus não oferece uma nova lei, melhor
que as antigas, mas uma nova perspectiva para viver o amor
·
O que a Palavra de Deus
diz em si mesma, o que está escrito?
(3) Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu
sentido nesse momento da vida?
· Releia atentamente o texto, observando a astúcia do
escriba e a sabedoria de Jesus
· Visualize a cena da parábola e participe dela,
lembrando que os samaritanos eram desprezados e os sacerdotes idealizados
· Será que nós também não nos distraímos e
dispensamos do amor ao próximo em discussões estéreis sobre quem são eles?
· Em que medida nós e nossas comunidades não deixamos
de lado a compaixão para priorizar as leis e o culto?
· Se achar oportuno e for possível, leia as
“pistas” (página 3)
(4) Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus
·
Agradeça ao Pai por nos ter
enviado Jesus, o Divino que se fez próximo e humano de todas as pessoas caídas
e abandonadas
·
Peça a graça de não cair na
tentação do sacerdote e do levita, buscando justificativas para se descuidar de
quem precisa de você
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Hoje vamos dar menos
tempo à oração e realizar um gesto de aproximação generosa e solidária com
alguém que precisa de nós
(6) Retorne à vida cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
· Recite
a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas
belas lições”
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Ouça e reze com a canção “Amadurece uma esperança” (Clique
aqui: https://www.dailymotion.com/video/x7wvjqs)
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Feche
a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração
Breves notas sobre Lucas 10,25-37
Por trás da pergunta do mestre da lei
sobre como ganhar a vida eterna está a ideia de salvação. Não esqueçamos que a
discussão que perpassa os evangelhos é sobre o caminho mais direto e seguro
para salvação: seria a submissão à lei, como ensinavam os escribas e fariseus,
ou haveria outro caminho?
Para Jesus, o caminho da salvação não
passa pelo cumprimento escrupuloso da lei mas pela compaixão para com todas
vítimas e sofredores, mediante ações concretas de solidariedade. Na vida de
Jesus, e na vida de quem o segue, não há lugar para a indiferença diante do
sofrimento humano. Para ele, o amor pleno a Deus se concretiza na ação impostergável
e generosa, sem agenda, em benefício das pessoas necessitadas.
Esta é a reposta de Jesus à pergunta
do doutor da lei. A pergunta do homem da lei esconde a verdadeira discussão
sobre, que é sobre quem é o nosso próximo. Jesus não acrescenta mais uma norma
ao monte de leis que existiam, mas estabelece uma perspectiva nova e exigente:
a aproximação e o socorro a quem mais necessita. Ressoam aqui as perguntas
sobre “onde está o meu irmão?” e “o que eu tenho a ver com ele?” Quem repete
estas perguntas e não toma uma atitude concreta perdeu o rumo e o ritmo da vida
cristã.
Para Jesus, a solidariedade concreta
e desinteressada substituiu e vale mais que culto e a lei. E o samaritano –
considerado herético, bastardo e impuro pelos judeus – está mais próximo de
Deus que o sacerdote e o levita, porque se aproxima da pessoa ferida e é capaz
de ser compassivo, enquanto que o sacerdote e o levita, obcecados pelas leis e
pelo templo, se afastam dela e se mostram indiferentes.
Jesus inverte a pergunta do escriba e
pergunta pelo sujeito e não pelo objeto do amor. Com a parábola Jesus não quer
apresentar apenas um belo exemplo, mas abrir uma nova perspectiva. O amor
concreto é solicitado, definido e na nossa resposta à pessoa necessitada, que
pode ser até inimiga. O amor nos faz livres e criativos! O paradoxo é que o
protótipo do amor salvífico é a pessoa mais desprezada, e o doutor da lei deve
imitá-lo.
(Itacir
Brassiani msf)
“Sereis minhas
testemunhas” (At 1,
8)
“Jesus pede aos discípulos para construírem a sua vida pessoal em chave de missão: são
enviados por Jesus ao mundo não só para fazer a missão, mas também e sobretudo para viver a missão que lhes foi
confiada; não só para dar testemunho,
mas também e sobretudo para ser testemunhas
de Cristo. Assim o diz, o apóstolo Paulo: «Trazemos sempre no nosso corpo a
morte de Jesus, para que também a vida de Jesus seja manifesta no nosso corpo” Papa Francisco, Mensagem para o Dia Mundial
das Missões, 2022).
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que
“ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina,
deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que
não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para
alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o
amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à
movimentação social, a Leitura Orante
é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma
evitar que este seja um tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui
são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que
desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja
preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus encontre
em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente
difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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