Ano C Roteiro de
Leitura Orante do Evangelho Nº 918
Dia 27/10/2022 | XXX
Semana do tempo Comum | Quinta-feira
Evangelho segundo
Lucas (13,31-35)
(1) Coloque-se em atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
· Escolha
o lugar no qual você não seja interrompido/a
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se
ouvindo “Cada vez que eu venho para te falar” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Sc5eyp-raOM)
(2) Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Lucas 13,31-35
· Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
· Jesus prossegue na sua caminhada a Jerusalém, e é abordado pelos
fariseus advertindo-o de que Herodes planeja matá-lo
· Os fariseus querem se mostrar preocupados com o destino de Jesus, mas
são emissários e colaboradores de Herodes!
· Jesus ironiza e acusa Herodes de traiçoeiro e violento, como uma raposa
que ameaça a galinha e seus pontinhos
· Como legítimo herdeiro dos profetas, Jesus não se intimida e continua
sua missão, sem retroceder em nada
·
O que a Palavra de Deus
diz em si mesma, o que está escrito?
(3) Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu
sentido nesse momento da vida?
· Embarque na sugestiva metáfora da raposa que ameaça a galinha e seus
pintinhos, com a qual Jesus fala de Herodes e de si mesmo
· Deixe-se impressionar pela firmeza e coragem de Jesus, que continua sua
missão até e como o Pai quer
· Perceba a hipocrisia e a falsidade dos fariseus de todos os tempos, que
parecem defender as pessoas e a religião, mas defendem apenas “pátria, (sua)
família e (sua) propriedade”
· Se achar oportuno e for possível, leia as
“pistas” (página 3)
(4) Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus
· Louve a Deus pela bondade, compaixão e coragem de Jesus, que defende os
pequenos como a galinha protege seus filhotes
· Peça a Jesus a graça da fidelidade serena e corajosa à missão que ele
lhe confia hoje
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· O que fazer diante das lideranças (cristãs e políticas) que dizem
defender o povo mais colaboram com seus opressores?
(6) Retorne à vida cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
· Recite
a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas
belas lições”
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Medite
e reze com a canção “Paz na terra” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=lAgmswgz0VU)
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Feche
a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração
Breves notas sobre Lucas 13,31-35
Jesus acabava de responder a quem perguntava se são
muitas as pessoas que se salvam, e alertava que as portas do Reino de Deus
estão abertas a todos/as, mas tem suas exigências. Eis que, inesperadamente, os
fariseus comunicam a Jesus que ele está em perigo, que Herodes está querendo
matá-lo. Será que viraram defensores e protetores de Jesus?
A cena está situada literariamente na segunda etapa
da caminhada de Jesus a Jerusalém, e ele acabara de acusar o povo Israel de
incredulidade e de elogiar ninguém menos que os pagãos. Jesus percebe a
falsidade dos fariseus, pois são emissários de Herodes e fazem o jogo dele, e
pouco estão se “lixando” com o risco que ameaça Jesus. E não se deixa intimidar
pelo tirano.
Jesus fala de Herodes usando uma metáfora bem
conhecida da cultura brasileira: ele se parece a uma raposa, como no Brasil são
qualificados os políticos interesseiros. Herodes rosna forte, mas não é um
leão: ele não passa de um animal pequeno, mas traiçoeiro, violento e fedorento,
cujo domínio não vai além da Galileia e da Pereia. Não passa de um reizinho
frágil e periférico.
A imagem da raposa também ajuda a compreender a
metáfora da galinha e dos pintinhos, objeto preferido da sua violência. Embora
Jesus tente defender e proteger o seu povo como uma galinha protege seus
pintinhos usando do seu próprio corpo, a elite de Jerusalém refuta o caminho
que Jesus percorre e propõe. Mas ele continua sua missão como “bendito que vem
em nome do Senhor”, curando, libertando e anunciando o Reino.
Ou seja: fiel à herança profética, Jesus não muda
seu rumo e o ritmo da sua missão por causa da ameaça de um reizinho decadente.
Jesus segue intrépido e generoso sua missão, sem se afastar uma vírgula para se
proteger das ameaças dos poderosos de plantão. Ele se identifica com os
profetas, mas não é uma espécie de “kamikaze” que procura a morte como ato
redentor do povo e glorificador de si mesmo É o Pai, e não Herodes ou seus
asseclas, quem vai dizer quando e como deve dar sua missão por terminada.
(Itacir
Brassiani msf)
“Sereis minhas
testemunhas” (At 1,
8)
“Representante a título
pleno da Igreja universal, a Igreja particular foi enviada aos não-fiéis que
habitam o território em que está implantada. Deve, pois, dar testemunho e ser
sinal de Cristo junto a eles. Os sacerdotes oriundos dessas Igrejas particulares
devem se dedicar com afinco à obra da evangelização, colaborando com os
missionários que vêm de fora. Alegrem-se os sacerdotes quando têm ocasião de se
oferecer ao bispo para serem enviados como missionários nas regiões mais
distantes e menos favorecidas da diocese ou mesmo na fundação de novas dioceses” (Decreto Apostólico Ad Gentes,
Vaticano II, § 20).
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que
“ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina,
deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que
não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para
alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o
amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à
movimentação social, a Leitura Orante
é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma
evitar que este seja um tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui
são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que
desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja
preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus
encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos
inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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