quarta-feira, 26 de outubro de 2022

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 918

Ano C Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 918

Dia 27/10/2022 | XXX Semana do tempo Comum | Quinta-feira

Evangelho segundo Lucas (13,31-35)

(1) Coloque-se em atitude de oração  

·    Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·    Escolha o lugar no qual você não seja interrompido/a

·    Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·    Acenda uma vela e tome a bíblia em suas mãos

·    Tome consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos

·    Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·    Prepare-se ouvindo “Cada vez que eu venho para te falar” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Sc5eyp-raOM)

 

(2) Leia o texto da Palavra de Deus

·    Leia com toda a atenção o texto de Lucas 13,31-35

·    Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·    Jesus prossegue na sua caminhada a Jerusalém, e é abordado pelos fariseus advertindo-o de que Herodes planeja matá-lo

·    Os fariseus querem se mostrar preocupados com o destino de Jesus, mas são emissários e colaboradores de Herodes!

·    Jesus ironiza e acusa Herodes de traiçoeiro e violento, como uma raposa que ameaça a galinha e seus pontinhos

·    Como legítimo herdeiro dos profetas, Jesus não se intimida e continua sua missão, sem retroceder em nada

·    O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?

 

(3) Medite a Palavra de Deus

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?

·    Embarque na sugestiva metáfora da raposa que ameaça a galinha e seus pintinhos, com a qual Jesus fala de Herodes e de si mesmo

·    Deixe-se impressionar pela firmeza e coragem de Jesus, que continua sua missão até e como o Pai quer

·    Perceba a hipocrisia e a falsidade dos fariseus de todos os tempos, que parecem defender as pessoas e a religião, mas defendem apenas “pátria, (sua) família e (sua) propriedade”

·    Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4) Reze com o texto lido e meditado

·    Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·    Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·    Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·    Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·    Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

·    Louve a Deus pela bondade, compaixão e coragem de Jesus, que defende os pequenos como a galinha protege seus filhotes

·    Peça a Jesus a graça da fidelidade serena e corajosa à missão que ele lhe confia hoje

 

(5) Contemple a vida à luz da Palavra

·    Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·    Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·    Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·    Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·    O que fazer diante das lideranças (cristãs e políticas) que dizem defender o povo mais colaboram com seus opressores?

 

(6) Retorne à vida cotidiana

·    Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·    Recite a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas belas lições”

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Medite e reze com a canção “Paz na terra” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=lAgmswgz0VU)

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Feche a bíblia, apague a vela e encerre seu momento de oração

 

Breves notas sobre Lucas 13,31-35

Jesus acabava de responder a quem perguntava se são muitas as pessoas que se salvam, e alertava que as portas do Reino de Deus estão abertas a todos/as, mas tem suas exigências. Eis que, inesperadamente, os fariseus comunicam a Jesus que ele está em perigo, que Herodes está querendo matá-lo. Será que viraram defensores e protetores de Jesus?

A cena está situada literariamente na segunda etapa da caminhada de Jesus a Jerusalém, e ele acabara de acusar o povo Israel de incredulidade e de elogiar ninguém menos que os pagãos. Jesus percebe a falsidade dos fariseus, pois são emissários de Herodes e fazem o jogo dele, e pouco estão se “lixando” com o risco que ameaça Jesus. E não se deixa intimidar pelo tirano.

Jesus fala de Herodes usando uma metáfora bem conhecida da cultura brasileira: ele se parece a uma raposa, como no Brasil são qualificados os políticos interesseiros. Herodes rosna forte, mas não é um leão: ele não passa de um animal pequeno, mas traiçoeiro, violento e fedorento, cujo domínio não vai além da Galileia e da Pereia. Não passa de um reizinho frágil e periférico.

A imagem da raposa também ajuda a compreender a metáfora da galinha e dos pintinhos, objeto preferido da sua violência. Embora Jesus tente defender e proteger o seu povo como uma galinha protege seus pintinhos usando do seu próprio corpo, a elite de Jerusalém refuta o caminho que Jesus percorre e propõe. Mas ele continua sua missão como “bendito que vem em nome do Senhor”, curando, libertando e anunciando o Reino.

Ou seja: fiel à herança profética, Jesus não muda seu rumo e o ritmo da sua missão por causa da ameaça de um reizinho decadente. Jesus segue intrépido e generoso sua missão, sem se afastar uma vírgula para se proteger das ameaças dos poderosos de plantão. Ele se identifica com os profetas, mas não é uma espécie de “kamikaze” que procura a morte como ato redentor do povo e glorificador de si mesmo É o Pai, e não Herodes ou seus asseclas, quem vai dizer quando e como deve dar sua missão por terminada.

 (Itacir Brassiani msf)

Sereis minhas testemunhas (At 1, 8)

Representante a título pleno da Igreja universal, a Igreja particular foi enviada aos não-fiéis que habitam o território em que está implantada. Deve, pois, dar testemunho e ser sinal de Cristo junto a eles. Os sacerdotes oriundos dessas Igrejas particulares devem se dedicar com afinco à obra da evangelização, colaborando com os missionários que vêm de fora. Alegrem-se os sacerdotes quando têm ocasião de se oferecer ao bispo para serem enviados como missionários nas regiões mais distantes e menos favorecidas da diocese ou mesmo na fundação de novas dioceses” (Decreto Apostólico Ad Gentes, Vaticano II, § 20).

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

Nenhum comentário: