Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 430
Dia 26/06/2021 | 12ª Semana Comum | Sábado
Evangelho segundo Mateus (8,5-17)
(1) Coloque-se em atitude de oração
·
Escolha um momento adequado e
tranquilo/a para a meditação
·
Escolha o lugar no qual você se sinta
bem e não seja interrompido/a
·
Busque uma posição corporal que lhe
ajude a concentrar-se
·
Acenda uma vela, e tome a bíblia em
suas mãos
·
Tome consciência de si mesmo/a e do
momento que vivemos
·
Faça silêncio interior e ative o
desejo de ouvir a Palavra de Deus]
·
Prepare-se cantando o mantra: “Deus vem falar ao coração...” (https://www.youtube.com/watch?v=jL3zIc7hSLc)
(2)
Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Mateus 8,5-17
· Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
· Jesus vai anunciando a
Boa Notícia de Deus pelas estradas, e de aldeia em aldeia, curando doentes e
resgatando a cidadania
· Jesus cumpre sua missão
desconhecendo as fronteiras nacionais, étnicas, religiosas e sociais, abrindo a
todos/as as portas do Reino de Deus
· A seu modo, também
Mateus diz que Jesus se inspira no grande profeta Isaías, pois assume nossas
fraquezas e carrega nossas doenças
· O
que a Palavra de Deus diz em si mesma?
(3)
Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Preste atenção na
atitude, nos gestos e nas palavras do oficial romano: ele pede em favor de um
escravo, uma das suas propriedades, que talvez ele mesmo tivesse torturado
· O oficial expressa sua
fé na força da Palavra e da compaixão de Jesus por aqueles que não tem voz nem
vez
· Jesus se interessa pela
sogra de Pedro, vai ao encontro dela, ajuda-a a superar a enfermidade e recoloca-a
de pé
· Você deseja que Jesus
entre na sua casa e faça as mudanças que o Evangelho pede, tome você pela mão e
o faça um servidor/a?
· Se puder, e achar conveniente, leia as
“pistas” sobre o texto, a seguir
(4)
Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
· Apresente a Jesus as
necessidades das pessoas que lhe são próximas, mas também das pessoas que estão
distantes e normalmente esquecidas
· Peça a Jesus Cristo que
ele entre em sua casa, com sua Palavra e sua Presença viva, para colocar de pé
quem está arrasado/a
· Reze com as palavras do
oficial romano: “Senhor, eu não sou digno que entres em minha casa, mas dize
uma Palavra e eu serei salvo/a!”
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Quais são os muros que
ainda separam, hierarquizam e opõem pessoas e povos, e que precisamos
transgredir, com a força do Evangelho?
(6) Retorne à vida cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
· Recite
ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos,
iluminai-nos e congregai-nos!
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Medite e reze com a canção “Tu és
minha vida, outro Deus não há...” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=hoWoz1fT9A0&t=5s)
· Apague
a vela e termina seu momento de oração
Pistas sobre Mateus 8,5-17
Depois daquela primeira etapa do processo de
formação na ação que Jesus oferece aos seus discípulos, entramos na fase
narrativa, que descreve a novidade do Reino de Deus em ação naquilo que Jesus
faz. Também nisso ele forma e educa e orienta seus discípulos/as
missionários/as. Ontem vimos como ele desmascara a ideologia que taxa os
leprosos como impuros, assim exclui eles da convivência social
Uma
leitura atenta do início do capítulo 8 de Mateus nos leva a perceber que Jesus
derruba os muros e atravessa as fronteiras nacionais, étnicas, religiosas e
sociais enfrentando o sofrimento das pessoas rejeitadas, oprimidas, isoladas,
doentes, paralíticas, etc. E faz isso evitando os centros e deslocando-se para
as margens. Usa os meios da Palavra e do toque, da compaixão e da misericórdia,
sem recorrer a ações poderosas e impressionantes. São ações que beneficiam os
necessitados, e não subjugam ninguém.
Na
cena de hoje se confrontam dois reinos (o romano e o de Deus), duas etnias (os
judeus e os pagãos) e duas classes (um chefe militar e uma mulher sem nome). O
escravo e a sogra de Pedro, não tem voz, não contam para nada, e Jesus faz o
que império romano não faz, e corrige aquilo que a dominação provoca. A
possessão era a expressão da completa destruição da pessoa, e Jesus põe fim a esse
mal.
A
figura do oficial romano é ambivalente, pois ele faz parte da estrutura de
dominação e violência do império romano, mas, ao mesmo tempo, é um pagão, e,
como tal, é desprezado pelos judeus. Pela confiança radical na força
libertadora da pessoa e da Palavra de Jesus para curar alguém tratado por ele
como simples propriedade, este oficial chama a atenção e o elogio de Jesus.
A
atitude e as palavras desse pagão inspiram a vida cristã. Sua fé é exemplo até
para os judeus mais piedosos. Em cada celebração eucarística, repetimos suas
palavras, e queremos assimilar sua atitude. “Senhor, eu não sou digno que
entres em minha casa, mas uma palavra tua basta para curar-me.”
(Itacir Brassiani)
Ensinamento do
Papa Francisco
“O amor que se estende para além das fronteiras está na base daquilo que
chamamos amizade social em cada cidade ou em cada país. Se for genuína,
esta amizade social dentro duma sociedade é condição para possibilitar uma
verdadeira abertura universal. Não se trata daquele falso universalismo de quem
precisa de viajar constantemente, porque não suporta nem ama o próprio povo. Quem olha para a sua gente com desprezo,
estabelece na própria sociedade categorias de primeira e segunda classe, de
pessoas com mais ou menos dignidade e direitos". (Fratelli Tutti, §
99)
Leitura Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de
Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do
Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões
ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja
para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a
Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo
nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a
vida do mundo.
Missionários da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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