Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 420
Dia 16/06/2021 | 11ª Semana Comum | Quarta-feira
Evangelho segundo Mateus (6,1-6.16-18)
(1) Coloque-se em atitude de oração
·
Escolha um momento adequado e
tranquilo/a para a meditação
·
Escolha o lugar no qual você se sinta
bem e não seja interrompido/a
·
Busque uma posição corporal que lhe
ajude a concentrar-se
·
Acenda uma vela, e tome a bíblia em
suas mãos
·
Tome consciência de si mesmo/a e do
momento que vivemos
·
Faça silêncio interior e ative o
desejo de ouvir a Palavra de Deus
·
Prepare-se cantando o mantra: “Aleluia, Cristo nos liberta...” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=szPkZyR1ybw)
(2) Leia o texto da Palavra de Deus
·
Leia com toda a atenção o texto de Marcos
6,1-16.16-18
·
Leia o texto em voz alta (se achar
necessário e for possível)
·
Este
texto está situado na primeira etapa de formação dos discípulos/as de Jesus na
novidade do seu Evangelho
·
Jesus
não nutre entusiasmos em relação às práticas de piedade, mostra que podem ser
perniciosas, e propõe a forma adequada de praticá-las
·
Esmola
e jejum, por mais beneficentes que se mostrem, podem estar mais a serviço do
sujeito que das pessoas beneficiadas
·
O que a Palavra de Deus
diz em si mesma?
(3) Medite a Palavra de Deus
·
Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a
você hoje?
·
Deixe
ressoar em você este ensino inovador de Jesus, que ele viveu em primeira
pessoa: fazer o bem sem olhar a quem
·
Como
você e sua comunidade tem vivido as práticas de partilha solidária? Há algo a
ser revisto e melhorado nelas?
·
E
o que pensamos hoje em relação ao jejum? Vemos sentido? Com que sentido o
praticamos, ou com que argumentos o contestamos?
·
Se puder, e achar
conveniente, leia as “pistas” sobre o texto, a seguir
(4) Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
· Peça ao Senhor a graça
de se fechar a toda e qualquer busca de relevância e fama, e apresente a ele,
em oração, as dores e esperanças da sua família e do povo ao qual pertence
· Peça a Jesus um coração
generoso, despojado, universal e focado no Pai e nos irmãos e irmãs como o dele
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Como poderíamos praticar
o princípio ensinado por Jesus no ambiente de exposição midiática excessiva que
vivemos hoje?
· Como evitar também que
as ações beneficentes enfatizem mais o/a doador/a que a pessoa beneficiada, ou
encubram as injuestiças?
· Como viver nossa
espiritualidade cristã focada em Deus e nos irmãos e irmãos, amando e servindo
“a fundo perdido”?
(6) Retorne à vida cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
· Recite
ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos,
iluminai-nos e congregai-nos!
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Medite e reze com a canção “Eu
creio na semente” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=ZPG8EX4lt50)
· Apague
a vela e termina seu momento de oração
Pistas sobre Mateus 6,1-6.16-18
Nas últimas meditações, refletimos sobre a
proposta inovadora de Jesus frente aos costumes e leis do judaísmo, em seis
exemplos concretos. Hoje Jesus prossegue seu ensino, deslocando a atenção das
prescrições legais para as práticas de piedade: a esmola, a oração e o jejum. É
uma nova e importante etapa na formação dos/as discípulos/as! Não faltemos a mais
esta lição da nossa formação permanente, nem nos distraiamos diante do Mestre.
Nos exemplos anteriores, o tema era a justiça
maior e plena, a justiça excedente que antecede e ultrapassa as prescrições e
proibições. Este tema continua na presente seção, como, de resto, em todo o
evangelho de Mateus. Para alguns setores importantes do judaísmo, tudo se
resumia em aparecer, ser visto e reconhecido, granjear a fama aos olhos do povo,
inclusive com práticas minuciosas. Por isso faziam qualquer coisa, e a isso
subordinavam até as práticas religiosas.
Jesus começa com uma advertência contundente:
“Ficai atentos para não praticar a vossa justiça na frente das pessoas, só para
serdes vistos por elas!” Jesus não é ingênuo, e percebe que esta busca de
evidência e relevância pode contaminar até aquilo que parece mais piedoso e
religioso, como a partilha mediante a esmola, a oração e o jejum. A hipocrisia
pode contaminá-las e destituí-las de valor evangélico ou salvífico!
Jesus propõe um
princípio geral e efetivo para evitar esse risco: evitar a busca do aplauso e
da publicidade, deslocando o foco de nós mesmos e nossas instituições para Deus
e o Outro. É isso que nos justifica! O resto é teatro e espetáculo para
impressionar os incautos. O que vale todas as penas é a aprovação de Deus, que vê
o que é discreto e secreto, aquilo que ninguém vê, aqueles/as que ninguém quer
ver, reconhecer e valorizar.
A ostentação e a
aparência têm pouco a ver com Deus, com sua vontade e sua ação no mundo. Muito
ao contrário, este tipo de piedade é capaz de irritar em vez de agradar a Deus.
(Itacir Brassiani)
Ensinamento do
Papa Francisco
“A verdadeira
reconciliação alcança-se de maneira proativa, formando uma nova sociedade baseada no serviço aos outros, e não no desejo
de dominar; uma sociedade baseada na
partilha do que se possui com os outros, e não na luta egoísta de cada um
pela maior riqueza possível; uma sociedade na qual o valor de estar juntos como seres humanos é mais importante do que
qualquer grupo menor, seja ele a família, a nação, a etnia ou a cultura". (Fratelli Tutti, §
229)
Leitura Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de
Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do
Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões
ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja
para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a
Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo
nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a
vida do mundo.
Missionários da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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