Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 432
Dia 28/06/2021 | 13ª Semana Comum | Segunda
Evangelho segundo Mateus (8,18-22)
(1) Coloque-se em atitude de oração
·
Escolha um momento adequado e
tranquilo/a para a meditação
·
Escolha o lugar no qual você se sinta
bem e não seja interrompido/a
·
Busque uma posição corporal que lhe
ajude a concentrar-se
·
Acenda uma vela, e tome a bíblia em
suas mãos
·
Tome consciência de si mesmo/a e do
momento que vivemos
·
Faça silêncio interior e ative o
desejo de ouvir a Palavra de Deus
·
Prepare-se cantando o mantra: “A Palavra está perto de ti, em
tua boca, em teu coração” (https://www.youtube.com/watch?v=BU9zUi4N3Yc)
(2)
Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Mateus 8,18-22
· Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
· Jesus forma seus
discípulos em casa, nas sinagogas, no meio do povo, nas travessias, e em tudo o
que faz
· Ele responde às mais
profundas buscas que se aninham em nosso ser, mas não faz média com interesses
mesquinhos e costumes cristalizados
· Por isso, as
advertências e “puxões de orelha” fazem parte da nossa formação dos/as
discípulos/as nos caminhos do Reino
· Nada pode ser anteposto
ao imperativo de buscar o Reino de Deus e a sua justiça, e nada deve se
interpor entre o hoje e o futuro
· O
que a Palavra de Deus diz em si mesma?
(3)
Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Preste atenção nas
atitudes e nos pedidos do escriba e do discípulo: O que há de semelhante? O que
há de diferente?
· Jesus propõe uma vida
quase nômade, itinerante, sem estabilidade, e uma urgência que não admite
postergar as decisões importantes
· Cada um deles tem
dificuldade de romper com algo: e você, o que impede ou retarda sua dedicação à
construção do outro mundo possível?
· De que você ainda
precisa se desapegar para ser livre e generoso no seguimento de Jesus?
(4)
Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
· Apresente a ele os nomes
e rostos dos irmãos e irmãs, pais e mães, que você recebeu seguindo os passos
dele
· Fale a Jesus sobre
aquilo que ainda lhe custa deixar, mudar, passar adiante, colocar a serviço de
um novo mundo possível
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Quais são as barreiras
ou fardos que ainda impedem que sejamos comunidade de discípulos/as
missionários/as?
(6) Retorne à vida cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
· Recite
ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos,
iluminai-nos e congregai-nos!
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Medite e reze com a canção “O
Senhor vai acendendo luzes quando vamos precisando delas...” (Acessível
aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Z8RU8BQRcMQ)
· Apague
a vela e termina seu momento de oração
Pistas sobre Mateus 8,18-22
Depois de apresentar três relatos das curas
realizadas por Jesus – sinais da chegada do Reino de Deus como vida abundante para
todos/as – Mateus nos apresenta três cenas focalizadas em atitudes
questionadoras de Jesus, duas das quais meditaremos hoje. São uma espécie de
advertência ou correção de Jesus dirigidas a quem deseja ser seu discípulo/a sem
assumir as exigências que isso comporta.
Jesus está
iniciando a passagem do espaço territorial dos judeus ao terreno dos pagãos,
marcado por uma presença mais ostensiva dos invasores romanos, e um escriba ou
mestre da lei se apresenta como candidato ao discipulado, mesmo sem ter sido
chamado. Ele vê em Jesus um mestre ou guru importante, mas apenas um entre
tantos. Não passa pela sua cabeça que Jesus proponha uma ruptura radical com a
estabilidade e a instituição, e nem leva em conta que é sempre o mestre quem
escolhe seus discípulos/as.
Jesus
responde sublinhando o contraste entre a estabilidade dos mestres da lei e a
mobilidade e a itinerância da comunidade que se reúne ao seu redor. Jesus é um
pregador itinerante, avesso à instalação e à estabilidade, próprias de
instituições fechadas. A comunidade de discípulos/as de Jesus vai contra a
corrente, é um caminho que exige ousadia e firmeza, uma comunidade que se situa
no limiar entre o mundo desigual em que vivemos e o outro mundo possível.
Em seguida, um daqueles
que já seguiam Jesus se mostra disposto a continuar o caminho e “passar para a
outra margem”, mas pede um tempo, uma licença para cuidar do pai até que ele
morra, pois ele é arrimo de família. Aparentemente, seu pedido não é descabido,
mas Jesus sublinha que o discipulado não admite parênteses, está acima da
piedade e compromissos com a família de sangue.
Jesus e o Reino de Deus devem
ser a prioridade absoluta, e nada pode se antepor à dedicação plena e imediata
a ele, pois os novos céus e a nova terra urgem, a humanidade clama por ele, o
mundo fraterno e justo não pode esperar.
(Itacir Brassiani msf)
Ensinamento do
Papa Francisco
“A política
mundial não pode deixar de colocar entre seus objetivos principais e
irrenunciáveis o de eliminar efetivamente a fome. A fome é criminosa, a
alimentação é um direito inalienável. Enquanto nos enredamos em
discussões semânticas ou ideológicas, deixamos que irmãos e irmãs morram de
fome ou de sede, sem um teto ou sem acesso a serviços de saúde. Juntamente com
estas necessidades elementares por satisfazer, outra vergonha que não podemos
tolerar é o tráfico de pessoas. Trata-se
daquele mínimo que não se pode adiar mais”. (Fratelli Tutti, § 189)
Leitura Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de
Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do
Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões
ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja
para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a
Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo
nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a
vida do mundo.
Missionários da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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