Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 410
Dia 06/06/2021 | 10ª Semana Comum | Domingo
Evangelho segundo Marcos (3,20-25)
(1) Coloque-se em atitude de oração
·
Escolha um momento adequado e
tranquilo/a para a meditação
·
Escolha o lugar no qual você se sinta
bem e não seja interrompido/a
·
Busque uma posição corporal que lhe
ajude a concentrar-se
·
Acenda uma vela, e tome a bíblia em
suas mãos
·
Tome consciência de si mesmo/a e do
momento que vivemos
·
Faça silêncio interior e ative o
desejo de ouvir a Palavra de Deus
·
Prepare-se cantando o mantra: “A Palavra de Deus é sustento...”
(Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=uG_ss2TxPU0)
(2) Leia o texto da Palavra de Deus
·
Leia com toda a atenção o texto de Marcos
3,20-25
·
Leia o texto em voz alta (se achar
necessário e for possível)
·
Depois
da solenidade da Santíssima trindade, voltamos aos domingos do tempo comum, e,
com ele, ao evangelho segundo Marcos
·
Desde
o início da sua missão, Jesus, mais com sua ação que com seu ensino, questiona
e desestabiliza os poderes estabelecidos
·
A
acolhida aos pecadores, a cura dos doentes, a solidariedade com os excluídos e
a cura de endemoninhados escandaliza os doutores da lei
·
O
confronto com as instituições vai se tornando inevitável, inclusive com a
instituição da família patriarcal, centrada no homem e no patrimônio
·
O
desencontro chega ao ponto de os fariseus e escribas afirmarem que ele tem
parceria com o demônio, e sua família acha que ele enlouqueceu
·
O que a Palavra de Deus
diz em si mesma?
(3) Medite a Palavra de Deus
·
Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a
você hoje?
·
Situe-se
dentro da cena, com Jesus e seus discípulos em casa, a multidão cercando-o por
todos os lados, os fariseus o acusando de agir em nome do diabo e seus parentes
achando que ele está fora de sia
·
Em
que medida também nós às vezes temos a impressão de que Jesus foi longe demais,
e que o Papa Francisco está fazendo o mesmo hoje?
·
O
que teria acontecido com a mensagem libertária e a prática libertadora de
Jesus, que hoje incomoda a poucos e pouco incide na nossa vida?
·
Qual
é o sentido da declaração de Jesus sobre sua mãe e seus irmãos e irmãs, que
estão “fora do círculo” e desejam falar com ele?
(4) Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
· Repita as palavras de
Jesus: “Quem fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, minha irmã e minha mãe”
· Agradeça por Jesus ter acolhido
você na família dele, como seu irmã/o
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Como proceder para que a
nossa defesa da família como espaço de acolhida e comunhão não se transforme em
defesa da família patriarcal?
(6) Retorne à vida cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
· Recite
ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos,
iluminai-nos e congregai-nos!
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Medite
e reze com o cântico “Ilumina,
ilumina cada passo das nossas famílias” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=a4KoLMSobVo)
· Apague
a vela e termina seu momento de oração
Pistas sobre Marcos 3,20-25
Curando um paralítico, expulsando o espírito
que fazia calar um doente, purificando um leproso e curando os doentes Jesus
desmascara a escravidão mantida pela ideologia religiosa. Os escribas
contra-atacam tentando identificar Jesus com o protótipo dos inimigos do ser
humano. Apresentando-se como os únicos representantes de Deus, os escribas e
doutores da lei dizem que Jesus é guiado por um espírito diabólico.
Jesus fala do reino de satanás como a
acentuação simbólica das práticas opressoras do judaísmo. Ele se defende
“atacando com as armas dos próprios adversários”. Ironicamente, Jesus diz que
se agisse mesmo em nome do diabo, o reino de satanás estaria dividido e fadado
à ruína, e que, dizendo que Jesus está fora de si, seus familiares ameaçam a
família que dizem defender. Sua ação e seu ensino fazem parte da obra
libertadora e recriadora de Deus.
O clímax dessa disputa é a afirmação indireta de
que os verdadeiros pecadores são os escribas e doutores da lei, a elite
religiosa que acusa a ação libertadora de Jesus de ser diabólica. Esse grupo é
réu de um pecado eterno, está coberto de impureza e envolvido numa tremenda cegueira.
Estes líderes religiosos pecam contra o Espírito Santo e iludem a si mesmos e
aos outros, dizendo que é mau e escravizador aquilo que na realidade é bom e
libertador.
Neste quadro maior aparece a tensão entre
Jesus e seus familiares. Sua família sente-se importunada pela multidão que
invade sua casa, e começa a temer pela integridade do próprio Jesus e pelo nome
da família. Eles têm a impressão de que Jesus enlouqueceu. Assim, dão até a
impressão de compartilhar da visão dos escribas, e tentam fazer Jesus
interromper ou desistir da sua missão.
A família patriarcal, centrada na figura
masculina e nos laços de sangue, era uma célula de reprodução da sociedade
excludente que Jesus pretende transformar. Para Jesus, Deus e o seu Reino são
absolutos, e todas as instituições e autoridades, inclusive a família, são relativas.
(Itacir Brassiani msf)
Ensinamento do
Papa Francisco
“O árduo esforço por
superar o que nos divide, sem perder a identidade de cada um, pressupõe que em
todos permaneça vivo um sentimento
basilar de pertença. Porque a nossa sociedade ganha, quando cada pessoa e
cada grupo social se sente verdadeiramente
de casa. Numa família, todos
contribuem para o projeto comum, todos trabalham para o bem comum, mas sem
anular o indivíduo; pelo contrário, sustentam-no, promovem-no. Podem brigar entre si, mas permanece o laço
familiar". (Fratelli Tutti, § 230)
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de
Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do
Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões
ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja
para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a
Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo
nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a
vida do mundo.
Missionários da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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