Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 408
Dia 04/06/2021 | 9ª Semana Comum | Sexta-feira
Evangelho segundo Marcos (12,35-37)
(1) Coloque-se em atitude de oração
·
Escolha um momento adequado e
tranquilo/a para a meditação
·
Escolha o lugar no qual você se sinta
bem e não seja interrompido
·
Busque uma posição corporal que lhe
ajude a concentrar-se
·
Acenda uma vela, e tome a bíblia em
suas mãos
·
Tome consciência de si mesmo/a e do
momento que vivemos
·
Faça silêncio interior e ative o
desejo de ouvir a Palavra de Deus
·
Prepare-se cantando o mantra: “Quando a Bíblia e a Vida se
encontram...” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=oIV6JMcliXU)
(2)
Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Marcos 12,35-37
· Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
· Este texto está situado
ambiente da crescente tensão entre Jesus e as autoridades do judaísmo, no
templo e ao redor dele
· A cena que estamos meditando
ocorre no templo, diante dos doutores da lei ou escribas, formadores do
pensamento popular
· Aqui Jesus enfrenta
explicitamente, e nega, o messianismo inspirado na monarquia de Davi, marcado
pelo triunfalismo e pelo nacionalismo
· Eles viviam uma religião
triunfalista e nacionalista, ao estilo do “Deus acima de todos, o Brasil acima
de tudo”
· O
que a Palavra de Deus diz em si mesma?
(3)
Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Situe-se no interior da
cena, no templo, diante de Jesus e dos escribas que pregavam um messianismo com
caraterísticas de rei
· Perceba a novidade corajosa
de Jesus: ele encarna um messianismo despojado, compassivo e solidário
· Será que a cultura
republicana e democrática já conseguiu eliminar da nossa imaginação a visão de
um Jesus coroado como um rei?
· Em que medida alguns
templos recentemente construídos e algumas alfaias litúrgicas ainda se inspiram
na “majestade” dos reis?
· Como, com que traços,
apresentamos Jesus ao mundo de hoje?
(4)
Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
· Expresse seu amor
agradecido a Jesus, o Servo que se faz um de nós, assume nossas fraquezas se
entrega por nós como expressão do seu amor
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Aprendamos de Jesus: no
seu caminho não há lugar para escapismos, triunfalismos e espiritualismos
· O que precisamos mudar
na imagem de Jesus veiculadas por nossos cânticos, nossa catequese, nossas
imagens, nossa pregação?
(6) Retorne à vida cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
· Recite
ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos,
iluminai-nos e congregai-nos!
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Medite
e reze com o cântico de Maria: “Peregrino
nas estradas de um mundo desigual” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=jzzbQWQs61M)
· Apague
a vela e termina seu momento de oração
Pistas sobre Marcos 12,35-37
Jesus continua no espaço do templo, centro
ideológico, político e religioso do judaísmo. O texto de ontem terminava
demonstrando que Jesus havia vencido todos os opositores: expulsou os
comerciantes, não caiu nas ciladas dos fariseus e saduceus, questionou a
legitimidade dos chefes, assumiu seu papel de mestre, enfim: amarrou os homens
fortes e reconquistou sua casa.
Hoje, Jesus investe de novo contra os escribas ou
mestres da lei, enfrentando sem “panos quentes” a ideologia messiânica
triunfalista e nacionalista que eles veiculavam e alcançara grande aceitação
popular. “Como é que os mestres da lei dizem que o Messias é filho de Davi?
Como é que ele pode ser seu filho?” É o confronto claro e direto entre o
projeto do Reino de Deus e o ensinamento dos mestres da lei, entre o mundo
solidário e inclusivo proposto por Jesus e a esperança da restauração da
dinastia de Davi.
Está bem claro que aqui Jesus não está interessado
em discutir sua genealogia (se é, e como é descendente de Davi) mas a ideologia
dos mestres da lei. Quem propaga o messianismo real acaba legitimando o templo
e suas práticas de extorsão e discriminação, assim como o Estado teocrático que
nele tem sua validação. Definitivamente, Jesus toma distância dessa ideologia e
nega seus vínculos com o messianismo identificado com a monarquia. O Messias
não deve nada, é anterior e superior a Davi e sua dinastia.
Talvez isso nos traga um certo desconforto, pois
estamos acostumados a afirmar (nos hinos, na catequese, nas pregações) que
Jesus é filho e descendente de Davi. Que isso não seja problema! O que
precisamos é voltar ás origens de Davi, o filho discriminado pelo pai e pelos
irmãos, organizador e líder de um grupo de marginalizados, tratado como bandido
perigoso pelo rei Saul. Mas é importante evitar todo e qualquer sinal de adesão
a ideologias políticas e religiosas eivadas de autoritarismo, nacionalismo,
totalitarismo e exclusivismo. É isso que o texto ensina.
(Itacir Brassiani msf)
Ensinamento do
Papa Francisco
“A verdade é uma companheira inseparável da
justiça e da misericórdia. A verdade não deve levar à vingança, mas antes
à reconciliação e ao perdão. A verdade é contar às famílias dilaceradas pela
dor o que aconteceu aos seus parentes desaparecidos, é confessar o que
aconteceu aos menores recrutados pelos agentes de violência, é reconhecer o
sofrimento das mulheres vítimas de violência e de abusos. Cada ato de violência cometido contra um ser humano é uma ferida na
carne da humanidade. Cada morte violenta “diminui-nos” como pessoas". (Fratelli Tutti, §
227)
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de
Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do
Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões
ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja
para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a
Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo
nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a
vida do mundo.
Missionários da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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