Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 418
Dia 14/06/2021 | 11ª Semana Comum | Segunda-feira
Evangelho segundo Mateus (5,38-42)
(1) Coloque-se em atitude de oração
·
Escolha um momento adequado e
tranquilo/a para a meditação
·
Escolha o lugar no qual você se sinta
bem e não seja interrompido/a
·
Busque uma posição corporal que lhe
ajude a concentrar-se
·
Acenda uma vela, e tome a bíblia em
suas mãos
·
Tome consciência de si mesmo/a e do
momento que vivemos
·
Faça silêncio interior e ative o
desejo de ouvir a Palavra de Deus
·
Prepare-se cantando o mantra: “Aleluia, Cristo nos liberta...” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=szPkZyR1ybw)
(2)
Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Marcos 5,38-42
· Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
· Este texto está situado
no conjunto de exemplos de releitura e consumação da Lei e dos costumes que
Jesus dá aos discípulos/as
· Espera-se que os
discípulos/as de Jesus sejam capazes de não reagir na mesma moeda, de romper
com o ciclo de violência
· Aqueles/as que seguem
Jesus precisam superar a lei da retribuição em igual medida pela gratuidade,
por um estilo de vida alternativo
· O princípio que diz
“bateu, levou” não tem nada a ver com o seguimento de Jesus e com o seu
Evangelho, é justiça pequena e medíocre
· O
que a Palavra de Deus diz em si mesma?
(3)
Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Deixe ressoar em você
este ensino inovador de Jesus, que ele viveu em primeira pessoa: não pagar com
a mesma moeda, não ser uma pessoa reativa, mas inovadora, revolucionária
· Recorde cenas e
acontecimentos da vida de Jesus que demonstram que ele viveu isso que ensina
aos seus discípulos
· O que significa hoje
oferecer a outra face, dar o manto a quem quer se apropriar da túnica, andar o
dobro daquilo que nos impõem?
· Como poderíamos praticar
o princípio ensinado por Jesus nas relações violentas que infestam hoje as
redes sociais, especialmente quando o assunto é política nacional?
· Se puder, e achar conveniente, leia as
“pistas” sobre o texto, a seguir
(4)
Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
· Peça a Jesus a
serenidade e a mansidão para não revidar com a mesma prática o desprezo ou a violência
que você venha a sofrer
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Que passos poderíamos
dar para reeducar os cristãos de nossas comunidades numa prática alternativa à
que predomina na sociedade?
(6) Retorne à vida cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
· Recite
ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos,
iluminai-nos e congregai-nos!
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Medite e reze com a canção “Eu
creio na semente” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=ZPG8EX4lt50)
· Apague
a vela e termina seu momento de oração
Pistas sobre Mateus 5,38-42
No sermão da montanha, que é um curso de
iniciação dos/as discípulos/as ao Evangelho do Reino de Deus, Jesus se
apresenta como o intérprete e consumador da lei e
dos costumes do judaísmo. Hoje nos deteremos no quinto exemplo de releitura da
Lei que, como Mestre que ensina com autoridade e ousadia, Jesus desenvolve nós.
A vingança, que nasce no ventre do medo, parece fazer parte da
condição humana e da história das sociedades. O judaísmo quis limitar este
princípio ao “olho por olho e dente por dente”. “Bateu, levou!”, dizemos hoje. E
isso já representou um avanço diante da violência ilimitada que a vingança
atraía. Mas Jesus pede aos seus discípulos muito mais que isso. Ele pede para quebrar
o círculo da violência, passar da simples reação à iniciativa e à gratuidade.
“Não enfrenteis quem é malvado (com a mesma prática)!”
Jesus dá alguns exemplos de como fazer isso na prática. Num
contexto em que o tapa no rosto era um insulto e uma violência física de uma
pessoa superior sobre outra considerada e tratada como inferior, oferecer a
outra face a quem bate é expressão de dignidade e superioridade, de capacidade
de iniciativa, de não-violência ativa. Isso jamais pode ser visto como sinal de
fraqueza e submissão.
Num ambiente no qual era comum um proprietário rico penhorar
judicialmente a túnica de um pobre endividado, entregar também o manto, ou
seja, todas as vestes, era uma forma de expor a humanidade nua que nos iguala, um
jeito eloquente de protestar e de desmascarar a violência dos prepotentes.
Num contexto em que os soldados
romanos, que garantiam a ocupação colonialista, obrigavam o povo nativo a
caminhar com eles e carregar as armas que serviam para intimidá-los, caminhar o
dobro do que lhes era imposto significava não entrar no jogo dos opressores,
tomar a iniciativa e mostrar-se mais digno que eles. Não há qualquer sombra de
dúvidas! O ensinamento de Jesus não tem nada de submissão, e tudo de
alternativo, de maturidade humana, de uma nova ética.
(Itacir Brassiani)
Ensinamento do
Papa Francisco
“O mercado, por si só,
não resolve tudo, embora às vezes nos queiram fazer crer neste dogma de fé
neoliberal. Sem formas internas de solidariedade e de
confiança mútua, o mercado não pode cumprir plenamente a própria função econômica.
A fragilidade dos sistemas mundiais perante a pandemia evidenciou que nem tudo
se resolve com a liberdade de mercado, e que devemos voltar a pôr a dignidade humana no centro, e sobre este pilar
devem ser construídas as estruturas sociais alternativas de que precisamos". (Fratelli Tutti, §
168)
Leitura Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de
Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho,
superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou
preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja
para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a
Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo
nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a
vida do mundo.
Missionários da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
Nenhum comentário:
Postar um comentário