Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 409
Dia 05/06/2021 | 9ª Semana Comum | Sábado
Evangelho segundo Marcos (12,38-44)
(1) Coloque-se em atitude de oração
·
Escolha um momento adequado e
tranquilo/a para a meditação
·
Escolha o lugar no qual você se sinta
bem e não seja interrompido/a
·
Busque uma posição corporal que lhe
ajude a concentrar-se
·
Acenda uma vela, e tome a bíblia em
suas mãos
·
Tome consciência de si mesmo/a e do
momento que vivemos
·
Faça silêncio interior e ative o
desejo de ouvir a Palavra de Deus
·
Prepare-se cantando o mantra: “Quando a Bíblia e a Vida se
encontram...” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=oIV6JMcliXU)
(2)
Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Marcos 12,38-44
· Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
· Este texto está situado
ambiente da crescente tensão entre Jesus e as autoridades do judaísmo,
especialmente as que controlam o templo
· A cena que estamos
meditando ocorre no templo, e desmascara a falsa piedade dos doutores da lei ou
escribas
· Aqui Jesus enfrenta com
indignação a exploração dos mais vulneráveis em nome da fé, patrocinada pelas
lideranças do templo
· O
que a Palavra de Deus diz em si mesma?
(3)
Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Situe-se dentro da cena,
no templo, com Jesus e os escribas
· Observe, com Jesus, a
descarada ostentação dos ricos e piedosos, que com suas migalhas disfarçam e
legitimam o que acumulam injustamente
· Perceba a coragem de
Jesus ao desmascarar e acusar os doutores da lei: “Tomai cuidado com eles!”
· Fique atento/a aos
sentimentos e pensamentos que esta palavra e esta atitude de Jesus desperta em
você
(4)
Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
· Tome consciência de suas
possíveis atitudes de piedade ostentada, de legitimação religiosa da
exploração, e suplique a graça de mudar
· Tome consciência também
das suas atitudes e decisões corajosos para desmascarar falsos benfeitores e
defender as vítimas
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· O que fazer para que
nossa fé seja lúcida e perspicaz, capaz de perceber e se opor a toda forma de
exploração e enrolação, disfarçada ou explícita?
· O que precisamos mudar
na imagem de Jesus que veiculamos em nossos cânticos, nossa catequese, nas
imagens que divulgamos e nas pregações que fazemos?
(6) Retorne à vida cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
· Recite
ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos,
iluminai-nos e congregai-nos!
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Medite
e reze com o cântico de Maria: “Peregrino
nas estradas de um mundo desigual” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=jzzbQWQs61M)
· Apague
a vela e termina seu momento de oração
Pistas sobre Marcos 12,38-44
Depois de calar seus adversários e desmascarar a
ideologia nacionalista e triunfalista dos que pregavam a restauração messiânica
do império de Davi, Jesus continua por algum tempo no templo. Ele ensina as
multidões e os seus discípulos, e se mostra implacável com os mestres ou
doutores da Lei. Para Jesus, eles estão muito longe da novidade ética e
religiosa do Reino de Deus!
Jesus começa pedindo ao povo que se cuide dos
doutores da Lei: eles buscam apenas e sempre distinção, status e privilégios,
enquanto que Jesus propõe o lugar do servo e do último. Por causa da aparência
de piedade, eles haviam conseguido o direito legal de cuidar da herança das
viúvas, e eram pagos para fazer isso. Entretanto, eles acabavam “devorando” os
bens delas, fazendo o contrário do que pedia a própria Lei: proteger os órfãos
e as viúvas.
Mas não é apenas isso. O próprio templo, que Jesus lembra
que deve ser sempre um lugar de oração, acaba sendo uma estrutura que empobrece
ainda mais o povo já ferido e explorado. E Jesus não aceita isso. Sentado,
diante do cofre das esmolas, ele observa como os ricos publicam suas ofertas,
que são enganosas, e como a viúva é explorada, obrigada a dar mais que eles, a
dar “tudo o que possuía para viver”. Esta cena não propõe um elogio à “doação
forçada” da viúva, mas um lamento pelo que ela sofre!
Se lemos com atenção, Jesus não compara a esmola
dos ricos com a “oferta” que a viúva é obrigada a dar, que não passa de uma
extorsão inaceitável, mas ilustra aos seus discípulos como os doutores da Lei
agem para “devorar” as casas das viúvas. A piedade ostentada pelos escribas é
um véu que esconde oportunismo e exploração.
Esta
passagem não quer apresentar um exemplo, mas fazer ressoar um lamento. Jesus
nunca poupou críticas e denúncias contra o templo e seus controladores. É por
isso que, depois de chamar os discípulos e criticar a exploração travestida de
piedade, Jesus deixa o templo definitivamente.
(Itacir Brassiani msf)
Ensinamento do
Papa Francisco
“O percurso para a paz não implica em homogeneizar a
sociedade, mas permite-nos trabalhar juntos. É preciso identificar bem os problemas que
atravessa uma sociedade, para aceitar
que existem diferentes maneiras de encarar as dificuldades e resolvê-las. O
caminho para uma melhor convivência implica em reconhecer a possibilidade de
que o outro contribua com uma perspectiva legítima, porque o outro não pode ser circunscrito àquilo que pôde ter dito ou feito,
mas deve ser considerado pela promessa ou possibilidade que traz em si
mesmo ". (Fratelli Tutti, §
228)
Leitura Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de
Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do
Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões
ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja
para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a
Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo
nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a
vida do mundo.
Missionários da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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