quinta-feira, 25 de agosto de 2022

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 856

Ano C Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 856

Dia 26/08/2022 | XXI Semana do tempo Comum | Sexta-feira

Evangelho segundo Mateus (25,1-13)

(1) Coloque-se em atitude de oração  

·    Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·    Escolha o lugar no qual você não seja interrompido/a

·    Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·    Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·    Tome consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos

·    Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·    Prepare-se cantando: Escuta, Israel!” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=i0bKKVkgJ3o)

 

(2) Leia o texto da Palavra de Deus

·    Leia com toda a atenção o texto de Mateus 25,1-13

·    Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·    Estamos no contexto da preocupação com a demora do retorno de Jesus e da vitória do Reino de Deus

·    Aos discípulos/as toca-nos uma esperança ativa e responsável, que não relaxa enquanto prepara e espera

·    Precisamos aprender a viver e perseverar no Evangelho do Reino em meio a situações complexas e obscuras

·    A parábola das dos dois grupos de moças que esperam a chegada do noivo para a festa querem nos ajudar nisso

·    O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?

 

(3) Medite a Palavra de Deus

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?

·    Retome calmamente as duas comparações que Jesus oferece sobre a correta atitude em tempos de espera e demora

·    O que você pode fazer para ajudar a evitar que as comunidades cristãs fujam da sua responsabilidade com a transformação do mundo e se refugiem no culto e no moralismo?

·    Como você tem se preparado para a “nova normalidade”? Tem conseguido rever e qualificar o estilo de vida?

·    Qual é o “óleo” que tem ajudado vocês a permanecer lúcidos e atenciosos, sal e fermento do Reino em tempos difíceis?

·    Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4) Reze com o texto lido e meditado

·    Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·    Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·    Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·    Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·    Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

·    Faça uma revisão serena de sua atitude como discípulo/a neste tempo de espera e construção do Reino de Deus

·    Peça ao Pai a graça de empenhar sua vida pelo Reino de Deus, com coerência, transparência e perseverança

 

(5) Contemple a vida à luz da Palavra

·    Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·    Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·    Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·    Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·    O que podemos fazer para dinamizar o testemunho dos cristãos na superação dos podres poderes?

 

(6) Retorne à vida cotidiana

·    Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·    Recite a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas belas lições”

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Medite e reze com canção paulina: Quem nos separará do amor de Cristo? (https://www.youtube.com/watch?v=AOy0kWK67Nw )

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Feche a bíblia, apague a vela e conclua seu momento de oração

 

Breves notas sobre Mateus 25,1-13

Na meditação sobre o evangelho de ontem sublinhamos a condição dos cristãos no mundo: vigilantes e atentos para reconhecer os sinais da presença de Jesus Cristo; ativos e generosos no serviço aos irmãos e irmãs; sóbrios em relação à posse e uso de bens e expectantes em relação ao futuro.

Com esta parábola, Jesus continua sua insistência na preparação e na prontidão para acolher e promover o Reino de Deus, mesmo quando ele parece demorar. O caminho do discipulado tem um tempo indeterminado, um fim imprevisível e um desfecho desconhecido. Supõe ânimo e disposição para perseverar na luta até o fim.

A parábola das dez moças põe diante dos olhos da nossa imaginação dois grupos contrastantes de pessoas, ou duas atitudes contrastantes: o grupo das moças sensatas e prudentes; o grupo das moças desligadas e insensatas. Estes grupos representam todos/as os/as discípulos/as, homens e mulheres, de origem judia e de origem pagã. O foco da parábola são as moças, e não o noivo, que representa Jesus. Estranho é que a noiva não aparece...

Com o atraso do noivo para celebrar suas bodas, todas as dez moças dormem. Mas cinco delas, as moças sensatas, providenciam uma reserva de óleo. Estas representam o discipulado fiel, obediente e perseverante. As outras cinco são insensatas: ouvem o Evangelho e não o colocam em prática ou não o levam a sério.

Com a demora ou a aparente insignificância dos sinais do Reino de Deus, o grupo das moças insensatas perde o foco e se perde no caminho. São como terreno ruim, no qual o Evangelho não consegue criar raízes nem frutificar. São falsas discípulas que Jesus não reconhece, enquanto que as sensatas são acolhidas na festa.

Portanto, a exortação de Jesus é que estejamos sempre prontos/as a encontrá-lo, reconhecê-lo e acolhê-lo, vigilantes no sonho do Reino e no serviço solidário aos irmãos e irmãs. Jesus e o Reino de Deus podem tardar, mas estão vindo! Que nada nos distraia diante da absoluta primazia da fraternidade e da solidariedade.

 (Itacir Brassiani msf)

Vocação: graça e missão

O chamado vocacional nos coloca no seguimento e na amizade com Jesus Cristo, ilumina-nos para que o reconheçamos nos pobres e atribulados, por meio de uma vivência que nos permite reconhecer os sentimentos do coração de Cristo nas pessoas que sofrem. Uma comunidade vocacionada é uma casa de portas abertas, que acolhe a todos/as com o bálsamo da misericórdia do Pai e que vai ao encontro dos necessitados(Texto-Base do 3º Ano Vocacional [2022-2023], § 64-65).

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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