Ano C Roteiro de
Leitura Orante do Evangelho Nº 850
Dia 20/08/2022 | XX
Semana do Tempo Comum | Sábado
Evangelho segundo
Mateus (23,1-12)
(1)Coloque-se em
atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
· Escolha
o lugar no qual você não seja interrompido/a
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela, e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se ouvindo e rezando:
Cada
vez que eu venho para te falar (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Sc5eyp-raOM)
(2)Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Mateus 23,1-12
· Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
· Jesus está em
Jerusalém, centro econômico e religioso de Israel, e tem sucessivos confrontos
com os grupos que exercem autoridade
· No texto de hoje, o
confronto não é direto, e Jesus apenas se refere a eles para orientar seus
discípulos a viverem corretamente
· Criticando os fariseus
e escribas, Jesus pede insistentemente que seus discípulos não se comportem
como eles
· E, por fim, apresenta
seu mandamento: os/as discípulos/as tem todos a mesma dignidade, e um só Pai,
um só Mestre e um só Guia
· O que caracteriza a
comunidade do Reino de Deus são as relações de igualdade, fraternidade e
serviço mútuo
· O
que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?
(3)Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu
sentido nesse momento da vida?
· Leia atentamente,
palavra por palavra, a crítica de Jesus aos escribas e fariseus, assim como o
que ele pede dos/as discípulos/as
· O que Jesus critica nos
fariseus e escribas? Que exemplos de ambiguidade deles Jesus apresenta?
· Você acha que essas
atitudes ainda estão presentes em nossas comunidades e na Igreja como um todo?
· O que Jesus manda e
pede aos seus discípulos? Como vivemos hoje este tríplice mandamento?
· Se achar oportuno e for possível, leia as
“pistas” (página 3)
(4)Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus
· Peça a Deus a graça da
coerência entre o que você crê, ensina e faz, sem ambições mesquinhas e
disfarces de ocasião
(5)Contemple a vida
à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Em que que nossa
comunidade e a Igreja como um todo precisam mudar para levar a sério o que
Jesus manda no evangelho de hoje?
(6)Retorne à vida
cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
· Recite
a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas
belas lições”
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Ouça e reze com a canção “Ieshuá” (Catalogaram
Jesus) (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=2Od8Hep_whw)
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Feche
a bíblia, apague a vela e conclua seu momento de oração
Breves notas sobre Mateus 23,1-12
Esta página do ensino de Jesus aos discípulos, a
partir da observação crítica da atitude dos fariseus e doutores da lei, ocorre
em Jerusalém, no interior do templo, que era o reduto deles, alguns dias antes
da sua prisão e condenação à morte.
Do ponto de vista literário, este episódio está
situado antes dos sete “ais” dirigidos aos fariseus, e antecipa cinco exemplos
do esforço deles para causar boa impressão no povo. Por fim, a partir da hipocrisia
dos fariseus, Jesus dá ordens aos discípulos.
É preciso considerar que o objetivo desta cena,
apesar da linguagem polêmica e do recurso aos clichês, não é propriamente
acusar os fariseus e os escribas, mas instruir e prevenir aqueles/as que seguem
a Jesus. Na intenção de Mateus, os interlocutores de Jesus são membros da
comunidade. E Jesus quer que eles/as façam uma autocrítica madura e
responsável.
Inicialmente, Jesus pede que seus discípulos/as
escutem o que os escribas leem e proclamam (as leis e os profetas) mas não a
interpretação que fazem. Pede também que não imitem suas atitudes. A fé em Deus
e a conversão ao Reino de Deus implica na coerência entre ler, falar e agir. E
é nisso que, segundo Jesus, os escribas e fariseus pecam, e é isso que seus
discípulos devem evitar.
A crítica de Jesus aos fariseus se concentra em
três atitudes: eles fazem tudo para serem vistos e causar boa impressão sobre o
povo; eles multiplicam preceitos e proibições sem levar em conta o peso que
representam para o povo; eles se recusam a mexer um dedo para ajudar este mesmo
povo. E ainda buscam os primeiros lugares e querem ser chamados e tratados como
mestres, líderes e pais.
Isso não
pode ser imitado, de modo nenhum, pelos/as discípulos/as de Jesus! Todos somos
irmãs/os, servidores/as uns dos outros/as, iguais em dignidade, filhos/as do único
Pai, guiados/as e instruídos/as por Jesus, o único Mestre. A igualdade, a
fraternidade, a coerência e o serviço configuram nossa identidade como
discípulos/as missionários/as de Jesus.
(Itacir
Brassiani msf)
Vocação: graça e missão
“É
partindo do infinito amor de Deus que a pessoa poderá responder ao chamado a
ser discípula-missionária em meio à humanidade. Uma
resposta de amor e gratidão ao amor recebido gratuitamente de Deus, que move a
entrega da vida pela salvação do próximo, pois quem foi ferido/a de amor não pode guardar para si tal graça sem a
fazer resplandecer em todas as dimensões da sua vida” (Texto-Base
do 3º Ano Vocacional [2022-2023], §
28).
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que
“ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina,
deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que
não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para
alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o
amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à
movimentação social, a Leitura Orante
é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma
evitar que este seja um tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui
são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que
desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja
preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus encontre
em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente
difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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