Ano C Roteiro de
Leitura Orante do Evangelho Nº 833
Dia 03/08/2022 | XVIII
Semana do Tempo Comum | Quarta-feira
Evangelho segundo
Mateus (15,21-28)
(1) Coloque-se em atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
· Escolha
o lugar no qual você não seja interrompido/a
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela, e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se
cantando: “A Palavra de Deus, ouvida, é a verdade que nos
liberta; que nos chama à nova vida...” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=mb6XIsXI2Bk)
(2) Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Mateus 15,21-28
· Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
· Jesus e seus discípulos
deixam o território dos judeus e desembarca em terras estrangeiras, naquele
tempo chamadas de pagãs
· Eles experimentam
atravessar as fronteiras nacionais, étnicas, culturais e religiosas traçadas
pela tradição judaica
· A região na qual se
encontram tem uma história de resistência ao judaísmo, e os cananeus são
tratados como povo amaldiçoado
· Jesus é procurado por
uma mulher desamparada, que intercede por sua filha, atormentada psiquicamente
(possuída pelo diabo)
· Jesus passa da
indiferença à afirmação da prioridade do povo ao qual pertence, das “ovelhas
perdidas de Israel”
· A mulher não se
intimida, questiona a ideologia da supremacia dos judeus e reinterpreta a
própria afirmação de Jesus
· O
que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?
(3) Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu
sentido nesse momento da vida?
· Participe da cena: o
desembarque de Jesus, os gritos da mulher, a indiferença de Jesus, a
insistência da mulher e a reação de Jesus
· Será que também nossa
Igreja ainda prioriza setores privilegiados e descarta pessoas e grupos por preconceitos
diversos?
· Somos capazes de
reconhecer na luta perseverante e até raivosa de algumas pessoas e grupos
sinais de fé aguerrida?
· Se achar oportuno e for possível, leia as
“pistas” (página 3)
(4) Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus
· Repita, como súplica
que brota da vida do povo: Jesus, filho de Davi, tem piedade de mim! Jesus,
filho de Davi, tem piedade do teu povo!
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· O que podemos fazer
para tomar consciência dos nossos preconceitos e ultrapassar as fronteiras que
nos separam?
(6) Retorne à vida cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
· Recite
a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas
belas lições”
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Medite cantando “Deus seja louvado no pão
partilhado” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=_qIZK85mrGQ)
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Feche
a bíblia, apague a vela e conclua seu momento de oração
Breves notas sobre Mateus 15,21-28
O texto proposto para hoje omite a explicação que
Jesus oferece aos discípulos que o interrogam sobre o sentido da parábola com a
qual fala daquilo que realmente torna a pessoa impura (v. 15-20). Depois da
dura crítica aos mestres da leis e fariseus, e da instrução incisiva ao povo e
aos discípulos, Jesus, mais uma vez, desembarca, com seus discípulos, em pleno
território pagão.
Ali Jesus é procurado por uma mulher desprezada e marginalizada
por ser pagã, por ser mulher, por ser estrangeira e por ser mãe solteira, viúva
ou abandonada pelo marido (pois não há referência a irmãos e a marido). Ela faz
parte de um povo que a tradição judaica trata como amaldiçoado por Deus, mas
pede a ajuda de Jesus em favor de sua filha psiquicamente perturbada. É a
primeira mulher a falar no evangelho de Mateus!
Inicialmente, mesmo sendo invocado como filho de
Davi, o defensor ideal dos indefesos, Jesus não se importa com o grito da
mulher por socorro, e a trata no horizonte da ideologia da supremacia dos
judeus sobre os demais povos. Jesus dá a entender que foi enviado
prioritariamente aos judeus!
Os discípulos querem se livrar da mulher, mas ela
não desiste, e questiona a ideologia do privilégio de Israel diante de Deus e
da supremacia diante dos demais povos! Então Jesus se dirige diretamente a ela,
mas para reforçar a prioridade do seu povo sobre os pagãos. E a mulher, que surge
na cena como uma pessoa frágil e necessitada, manifesta explicitamente sua fé,
se aventura como teóloga, e reinterpreta a afirmação excludente de Jesus.
Jesus acaba reconhecendo na luta persistente
daquela mulher contra a exclusão étnica e religiosa uma clara manifestação de
fé. Esta fé produz frutos, e sua necessidade é atendida. A mulher, que apareceu
tímida mas confiante, atreve-se a desobedecer as repreensões dos discípulos e
até a discutir com Jesus. Exemplo de uma espantosa consciência da própria
dignidade. Acolhamos agradecidos/as o testemunho inquieto das mulheres numa
Igreja de ministros masculinos.
(Itacir Brassiani msf)
O valor da formação litúrgica
“Era e é necessário encontrar os canais para
uma formação que é o estudo da Liturgia. Desde o início do movimento litúrgico
muito se fez neste sentido, com preciosas contribuições de estudiosos e
instituições acadêmicas. No entanto, é
importante agora difundir este conhecimento para além do ambiente acadêmico, de
forma acessível, para que cada fiel cresça no conhecimento do sentido teológico
da Liturgia. Esta é a questão decisiva e fundamenta todo tipo de
entendimento e toda prática litúrgica” (Papa
Francisco, Carta apostólica Desiderio
desideravi, § 35).
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de
Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do
Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões
ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja
para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um
terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons
e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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