Ano C Roteiro de
Leitura Orante do Evangelho Nº 846
Dia 16/08/2022 | XX
Semana do Tempo Comum | Terça-feira
Evangelho segundo
Mateus (19,23-30)
(1) Coloque-se em atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
· Escolha
o lugar no qual você não seja interrompido/a
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela, e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se ouvindo e rezando:
Cada
vez que eu venho para te falar (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Sc5eyp-raOM)
(2) Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Mateus 19,23-30
· Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
· Quem quiser ser
discípulo/a de Jesus precisa descobrir a preciosidade do Reino de Deus, e
deixar tudo o mais por ele
· Nisso ninguém pode se
considerar perfeito e bom, pois a simples prática de leis e preceitos não é
suficiente
· Pedro e seus
companheiros deram esse passo (mesmo sem dar aos pobres), mas ainda estão muito
preocupados com o que receberão
· Essa preocupação não
cabe, porque o Reino de Deus inverte a pirâmide social: os primeiros e mais
badalados do mundo são os últimos e os últimos, que não contam, são os
primeiros
· O
que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?
(3) Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu
sentido nesse momento da vida?
· Há algo que ainda
amarra você e o impede de entregar-se à aventura de criar novos céus e nova
terra, sem regatear nada?
· Em que medida você
também participa da ideologia que considera os estudados, ricos e poderosos
como abençoados por Deus e os pobres e frágeis como culpados ou punidos por
Deus?
· Qual é o obstáculo faz
com que a vida dos cristãos não tenha hoje grande poder de influência e exerça
pouca atração?
· Você já ouviu sermões
que tentam amenizar a metáfora do camelo e da agulha, fazendo possível conjugar
o apego aos bens com a fé em Jesus?
· Se achar oportuno e for possível, leia as
“pistas” (página 3)
(4) Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus
· Como também você se
inchou com seus bens e apegos, peça a Jesus que aumente o buraco da agulha ou
diminua seu tamanho
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
(6) Retorne à vida cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
· Recite
a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas
belas lições”
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Ouça e reze com a canção “Ieshuá” (Catalogaram
Jesus) (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=2Od8Hep_whw)
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Feche
a bíblia, apague a vela e conclua seu momento de oração
Breves notas sobre Mateus 19,23-30
Ontem meditamos o instigante episódio do jovem
religioso e rico que se candidatou a discípulo de Jesus. Diante da exigência de
distribuir os bens aos pobres e se colocar a caminho com os demais
discípulos/as, ele voltou atrás, e preferiu ficar com os bens a seguir Jesus. Na
verdade, os bens o possuíam e impediam de ser livre para.
A atitude desse jovem leva Jesus a sublinhar que o
apego aos bens e a alguns vínculos que aparentemente dão segurança são entraves
à adesão ao Reino de Deus. A metáfora da agulha e do camelo não deixa dúvidas:
que uma pessoa rica aceite o desafio do Reino de Deus não é apenas difícil, mas
impossível, a menos que se desapegue e corrija suas práticas injustas para
acumular bens e os partilhe com os pobres, os verdadeiros “proprietários”
daquilo que nos sobra.
Os discípulos ficam assustados com esta afirmação
de Jesus. Eles bebem da ideologia religiosa que considera a riqueza um sinal da
benção divina, e os ricos, já socialmente privilegiados, como muito amados e
favorecidos por Deus. Por isso, pensam que se os ricos não se salvam (não
entram no Reino, não são perfeitos) ninguém poderá se salvar. Mas Jesus crê que
a fé sincera pode produzir mudanças: quem descobre o valor do Reino, arrisca
tudo, como aquele trabalhador que vendeu tudo para comprar o campo, ou aquele
comprador de pérolas, que faz o mesmo pela pérola preciosa.
Então Pedro, em nome dos demais discípulos, observa
que eles, diferentemente daquele jovem, deixaram tudo e estão seguindo Jesus.
De fato, deixaram a família e os contratos de trabalho de pesca, e entraram no
caminho da busca do Reino, embora não tenham distribuído os bens aos pobres.
Eles perguntam que benefício terão, pois acham que merecem.
Jesus responde acenando para o futuro, quando o
Reino de Deus será plenamente realizado. Então aqueles/as que hoje são
colocados em último lugar serão reconhecidos em sua grandeza, terão influência
e atrairão outros por seu testemunho de vida. Mas sem seguimento radical de
Jesus, os que hoje são badalados podem se ver no último lugar.
(Itacir Brassiani
msf)
Vocação: graça e missão
“Jesus Cristo é o grande modelo na vivência
da vocação. A santidade proposta por ele favorece a compreensão de todos,
independentemente da condição de vida, são chamados/as a participar da vida
bem-aventurada em Deus. Cada um conforme sua
vocação, seus dons, seu ministério é chamado a viver a vocação como resposta ao
chamado que Deus faz” (Texto-Base
do 3º Ano Vocacional [2022-2023], §
26).
Leitura Orante
do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que
“ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina,
deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que
não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para
alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o
amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à
movimentação social, a Leitura Orante
é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma
evitar que este seja um tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui
são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que
desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja
preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus
encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos
inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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