quarta-feira, 17 de agosto de 2022

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 848

Ano C Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 848

Dia 18/08/2022 | XX Semana do Tempo Comum | Quinta-feira

Evangelho segundo Mateus (22,1-14)

(1) Coloque-se em atitude de oração  

·    Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·    Escolha o lugar no qual você não seja interrompido/a

·    Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·    Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·    Tome consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos

·    Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·    Prepare-se ouvindo e rezando: Cada vez que eu venho para te falar (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Sc5eyp-raOM)

 

(2) Leia o texto da Palavra de Deus

·    Leia com toda a atenção o texto de Mateus 22,1-14

·    Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·    Depois de uma longa caminhada missionária e de um intenso processo de formação dos seus discípulos, Jesus chega a Jerusalém

·    É acolhido com alegria pela gente da periferia, entra no templo com o chicote e radicaliza o confronto com a elite do judaísmo 

·    Através de parábolas, inclusive a de hoje, ele enfrenta esta elite e justifica a abertura das portas do reino de Deus aos pobres

·    Sacerdotes, escribas e fariseus recusam o convite para a festa inclusiva do Reino de Deus, não reconhecem e até contestam a autoridade de Jesus

·    O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?

 

(3) Medite a Palavra de Deus

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?

·    O convite a participar da aliança do Filho não exclui ninguém, mas alguns se recusam a participar daquilo que não lhes é exclusivo

·    Mesmo que os enviados sejam tratados com violência, o Pai não reage do mesmo modo, mas acolhe se abrem à sua intervenção

     Como você vem respondendo a este convite para participar da festa da vida que acolhe quem sempre foi relegado à margem?

     Você acolhe esse convite com alegria e compromisso, ou “com dor de cotovelo”, como se você e sua classe fossem preteridos?

     E você está usando a roupa adequada para uma festa de núpcias (prática da justiça) e não se preocupa com a coerência?

·    Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4) Reze com o texto lido e meditado

·    Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·    Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·    Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·    Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·    Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

·    Louve a Deus pelos sinais de reconhecimento da dignidade das pessoas e grupos histórica e socialmente marginalizados

 

(5) Contemple a vida à luz da Palavra

·    Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·    Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·    Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·    Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·    O que precisamos mudar para que nossas Igrejas não sejam como alfândegas, prontas a impedir o acessou ou cobrar taxas?

 

(6) Retorne à vida cotidiana

·    Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·    Recite a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas belas lições”

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Ouça e reze com a canção “Ieshuá” (Catalogaram Jesus) (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=2Od8Hep_whw)

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Feche a bíblia, apague a vela e conclua seu momento de oração

 

Breves notas sobre Mateus 22,1-14

O calendário omite quase dois capítulos do evangelho de Mateus, e nos propõe para hoje o início do capítulo 22. Esta parábola faz parte do quinto bloco narrativo do evangelista. Jesus percorreu um longo caminho e chegou a Jerusalém. Ali ele travará um duro confronto com a instituição do templo e com seus defensores. Este confronto começa com sua entrada no templo com chicote na mão, e se prolonga em várias parábolas. 

A parábola dos convidados para a festa de casamento é um confronto aberto de Jesus com os fariseus e os mestres da lei, que representam a elite religiosa do judaísmo. Os protagonistas são um rei que convida seus amigos para a festa de casamento do filho (uma alusão a Jesus). Comer e festejar significa participar da vontade de Deus, e evoca as refeições de Jesus com as pessoas excluídas.

Os convidados preferenciais para a festa declinam do convite reiterado do rei, e tratam com violência os mensageiros que ele envia. Na verdade, rejeitam tanto a autoridade de Jesus como enviado e mensageiro do Pai como a participação no dinamismo do Reino de Deus, no qual há lugar para todos. Mesmo vendo seu convite rejeitado e seus enviados tratados com violência, o rei não reage de modo violento, nem pune aqueles que não o reconhecem.

Então, o rei deixa de convidar os que vivem nos templos e corredores dos palácios e se dirige às pessoas e grupos que vivem nas encruzilhadas (lugares de mendicância), abrindo a porta do seu Reino a todos, sem exclusão: homens e mulheres, judeus e pagãos, doentes e pecadores, adultos e crianças, bons e maus. É nisso que consiste a alegria do rei, e é nisso que ele se parece com Deus Pai.

A parábola termina fazendo referência a alguém que aceitou o convite mas não se apresenta à festa com as vestes adequadas e é punido duramente. Trata-se de pessoa que quer ser discípula de Jesus mas não assume um novo jeito de viver, e não de alguém que tenha alguma culpa moral. Os últimos da escala social e aqueles que se dispõem a seguir a Jesus precisam assumir seus valores e suas práticas: dar gratuitamente aquilo que de graça receberam.

 (Itacir Brassiani msf)

Vocação: graça e missão

O Vaticano II evidencia o papel dos cristãos leigos e leigas na vida e missão da Igreja, e fala de sua vocação ao apostolado, que é o trabalho de ordenar o mundo para Cristo. Toda vocação cristã é vocação ao apostolado, pois a toda comunidade cristã se reserva o dever de fomentar, incentivar e promover as vocações, e isso se dá pelo testemunho autêntico de vida cristã” (Texto-Base do 3º Ano Vocacional [2022-2023], § 30).

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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