Ano C Roteiro de
Leitura Orante do Evangelho Nº 841
Dia 11/08/2022 | XIX
Semana do Tempo Comum | Quinta-feira
Evangelho segundo
Mateus (18,21-19,1)
(1)Coloque-se em
atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
· Escolha
o lugar no qual você não seja interrompido/a
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela, e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se ouvindo e rezando:
Cada
vez que eu venho para te falar (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Sc5eyp-raOM)
(2)Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Mateus 18,21-19,1
· Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
· A pequena, frágil e
promissora comunidade de discípulos/as de Jesus carrega o tesouro do Reino de
Deus em vasos de barro
· Jesus é um Mestre
realista e, por isso, propõe uma pedagogia para tratar dessas dificuldades
relacionais da comunidade
· O perdão recebido e
devido pelos cristãos não conhece limites em relação ao tamanho da ofensa ou à
quantidade de reincidências
· A comunidade dos
discípulos/as é chamada a ser embaixadora e ministra do perdão e da
misericórdia reconciliadora do Pai
· O
que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?
(3)Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu
sentido nesse momento da vida?
· Todos já vivemos a
experiência de ofender uma pessoa próxima e querida, ou de ser ofendido/a por
outros/as
· Mesmo que o perdão que
recebemos dessas pessoas possa não ter sido pleno e total, Deus não nos tratou
assim
· Recorde suas
experiências de ser perdoado/a pelas pessoas, e, principalmente, por Deus
· Você já se percebeu
tentado/a a colocar condições e limites ao perdão que os outros lhe pedem?
· Se achar oportuno e for possível, leia as
“pistas” (página 3)
(4)Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus
· Agradeça por todas as
vezes que as pessoas que você ama, sua família e sua Igreja foram mediadoras do
perdão de Deus para você
· Peça que alargue a
tenda do seu coração, a fim de que você possa ser uma mediação do perdão
incondicional e irrevogável do Pai
(5)Contemple a vida
à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Como a Igreja pode
tornar efetivo o ministério da reconciliação confiado por Jesus à sua
comunidade?
(6)Retorne à vida
cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
· Recite
a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas
belas lições”
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Ouça e reze com a canção: Quem nos separará, quem vai nos
separar do amor de Cristo? Quem nos separará? (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=AOy0kWK67Nw)
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
Breves notas sobre Mateus 18,21-19,1
Nos capítulos 16 a 18 do seu evangelho, Mateus nos
apresenta as orientações fundamentais de Jesus para que a comunidade de
discípulos/as assuma um estilo de vida alternativo, inovador, profético e
crítico em relação aos estilos então predominantes. Nos textos de ontem e de
hoje Jesus aborda a questão do enfrentamento das tensões e ofensas nas relações
comunitárias.
Para ser fiel a Jesus, a comunidade cristã deve praticar
o perdão como uma ação contínua e reiterada. O pedido de desculpas e o perdão
não têm limites de tempo e de grupo. Sem isso, a vida em comunidade é inviável,
e a liderança e a autoridade podem decair em opressão. O perdão concedido aos
irmãos e irmãs é expressão viva do perdão recebido do Pai e decorrente dele.
Jesus ilustra isso com uma parábola, focalizada em
quem deve perdoar, e não no pecador ou ofensor. Jesus não costuma apresentar os
reis como imagem de Deus, e sim os pais. Mas a parábola de hoje sublinha que,
como o rei dessa história, Deus exige que seus filhos e filhas perdoem, porque
foram antes perdoados. Diferentemente do perdão do rei, o perdão de Deus não é
condicionado e revogável, mas definitivo e incondicional.
Os 10 mil talentos devidos ao rei por um dos seus
servos correspondem a um ano dos tributos cobrados de Israel pelo imperador
romano, enquanto que a dívida do empregado inferior corresponde a apenas 100
dias de trabalho! A diferença e descomunal. Isso ressalta a imensa diferença
entre as dívidas, entre o perdão que recebemos de Deus por Jesus e o perdão que
devemos dar aos irmãos e irmãs que incorreram em débitos conosco.
Note-se que o rei não aceita dar mais prazo ao
devedor, como ele mesmo pedira, mas perdoa a dívida. Nisso, ele simboliza a
compaixão ilimitada de Deus. Mas o outro empregado não dá um prazo maior nem
perdoa, e se mostra mais cruel que o próprio rei. Para Jesus, gentileza gera
gentileza, perdão gera capacidade de perdoar. Para o cristão, o perdão é norma
e obrigação, não uma opção!
(Itacir
Brassiani msf)
O valor da formação litúrgica
“Como podemos nos tornar novamente capazes de
símbolos? Como podemos de novo saber lê-los e poder vivê-los? Sabemos bem que a
celebração dos sacramentos, pela graça de Deus, é eficaz em si mesma, mas isso não garante o pleno engajamento das
pessoas sem uma forma adequada de se colocarem em relação à linguagem da a
celebração. Uma “leitura” simbólica não é um conhecimento mental, nem a
aquisição de conceitos, mas sim uma experiência viva” (Papa
Francisco, Carta apostólica Desiderio
desideravi, § 45).
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de
Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho,
superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou
preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja
para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um
terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons
e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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