Ano C Roteiro de
Leitura Orante do Evangelho Nº 849
Dia 19/08/2022 | XX
Semana do Tempo Comum | Sexta-feira
Evangelho segundo
Mateus (22,34-40)
(1)Coloque-se em
atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
· Escolha
o lugar no qual você não seja interrompido/a
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela, e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se ouvindo e rezando:
Cada
vez que eu venho para te falar (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Sc5eyp-raOM)
(2)Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Mateus 22,34-40
· Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
· Depois de uma longa
caminhada de ativa compaixão em benefício do povo e de formação dos, Jesus
chega a Jerusalém
· Entra no templo com o
chicote na mão e inicia um confronto duro e implacável com a elite que controla
o judaísmo
· Sacerdotes, escribas e
fariseus não reconhecem e contestam a autoridade de Jesus e se aliam para
enfrenta-lo e eliminá-lo
· O questionamento
narrado no texto de hoje faz parte dessa estratégia e força Jesus a uma tomada
de posição teórica
· A resposta de Jesus
focaliza o horizonte unificador e dinamizador da Lei e dos Profetas: o amor a
Deus e ao próximo
· O
que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?
(3)Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu
sentido nesse momento da vida?
· Você leva a sério a
centralidade do amor integral e fiel a Deus e ao próximo no qual está presente
como a síntese da lei e da profecia?
· Você percebe em você e
na sua comunidade a tentação de acentuar exageradamente a obediência a Deus e a
moral em detrimento do amor ativo e compassivo ao próximo?
· Como a Igreja poderia
ensinar e explicitar melhor esse fio vermelho em seu ensino e em sua prática
pastoral?
· Se achar oportuno e for possível, leia as
“pistas” (página 3)
(4)Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus
· Abra sua mente e seu
coração para que o amor com que Jesus ama você fecunde sua relação com as
pessoas e a natureza
· Peça a Deus a graça de
responder aos que desafiam e contestam sua fé com serenidade e firmeza, como
Jesus
(5)Contemple a vida
à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Como poderíamos ajudar
nossos catequistas, padres e bispos a manter claramente a primazia do amor em
tudo o que ensina e faz?
(6)Retorne à vida
cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
· Recite
a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas
belas lições”
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Ouça e reze com a canção “Ieshuá” (Catalogaram
Jesus) (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=2Od8Hep_whw)
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
Breves notas sobre Mateus 22,34-40
Já dissemos que os capítulos 21 e 22 de Mateus
apresentam o confronto permanente entre Jesus e o reino de Deus com a elite
dirigente do judaísmo e a lógica excludente do templo. Nos trechos omitidos entre
os textos de ontem e de hoje (v. 15-33), Jesus discute com os saduceus sobre a
ressurreição e a legitimidade do imposto exigido pelo império romano. Com suas
respostas e argumentos, Jesus calou a boca dos saduceus.
Mas o silêncio dos saduceus não é vergonha nem
inércia. Eles se aliam aos fariseus e mestres da lei para colocar Jesus
novamente à prova. Desta vez, provocam Jesus a distinguir entre os mandamentos
aqueles que seriam grandes e relevantes e aqueles que poderiam ser tratados
como secundários. Jesus responde sublinhando a unidade dos mandamentos, e não a
hierarquização. As leis da aliança e a perspectiva profética se entrelaçam na
prática do amor.
Jesus responde acenando para aquilo que o livro do
Deuteronômio apresenta no capítulo 6: o horizonte dos mandamentos é o amor
profundo e integral a Deus, inseparável do amor social e cotidiano ao próximo.
Não se trata de atos ocasionais de amor, e muito menos de simples sentimentos,
mas de uma visão social e estrutural, que conjuga o amor ao próximo ao amor a
Deus, do qual decorre.
Como havia anunciado no capítulo 5 de Mateus, a Lei
e os Profetas, ou seja, todas as escrituras, dependem disso! Em outras
palavras: o maior e mais importante dos mandamentos é a fidelidade e a
perseverança integral e diária na prática da compaixão ativa, humanizadora e libertadora.
E isso não é um entre outros mandamentos, mas o coração pulsante da inteira
experiência e vontade de Deus na história.
Em outras palavras, isso constitui o núcleo ou fio
de ouro da pregação de Jesus. Sem esse amor, a fé se torna moralismo e legalismo
vazio. É nesse amor, na afirmação prática da dignidade do outro e no serviço
solidário e perseverante às suas necessidades, que se revela e sustenta a
verdade e a solidez da fé. Nada vem antes nem está acima disso!
(Itacir
Brassiani msf)
Vocação: graça e missão
“A vocação não é vivida isoladamente, sem
relação com o mundo e com as pessoas. Participando da vida bem-aventurada de Deus, aprendemos o
seu modo de agir, e isso implica necessariamente responder ao chamado pela
fraternidade universal, que é a índole da vocação humana. Graças ao contato com
os demais, ao mútuo serviço e ao diálogo com os demais, o ser humano se
habilita a responder à própria vocação” (Texto-Base do 3º Ano Vocacional [2022-2023], § 29).
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que
“ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina,
deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que
não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para
alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o
amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à
movimentação social, a Leitura Orante
é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma
evitar que este seja um tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui
são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que
desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja
preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus
encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos
inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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