Ano C Roteiro de
Leitura Orante do Evangelho Nº 835
Dia 05/08/2022 | XVIII
Semana do Tempo Comum | Sexta-feira
Evangelho segundo
Mateus (16,24-28)
(1)Coloque-se em
atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
· Escolha
o lugar no qual você não seja interrompido/a
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela, e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se
cantando: “A Palavra de Deus, ouvida, é a verdade que nos
liberta; que nos chama à nova vida...” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=mb6XIsXI2Bk)
(2)Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Mateus 16,24-28
· Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
· O ensino de Jesus hoje
está situado antes da cena da transfiguração e depois da profissão de fé dos
discípulos e da dificuldade de aceitar o caminho do esvaziamento e da cruz
· É essa dificuldade com
a imagem de messias que justifica essa catequese incisiva de Jesus, e a própria
transfiguração
· Jesus impõe dois
pré-requisitos a quem quiser ser seu discípulo/a: negar a si mesmo/a e tomar
sua a própria cruz, como ele o fez
· A lógica do Reino de
Deus inverte a forma de ganhar a vida: é dando-a inteiramente, e até perdendo-a
que honramos e alcançamos a vida verdadeira
· O
que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?
(3)Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu
sentido nesse momento da vida?
· Retome e repita
pausadamente cada expressão e cada afirmação de Jesus aos seus seguidores
· Compare cada uma dessas
afirmações com o seu evangelho e a sua vida como um todo e entenda o sentido
· O que significa hoje,
na situação sanitária e social do Brasil e do mundo, perder ou ganhar a vida no
sentido evangélico?
· Você conhece pessoas
que ganharam “um mundo de vantagens” mas perderam o sentido e o gosto da
vida?
· Se achar oportuno e for possível, leia as
“pistas” (página 3)
(4)Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus
· Reze e agradeça pelas
pessoas que fazem escolhas coerentes com o evangelho e, pagam um alto preço por
isso
(5)Contemple a vida
à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Renove sua disposição
de seguir os passos de Jesus, buscando acima de tudo o Reino de Deus e a sua
Justiça
(6)Retorne à vida
cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
· Recite
a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas
belas lições”
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Medite cantando “Deus seja louvado no pão
partilhado” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=_qIZK85mrGQ)
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Feche
a bíblia, apague a vela e conclua seu momento de oração
Breves notas sobre Mateus 16,24-28
O texto do evangelho de hoje vem depois da
profissão de fé e dos discípulos em Jesus como “o Messias, o Filho do Deus
Vivo”. Vem também depois da cena em que os discípulos revelam dificuldade de
aceitar o caminho do esvaziamento e da cruz (cf. Mt 16,21-28), e imediatamente
antes da cena da Transfiguração (Mt 17,1-13). É essa dificuldade dos discípulos
com a imagem de messias que justifica essa catequese incisiva e delimitadora de
Jesus, e a própria transfiguração que a segue.
Jesus estabelece dois pré-requisitos para quem
quiser ser discípulo/a dele: negar a si
mesmo, que significa desistir de práticas que impedem o advento do Reino de
Deus, ou seja: abrir mão de projetos pessoais e egoístas, entregar-se
inteiramente à vontade do Pai; tomar a
própria cruz e seguir Jesus, ou seja: assumir um estilo de vida que pode
provocar humilhação, que comporta marginalização, dor e morte. Em outras
palavras: seguir o caminho de vida percorrido por Jesus, sem buscar atalhos
facilitadores.
Esta disposição de perder a vida por Jesus e pelo Reino de Deus e entrar na vida
verdadeira é uma convocação a se identificar com o destino dos insignificantes
e aceitar o risco de ser tratado/a como criminoso/a pelas elites, aceitando o
martírio por resistir ao status quo. E isso significa, por outro lado, não dar a vida pelo império romano, ou
“morrer pela pátria e viver sem razões”.
Jesus assegura que a vinda e a consolidação do
Reino de Deus é coisa certa como o sol que nasce todo dia. Mas “ganhar o mundo
inteiro” será, para os discípulo/as, sempre uma tentação (cf. Mt 4,8), e querer
salvar a própria vida equivale a
escolher o caminho mais seguro, o interesse próprio, o silêncio e a submissão por medo da perseguição. E perder a vida para ganhá-la, como Jesus,
equivale a não se submeter nem ceder ao medo.
A glória que envolverá Jesus na sua volta é a
glória da cruz, do amor vivido de forma incondicional. E é isso que continuamos
vendo, também nós: homens e mulheres “que se amam mais que a si, e dizem com
firmeza: vê, Senhor, estou aqui!”
(Itacir
Brassiani msf)
O valor da formação litúrgica
“Um plano litúrgico-sapiencial de estudos na
formação teológica dos seminários certamente teria efeitos positivos na ação
pastoral. Não há aspecto da vida
eclesial que não encontre seu ápice e sua fonte na Liturgia. Mais do que o
resultado de programas elaborados, uma pastoral abrangente, orgânica e
integrada é consequência de colocar a Eucaristia dominical, fundamento da
comunhão, no centro da vida da comunidade” (Papa
Francisco, Carta apostólica Desiderio
desideravi, § 37).
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de
Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do
Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões
ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja
para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um
terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons
e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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