domingo, 28 de agosto de 2022

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 859

Ano C Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 859

Dia 29/08/2022 | Martírio de São João Batista

Evangelho segundo Marcos (6,17-29)

(1) Coloque-se em atitude de oração  

·    Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·    Escolha o lugar no qual você não seja interrompido/a

·    Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·    Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·    Tome consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos

·    Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·    Reze, ouvindo a canção “Mataram mais um irmão” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Ao7Ql7vl_Jk)

 

(2) Leia o texto da Palavra de Deus

·    Leia com toda a atenção o texto de Marcos 6,17-29

·    Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·    Para iluminar a memória do martírio de São João Batista, recorremos ao evangelho segundo Marcos

·    Uma leitura atenta da vida de João Batista evidencia uma atuação fortemente política, pois até os casamentos tinham uma conotação de aliança política para ampliação ou manutenção do poder

·    Como sabemos, João Batista prepara os caminhos para Jesus e antecipa em si mesmo o desfecho da sua vida

·    Como Jesus, ele assume posições claras e corajosas contra os desvios éticos e sociais do seu tempo, mesmo que o denunciado seja o rei

·    O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?

 

(3) Medite a Palavra de Deus

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?

·    Retome calmamente a cena, desde o seu início até seu desfecho, observando com atenção a trama que leva à execução do profeta

·    Tenha presente que tanto a profecia como as famílias da realeza têm fortes conotações de aliança política

·    Perceba a força política, social e religiosa da atuação corajosa de João Batista, profeta da Judeia que estende sua missão à Galileia

·    Como você e sua comunidade cristã tem se posicionado diante de um governo belicista e contrário aos avanços sociais no Brasil?

·    Como podemos evitar polêmicas religiosas parciais e estéreis, mas sem abandonar a necessária dimensão política da fé?

·    Você tem medo dos conflitos provocados pela atuação profética dos cristãos em nome do Evangelho? Por que?

·    Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4) Reze com o texto lido e meditado

·    Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·    Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·    Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·    Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·    Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

·    Recorde os cristãos que hoje sofrem perseguições e difamações por causa de sua atuação profética, e reze por eles/as

 

(5) Contemple a vida à luz da Palavra

·    Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·    Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·    Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·    Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

 

(6) Retorne à vida cotidiana

·    Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·    Recite a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas belas lições”

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Ouça a canção Pai nosso dos mártires (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=lsPDR_912ls)

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Feche a bíblia, apague a vela e conclua seu momento de oração

 

Breves notas sobre Marcos 6,17-29

A presença de João Batista nos evangelhos evidencia seus vínculos com o Evangelho de Jesus Cristo. Além de preparar os caminhos para a missão de Jesus, o profeta do deserto e do rio Jordão antecipa em si mesmo o desfecho da sua missão. Suas posições claras contra os desvios éticos do seu tempo, e a coragem com que enfrenta os poderosos de plantão, valeram-lhe a decapitação.

No texto de hoje, o protagonista é Herodes. Herodes é judeu mas, como de resto todas as elites sociais e políticas, cumpre a Lei da sua religião apenas quando lhe convém. Ele tinha medo de Jesus, e pensava que ele era uma espécie de reencarnação de João Batista, a quem havia mandado matar. O delito de Herodes vai além do roubo da mulher do seu irmão e da conivência com a morte de João Batista. A presença dos grandes da Galileia na sua festa de aniversário revela a quem ele servia, e de quem dependia.

Marcos nos apresenta uma caricatura sarcástica de Herodes e das elites que o apoiam. Suas festas davam asas às paixões incontroláveis e aos seus caprichos assassinos. Como em toda a realeza, o casamento tinha fortes conotações de aliança para adquirir sustentação política. O juramento ou promessa de Herodes à filha da sua concubina revela o modo escuso como as elites tomam suas decisões políticas: matam para salvar a própria honra.

João Batista não se intimida, nem se cala, mas não é um homem simplesmente preocupado com o culto ou com a moralidade dos costumes. Uma leitura atenta dos evangelhos nos mostra um profeta engajado num movimento de mudança geral, no corte raso das instituições que encobrem ou sustentam injustiças e violências, e numa partilha radical. É nesse horizonte que ele enfrenta Herodes.

Marcos situa a narração do martírio de João Batista no capítulo 6 do seu evangelho, onde a discussão é sobre a identidade de Jesus. Com isso, o evangelista evidencia o destino de todo aquele/a q1ue anuncia e inaugura uma nova ordem social e religiosa. E, além de uma antecipação do destino de Jesus, o destino de João soa como um alerta: quem herda sua missão herda também seu destino!

 (Itacir Brassiani msf)

Vocação: graça e missão

O chamado vocacional nos coloca no seguimento e na amizade com Jesus Cristo, ilumina-nos para que o reconheçamos nos pobres e atribulados, por meio de uma vivência que nos permite reconhecer os sentimentos do coração de Cristo nas pessoas que sofrem. Uma comunidade vocacionada é uma casa de portas abertas, que acolhe a todos/as com o bálsamo da misericórdia do Pai e que vai ao encontro dos necessitados(Texto-Base do 3º Ano Vocacional [2022-2023], § 64-65).

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

Nenhum comentário: