Ano C Roteiro de
Leitura Orante do Evangelho Nº 859
Dia 29/08/2022 | Martírio
de São João Batista
Evangelho segundo
Marcos (6,17-29)
(1) Coloque-se em atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
· Escolha
o lugar no qual você não seja interrompido/a
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela, e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Reze,
ouvindo a canção “Mataram mais um irmão” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=Ao7Ql7vl_Jk)
(2) Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Marcos 6,17-29
· Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
· Para iluminar a memória
do martírio de São João Batista, recorremos ao evangelho segundo Marcos
· Uma leitura atenta da
vida de João Batista evidencia uma atuação fortemente política, pois até os
casamentos tinham uma conotação de aliança política para ampliação ou
manutenção do poder
· Como sabemos, João Batista
prepara os caminhos para Jesus e antecipa em si mesmo o desfecho da sua vida
· Como Jesus, ele assume
posições claras e corajosas contra os desvios éticos e sociais do seu tempo,
mesmo que o denunciado seja o rei
· O
que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?
(3) Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu
sentido nesse momento da vida?
· Retome calmamente a
cena, desde o seu início até seu desfecho, observando com atenção a trama que
leva à execução do profeta
· Tenha presente que
tanto a profecia como as famílias da realeza têm fortes conotações de aliança
política
· Perceba a força
política, social e religiosa da atuação corajosa de João Batista, profeta da
Judeia que estende sua missão à Galileia
· Como você e sua
comunidade cristã tem se posicionado diante de um governo belicista e contrário
aos avanços sociais no Brasil?
· Como podemos evitar
polêmicas religiosas parciais e estéreis, mas sem abandonar a necessária
dimensão política da fé?
· Você tem medo dos
conflitos provocados pela atuação profética dos cristãos em nome do Evangelho?
Por que?
· Se achar oportuno e for possível, leia as
“pistas” (página 3)
(4) Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus
· Recorde os cristãos que
hoje sofrem perseguições e difamações por causa de sua atuação profética, e
reze por eles/as
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
(6) Retorne à vida cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
· Recite
a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas
belas lições”
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Ouça
a canção Pai nosso dos mártires (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=lsPDR_912ls)
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Feche
a bíblia, apague a vela e conclua seu momento de oração
Breves notas sobre Marcos 6,17-29
A presença de João Batista nos
evangelhos evidencia seus vínculos com o Evangelho de Jesus Cristo. Além de
preparar os caminhos para a missão de Jesus, o profeta do deserto e do rio
Jordão antecipa em si mesmo o desfecho da sua missão. Suas posições claras
contra os desvios éticos do seu tempo, e a coragem com que enfrenta os
poderosos de plantão, valeram-lhe a decapitação.
No texto de hoje, o protagonista é
Herodes. Herodes é judeu mas, como de resto todas as elites sociais e
políticas, cumpre a Lei da sua religião apenas quando lhe convém. Ele tinha
medo de Jesus, e pensava que ele era uma espécie de reencarnação de João
Batista, a quem havia mandado matar. O delito de Herodes vai além do roubo da
mulher do seu irmão e da conivência com a morte de João Batista. A presença dos
grandes da Galileia na sua festa de aniversário revela a quem ele servia, e de
quem dependia.
Marcos nos apresenta uma caricatura
sarcástica de Herodes e das elites que o apoiam. Suas festas davam asas às
paixões incontroláveis e aos seus caprichos assassinos. Como em toda a realeza,
o casamento tinha fortes conotações de aliança para adquirir sustentação
política. O juramento ou promessa de Herodes à filha da sua concubina revela o
modo escuso como as elites tomam suas decisões políticas: matam para salvar a
própria honra.
João Batista não se intimida, nem se
cala, mas não é um homem simplesmente preocupado com o culto ou com a
moralidade dos costumes. Uma leitura atenta dos evangelhos nos mostra um
profeta engajado num movimento de mudança geral, no corte raso das instituições
que encobrem ou sustentam injustiças e violências, e numa partilha radical. É
nesse horizonte que ele enfrenta Herodes.
Marcos situa a narração do martírio
de João Batista no capítulo 6 do seu evangelho, onde a discussão é sobre a
identidade de Jesus. Com isso, o evangelista evidencia o destino de todo
aquele/a q1ue anuncia e inaugura uma nova ordem social e religiosa. E, além de
uma antecipação do destino de Jesus, o destino de João soa como um alerta: quem
herda sua missão herda também seu destino!
(Itacir Brassiani
msf)
Vocação: graça e missão
“O chamado vocacional nos coloca no
seguimento e na amizade com Jesus Cristo, ilumina-nos para que o reconheçamos
nos pobres e atribulados, por meio de uma
vivência que nos permite reconhecer os sentimentos do coração de Cristo nas
pessoas que sofrem. Uma comunidade
vocacionada é uma casa de portas abertas, que acolhe a todos/as com o bálsamo
da misericórdia do Pai e que vai ao encontro dos necessitados” (Texto-Base
do 3º Ano Vocacional [2022-2023], §
64-65).
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que
“ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina,
deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que
não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para
alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o
amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à
movimentação social, a Leitura Orante
é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma
evitar que este seja um tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui
são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que
desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja
preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus encontre
em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente
difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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