O messias pobre, desarmado, e montado num jumentinho!
Introdução
Jesus termina a viagem e chega a Jerusalém, onde se
darão os acontecimentos mais importantes da sua vida. Ao entrar na cidade, ele
realiza três gestos simbólicos que revelam sua identidade messiânica:
1. Entra montado num jumentinho que,
conforme as profecias, era a característica do rei justo, pobre e desarmado (Mt
21,1-11; Zc 9,9-10).
2. Entra no Templo, expulsa os
vendedores e denuncia a hipocrisia do comércio dos animais para os sacrifícios
(Mt 21,12-17).
3. Amaldiçoa a figueira para expressar
sua crítica contra o povo de Israel, por ele não ter produzido frutos de
justiça (Mt 21,18-22). Quando Jesus entra em Jerusalém, a cidade fica agitada e
se pergunta: “Quem é este?” (Mt 21,10). A multidão respondia: “É o profeta
Jesus de Nazaré, da Galileia” (Mt 21,11).
A palavra usada por Mateus para descrever a reação da cidade era usada também para descrever os tremores de terra. Esta reação da cidade e da multidão nos dá uma chave para entender o que estava acontecendo nas comunidades para as quais Mateus escrevia o seu evangelho. Os fariseus e os chefes da sinagoga se agitavam, reagiam contra os seguidores de Jesus e se recusavam a aceitá-lo como Messias. No entanto, a multidão, as pessoas simples o identificavam como o profeta anunciado por Moisés (Dt 18,15.18), em total continuidade com a história e as esperanças de Israel.
Comentando
o texto
Mateus
21,1-5: O messias pobre e desarmado
A
cena da entrada de Jesus em Jerusalém revela a sua identidade como Messias
pobre e desarmado. Jesus mesmo toma as providências para entrar na cidade
montado num jumentinho, o transporte dos pobres daquela época. Ao narrar este
episódio, Mateus se inspira na tradição profética. Para dar à cena o sentido do
cumprimento da profecia, ele cita literalmente o texto de Zacarias 9,9: “Dizei
à Filha de Sião: eis que o teu rei vem a ti. Ele é manso e está montado num
jumento, num jumentinho, cria de um animal de carga!”
Mateus
21,6-7: Acolher Jesus tal como ele se revela e se
apresenta
Os
discípulos são encarregados de preparar o animal para a entrada de Jesus na
cidade. Eles vão e fazem exatamente como Jesus mandou. Por trás desta narração há
um recado para as comunidades: verdadeiro discípulo é aquele que aceita Jesus
do jeito que ele é e quer ser, e não do jeito que elas gostariam que ele fosse.
Se Jesus se fez Messias pobre e desarmado, não podem fazer dele um messias
glorioso e poderoso.
Mateus
21,8-9: Eles queriam um grande rei
A
multidão reage entusiasmada, estendendo seus mantos no chão para Jesus passar,
e grita: “Hosana ao Filho de Davi!” Eles reconhecem em Jesus o Messias, o
descendente do rei Davi. “Eles queriam um grande rei, que fosse forte e
dominador!” Jesus não apreciava muito este título de “Filho de Davi” e chegou a
questioná-lo (Mt 22,41-46). Pelo seu jeito de entrar na cidade sentado num
jumentinho, ele estava dizendo que a sua maneira de ser rei era diferente.
Mateus 21,10-11: Quem é este?
A
entrada de Jesus em Jerusalém questiona a população da cidade. Ela fica
abalada, agitada e se pergunta: “Afinal, quem é este que a multidão acolhe como
rei messiânico? Por que ele vem como um pobre?”
Alargando
o texto
As
várias imagens de Messias
A
causa do desencontro entre Jesus e o povo tinha a ver com a esperança
messiânica. Havia entre os judeus uma grande variedade de expectativas. De
acordo com as diferentes interpretações das profecias, havia gente que esperava
um Messias Rei (Mt 27,11). Outros, um Messias Santo ou Sacerdote (Mc 1,24).
Outros, um Messias Guerrilheiro subversivo (Lc 23,5; Mc 15,6; 13,6-8). Outros,
um Messias Doutor (Jo 4,25). Outros, um Messias Juiz (Lc 3,5-9; Mc 1,8).
Outros, um Messias Profeta (Mt 21,11). Ao que parece, ninguém esperava o
Messias Servo, anunciado pelo profeta Isaías (Is 42,1; 49,3; 52,13).
Eles não se lembraram de valorizar a esperança messiânica como serviço do povo de Deus à humanidade. Cada um, conforme os seus próprios interesses e conforme a sua classe social, aguardava o Messias, livrinho na mão, querendo encaixá-lo na sua própria esperança. Por isso, o título Messias, dependendo da pessoa ou da posição social, podia significar coisas bem diferentes. Havia muita mistura de ideias!
Os
ramos na festa da entrada de Jesus
Hoje,
celebramos a entrada de Jesus em Jerusalém com ramos. A origem desta aclamação
vem da Festa das Tendas, que era realizada no outono, depois da colheita (Dt
16,13; Lv 23,34). Ela lembrava o tempo em que o povo israelita fazia sua
caminhada pelo deserto (Lv 23,43), morando em tendas. Por isso, durante uma
semana, eles recolhiam ramagens e formavam tendas por toda parte (Ne 8,14-17).
O povo agitava os ramos e dizia: “Bendito o que vem em nome do Senhor” . E os
sacerdotes respondiam: “Da casa de Javé nós vos abençoamos” (Sl 118,25-27). A
Festa das Tendas era um momento de alegria e de louvor, que mantinha a
identidade do povo e lhe dava resistência.
Carlos Mesters, Mercedes Lopes e Francisco
Orofino
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