Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 255
Dia 02/01/2021 | Sábado | Tempo de Natal
Evangelho segundo João (1,19-28)
(1)
Coloque-se em atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a oração
· Escolha
o lugar no qual você se sinta bem
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se
ouvindo o “É como a chuva que lava...” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=NaxSaF9QBuQ)
(2)
Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de João 1,19-28
· Leia
o texto em voz alta (se possível)
· Ainda no ciclo do Natal, somos convidados
a voltar a João Batista, que prepara seus discípulos para o encontro com Jesus
adulto
· Com sua pregação e com o rito do
batismo, João acolhia e confortava os pobres e pecadores, mas inquietava os
sacerdotes
· É por isso que os dirigentes do templo
enviam uma embaixada para interrogar sobre a identidade e as pretensões de João
Batista
· João assume sua condição de ser
profeta, “uma seta” e uma testemunha que aponta para Jesus
· O
que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?
(3)
Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Releia o texto lentamente, detendo-se em
cada palavra e em cada gesto, interagindo com os personagens
· Note quem são os enviados, quem os
envia, e quais são as perguntas que eles fazem a João
· Observe a resposta de João, assim como
as imagens que ele usa para falar de si mesmo e sua missão, e para falar de
Jesus
· Quais seriam hoje as palavras e gestos
mais eloquentes para falar de Jesus e da nossa condição de cristãos?
· Se
puder, leia as notas sobre o texto (na página seguinte)
· Saboreie
interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você
(4)
Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
(5)
Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
(6)
Retorne à vida cotidiana
· Se
considerar conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para
ajudar na compreensão do texto lido
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de
oração desse dia.
· Recite
ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos,
iluminai-nos e congregai-nos!
· Medite
a canção “Quando a gente encontra Deus” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=34xskKb02q0)
· Apague
a vela e termina seu momento de oração
Algumas ideias
sobre João 1,19-28
Continuamos no ciclo litúrgico do Natal, mas
hoje somos convidados/as a meditar uma cena evangélica que envolve Jesus já
adulto (embora, amanhã, na festa da epifania, voltaremos a uma cena de Jesus
recém-nascido). A cena de hoje envolve a pessoa de João Batista, precursor do
Reino de Deus e testemunha de Jesus.
João desenvolve sua missão profética num tempo
de múltiplas e duras opressões, mas também de intensa expectativa do surgimento
de uma novidade benéfica para os oprimidos. Ele se afastou do templo, que era o
centro religioso e político daquilo que restava de Israel, e escolheu o deserto
como lugar para viver, acolher e orientar o povo.
João batizava, e o batismo era um rito
suspeito. Batizar e perdoar os pecados significava contestar a autoridade do
templo e dos sacerdotes, roubar os “clientes” que os sustentavam com suas
ofertas. Ao mesmo tempo, este rito sinalizava uma mudança de chefia, uma
mudança de lealdade e submissão. Algumas tradições ligavam essa mudança com o
aparecimento do Messias enviado de Deus, também chamado Profeta, às vezes identificado
com o retorno de Elias.
Por isso tudo, inquietos com a pregação e o
batismo de João, a direção do templo envia um grupo de fariseus para se
informar com detalhes. Diante deles, João assume sua identidade de testemunha e
precursor: ele sabe que não é o esperado, que o Messias está vindo logo depois
dele, já está presente, e que sua missão é ser voz que grita pedindo que os
líderes religiosos não entortem os caminhos do povo.
João não se coloca no centro, nem acima de
ninguém. Na verdade, ele prepara as pessoas não para serem discípulos seus, mas
para se tornarem discípulos de Jesus. Quando morria um membro da família casado
e sem filhos, um irmão deveria casar com a viúva e dar-lhe descendência. Se não
assumisse esse papel substitutivo, alguém desamarrava publicamente suas
sandálias. João diz que ninguém desamarra as sandálias de Jesus: ele cumpre sua
missão solidária.
(Itacir Brassiani msf)
Um pensamento do Papa Francisco
“A
simples proclamação da liberdade econômica
(liberalismo), enquanto as condições reais impedem que muitos possam efetivamente
ter acesso a ela, torna-se um discurso
contraditório. Palavras como liberdade, democracia ou fraternidade
esvaziam-se de sentido. Na realidade, enquanto
o nosso sistema econômico-social ainda produzir nem que seja uma só vítima, e
enquanto houver uma pessoa descartada, não poderá haver a festa da fraternidade
universal”. (Papa Francisco, Fratelli Tutti,
110)
Sobre a Leitura Orante do Evangelho...
A
Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e fecundar nossa
vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em
família, em grupo ou em comunidade.
“Ouvir
juntos a Palavra de Deus, praticar a lectio
divina, deixar-se surpreender pela novidade dela, superar a surdez
àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho
para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum
Domini, 46).
Em
tempos de restrições à convivência e à movimentação social, a leitura orante é
um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma
evitar que este seja um tempo pesado e estéril.
Os
textos propostos são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Os
grupos podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, preparem
um roteiro e evitem escolher apenas os textos que agradam mais.
Que
a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses
tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos.
Missionários da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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