quinta-feira, 21 de janeiro de 2021

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 275

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 275   

Dia 22/01/2021 Sexta-feira | 2ª Semana do Tempo Comum

Evangelho segundo Marcos (3,13-19)

 

(1)    Coloque-se em atitude de oração

·      Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a oração

·      Escolha o lugar no qual você se sinta bem

·      Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·      Acenda uma vela e tome a bíblia em suas mãos

·      Tome consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos

·      Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·      Prepare-se ouvindo a canção “A Palavra de Deus ouvida é verdade que nos liberta...” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=jg_geU66pxE)

 

(2)    Leia o texto da Palavra de Deus

·      Leia com toda a atenção o texto de Marcos 3,13-19

·      Leia o texto em voz alta (se possível)

·      Jesus tem consciência de que a missão precisa de mais gente, e por isso, constitui um grupo especial entre os seus discípulos/as

·      Este grupo, chamado de “os doze” é criado para ficar com Jesus, assimilar seu modo de ser e participar ativamente da sua missão

·      É uma espécie de comunidade alternativa, de nova família, de grupo de resistência e inovação a serviço do Reino de Deus

·      Este grupo é também simbólico e político, pois desautoriza e substitui os escribas e fariseus, e é o germe do novo povo de Deus

·      O que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?

 

(3)    Medite a Palavra de Deus

·      Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?

·      Contemple a cena: o nome dos discípulos chamados, os novos nomes que alguns recebem, a missão que lhes é confiada

·      Participe da cena, subindo à montanha com Jesus e seus discípulos, ouvindo seu nome entre os chamados e enviados

·      O que significa concretamente e hoje, para você e sua família, ser chamado por Jesus para “ficar com ele” e ser enviado em missão?

·      Quem e em que situação, acaba sendo sucessor de Judas Iscariotes, aquele que traiu Jesus, sua confiança e sua missão?

·      Se puder, leia as notas sobre o texto (na página seguinte)

·      Saboreie interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você

 

(4)    Reze com o texto lido e meditado

·    Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·    Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·    Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·    Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·    Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?

 

(5)    Contemple a vida à luz da Palavra

·    Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·    Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·    Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·    Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

 

(6)    Retorne à vida cotidiana

·    Se considerar conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para ajudar na compreensão do texto lido

·    Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de oração desse dia.

·    Recite ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e congregai-nos!

·    Medite a canção “Senhor, se tu me chamas” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=gUhYcuWjSNs)

·    Apague a vela e termina seu momento de oração

 

Algumas ideias sobre Marcos 3,13-19

Ontem vimos que Jesus pede que estendamos a mão a ele para que sejamos curados, para que nossa mão se estenda para servir gratuitamente quem precisa, para lutar por causas justas e humanas. Mas ele espera também que tenhamos a corajosa liberdade de enfrentar e desmascarar os sistemas que oprimem os pobres, inclusive usando o nome de Deus.

Depois de atender as necessidades de muita gente, Jesus começa a se ocupar mais com a evangelização e ensino e a formação dos seus discípulos. Ao redor de Jesus, aparecem dois grupos: as multidões, que buscam ajuda; os discípulos, que o seguem como mestre. Jesus tem consciência de que a missão de anunciar e promover o Reino de Deus precisa de mais gente para se estender no tempo e no espaço.

Chamando um grupo de doze entre os muitos discípulos/as, Jesus constitui uma comunidade para encarnar e prosseguir sua missão, um núcleo visível do Reino de Deus, uma nova família convocada a viver de modo alternativo e contracorrente. A nova aliança de Jesus é protagonista gera um povo novo e pede uma nova liderança, diferente dos fariseus, sacerdotes e escribas. Com este chamamento e essa constituição, Jesus rejeita e descarta os velhos líderes.

Na verdade, o grupo dos doze é uma espécie de comitê revolucionário, de governo em situação de exílio, de comunidade de resistência e construção de um outro mundo. É uma espécie de confederação de tribos, baseada em laços de solidariedade e não de sangue, e que substitui a confederação das tribos de Israel, criada depois do êxodo.

O grupo dos doze apóstolos não está fechado, nem acima, do círculo dos demais discípulos/as. É sua identidade e missão é estar próximo de Jesus para assimilar seu modo de ser, e ser enviado para pregar a novidade e a liberdade do Reino de Deus, com a autoridade e a coerência de Jesus, inclusive a capacidade de expulsar demônios, que é a libertação da dominação interiorizada. Não podemos esquecer que a missão de evangelizar é um confronto com os poderes estabelecidos.

(Itacir Brassiani msf)

 

Um pensamento do Papa Francisco

 

Não há abertura entre povos senão a partir do amor à terra, ao povo, aos próprios traços culturais. Cada pessoa ama e cuida, com particular responsabilidade, da sua terra e preocupa-se com o seu país, como ama e cuida da própria casa. O bem do mundo requer que cada um proteja e ame a sua própria terra; caso contrário, as consequências do desastre dum país repercutir-se-ão em todo o planeta. Isto baseia-se no sentido positivo do direito de propriedade: guardo e cultivo algo que possuo, a fim de que possa ser uma contribuição para o bem de todos”. (Francisco, Fratelli Tutti, 143)

 

Sobre a Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

“Ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a lectio divina, deixar-se surpreender pela novidade dela, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum Domini, 46).

Em tempos de restrições à convivência e à movimentação social, a leitura orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Os grupos podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, preparem um roteiro e evitem escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos.

 Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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