segunda-feira, 18 de janeiro de 2021

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 272

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 272   

Dia 19/01/2021 Terça-feira | 2ª Semana do Tempo Comum

Evangelho segundo Marcos (2,23-28)

 

(1)    Coloque-se em atitude de oração

·      Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a oração

·      Escolha o lugar no qual você se sinta bem

·      Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·      Acenda uma vela e tome a bíblia em suas mãos

·      Tome consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos

·      Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·      Prepare-se ouvindo a canção “A Palavra de Deus ouvida é verdade que nos liberta...” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=jg_geU66pxE)

 

(2)    Leia o texto da Palavra de Deus

·      Leia com toda a atenção o texto de Marcos 2,23-28

·      Leia o texto em voz alta (se possível)

·      Para Jesus, a novidade radical do Reino de Deus – a fraternidade sem fronteiras e a compaixão de Deus – não cabiam nas velhas leis

·      Hoje ele enfrenta e confronta a lei da propriedade e do descanso do sábado, colocando a vida das pessoas necessitadas acima delas

·      O reino de Deus, do qual Jesus é mensageiro e agente, é o limite e o cumprimento de todas as leis: a vida está acima de tudo

·      Jesus é o Humano pleno, o Filho do Homem, Senhor do sábado e Senhor da casa comum, que existe para o bem de todos

·      O que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?

 

(3)    Medite a Palavra de Deus

·      Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?

·      Contemple a cena e as palavras: os personagens; o questionamento sobre seus discípulos; a resposta e a afirmação de Jesus

·      Você consegue perceber que está em discussão não apenas a lei do sábado, mas também o direito de se alimentar?

·      Você acha mesmo que a necessidade de uma pessoa está acima do seu direito ao descanso, à propriedade dos bens e outros tantos?

·      Se puder, leia as notas sobre o texto (na página seguinte)

·      Saboreie interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você

 

(4)    Reze com o texto lido e meditado

·    Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·    Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·    Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·    Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·    Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?

 

(5)    Contemple a vida à luz da Palavra

·    Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·    Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·    Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·    Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·    Por onde começar para ajudar a Igreja a não colocar as leis, costumes e instituições acima das necessidades das pessoas?

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

 

(6)    Retorne à vida cotidiana

·    Se considerar conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para ajudar na compreensão do texto lido

·    Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de oração desse dia.

·    Recite ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e congregai-nos!

·    Medite a canção “Pão em todas as mesas” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=X0YeYBEM-SI)

·    Apague a vela e termina seu momento de oração

 

Algumas ideias sobre Marcos 2,23-28

No trecho do Evangelho que meditamos ontem vimos que Jesus não veio pedir para multiplicar promessas e ave-marias, ofertas e velas, mas participação na solidária e inclusiva caravana da vida nova, que ele chama Reino de Deus. A cena de hoje é a terceira que discute a nova prática dos discípulos: a comunhão de mesa com os marginalizados; o não cumprimento do jejum; o direito de comer quando têm fome.

No trecho de hoje, o que está em foco é a observância das leis que impedem o trabalho humano aos sábados e que estabelecem a “inviolabilidade propriedade privada”. O fato é que, atravessando o campo, os discípulos de Jesus arrancam espigas de trigo. Fazem isso porque estão com fome ou porque precisam abrir passagem. Os fariseus os acusam diante de Jesus: eles não estão cumprindo as leis.

Jesus responde secamente, dando a entender que eles desconhecem as Escrituras, ou citam apenas os textos que lhes interessam. Conforme o livro de Samuel (1Sm 21,1-6), Davi recebe do sacerdote os pães sagrados, exclusivo dos sacerdotes, e alimenta com eles seus soldados, que engajados numa campanha importante e que estavam com fome. Ou seja: numa situação de emergência, o alimento pertence a todos!

O que os discípulos de Jesus fazem, e o que Jesus ensina, é uma espécie de “desobediência civil” às normas da política alimentar da Palestina, e isso com base na Escritura, que expressa a vontade de Deus. Aliás, com Jesus a antiga aliança é refeita, a criação chega à plenitude do sétimo dia, é dia de festa, de celebrar e se confraternizar com Deus. A vida humana é sagrada, está acima dos débitos!

Jesus se declara o Humano por excelência, Senhor do sábado e Senhor da casa comum. Nenhuma lei, costume ou instituição pode ser colocada acima ou contra ele. O Reino de Deus, que ele anuncia e instaura é a plenitude, o limite e o fim das leis, costumes e instituições. Nele, o que conta é a Vida, o Dom e a Gratuidade, e não os deveres e haveres. A angústia de um estômago vazio está acima das leis e mercados.

(Itacir Brassiani msf)

 

Um pensamento do Papa Francisco

Precisamos que um ordenamento jurídico, político e econômico mundial incremente e guie a colaboração internacional para o desenvolvimento solidário de todos os povos. Isto redundará em benefício de todo o planeta, porque a ajuda ao desenvolvimento dos países pobres trará riqueza para todos. Isto pressupõe que se conceda às nações mais pobres uma voz eficaz nas decisões comuns e se procure incentivar o acesso ao mercado internacional aos países marcados pela pobreza e pelo subdesenvolvimento”. (Francisco, Fratelli Tutti, 138)

 

Sobre a Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

“Ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a lectio divina, deixar-se surpreender pela novidade dela, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum Domini, 46).

Em tempos de restrições à convivência e à movimentação social, a leitura orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Os grupos podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, preparem um roteiro e evitem escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos.

 Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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