domingo, 10 de janeiro de 2021

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 264

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 264   

Dia 11/01/2021 | Segunda-feira | 1ª Semana do Tempo Comum

Evangelho segundo Marcos (1,14-20)

 

(1)    Coloque-se em atitude de oração

·      Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a oração

·      Escolha o lugar no qual você se sinta bem

·      Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·      Acenda uma vela e tome a bíblia em suas mãos

·      Tome consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos

·      Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·      Prepare-se ouvindo a canção “Que arda como brasa tua Palavra” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=ushj5sKNvUE)

 

(2)    Leia o texto da Palavra de Deus

·      Leia com toda a atenção o texto de Marcos 1,14-20

·      Leia o texto em voz alta (se possível)

·      Estamos iniciando a primeira semana do tempo comum, tempo de fecundar a vida cotidiana com o fermento do Evangelho

·      E Jesus, nas primeiras palavras que diz em Marcos, fala do fim do tempo da espera, da proximidade do Reino de Deus, da necessidade de converter-se e crer nessa Boa Notícia

·      Chamando os primeiros discípulos, Jesus convoca mais braços para esse trabalho exigente de mudar a ordem vigente

·      A resposta decidida e imediata dos primeiros discípulos mostra o que significa crer na Boa Notícia anunciada por Jesus

·      O que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?

 

(3)    Medite a Palavra de Deus

·      Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?

·      Releia o texto com a imaginação, colocando-se à margem do mar da Galileia, junto com aqueles humildes pescadores

·      Escute as palavras claras e incisivas com as quais Jesus começa sua pregação, procure penetrá-las profundamente

·      Sinta-se chamado/a a fazer parte dessa comunidade profética e alternativa, associada à missão de mudar a ordem vigente

·      Se puder, leia as notas sobre o texto (na página seguinte)

·      Saboreie interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você

 

(4)    Reze com o texto lido e meditado

·    Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·    Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·    Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·    Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·    Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·    Repita as primeiras palavras de Jesus: o tempo se cumpriu; o Reino de Deus está próximo; convertam-se; acreditem nessa Boa Notícia

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?

 

(5)    Contemple a vida à luz da Palavra

·    Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·    Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·    Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·    Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

 

(6)    Retorne à vida cotidiana

·    Se considerar conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para ajudar na compreensão do texto lido

·    Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de oração desse dia.

·    Recite ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e congregai-nos!

·    Medite a canção “Por causa de um certo Reino” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=88X0_wEHqOU)

·    Apague a vela e termina seu momento de oração

 

Algumas ideias sobre Marcos 1,14-20

Iniciando o tempo comum, somos confrontados com algo urgente e pouco comum: o anúncio de que o tempo da esperança terminou, o Reino de Deus está à nossa porta, e nos chama a um compromisso urgente. Aqui temos as primeiras palavras de Jesus em Marcos, e resumem todo o seu evangelho: o tempo está maduro; o reino de Deus está próximo; convertam-se; acreditem nessa Boa Notícia; sigam-me.

Jesus sabia que a expressão “Reino de Deus” tinha conotações sociais e políticas que poderiam trazer-lhe incômodos, mas fez questão de usá-la para falar da irrupção de uma Nova Era, marcada pela justiça em favor dos pobres e oprimidos e um juízo duro contra os ricos e dominadores. O Reino de Deus fora anunciado pelos profetas, mas agora ele começa a se fazer realidade na vida de Jesus e dos discípulos/as.

O chamado que Jesus dirige às duplas de pescadores e artesãos de redes é um convite a se unir a ele na imensa e exigente tarefa de mudar a ordem vigente e converter as estruturas sociais e econômicas a serviço dos oprimidos e dos pobres. Diante da novidade revolucionária do Reino de Deus, da urgência da mudança radical, a resposta deve ser imediata, como de fato foi.

Os pescadores e os fazedores de redes eram artesãos que gozavam de certa autonomia social, pois executavam seus trabalhos em família. Chamando os discípulos e prometendo fazê-los “pescadores de homens” Jesus está usando uma metáfora profética. “Pescar com anzol” é uma imagem forte que aponta para justiça de Deus contra os ricos e a cesura contra os poderosos (cf. Jer 16,16; Am 4,2; Ez 29,4).

Jesus chama gente comum para colaborar com ele nessa obra de Deus: reorganizar as relações socioeconômicas para que todas cheguem a viver plenamente. A resposta pronta dos primeiros discípulos mostra o que significa crer no Evangelho: caminhar com Jesus, romper com as relações de dominação, viver práticas sociais alternativas, ser discípulo/a e aprendiz sem nunca chegar à graduação.

 (Itacir Brassiani msf)

 

Um pensamento do Papa Francisco

A convicção do destino comum dos bens da terra se aplica também aos países, aos seus territórios e aos seus recursos. Se o olharmos a partir da legitimidade da propriedade privada e dos direitos dos cidadãos duma determinada nação e do primeiro princípio do destino comum dos bens, podemos dizer que cada país é também do estrangeiro, já que os bens dum território não devem ser negados a uma pessoa necessitada que provenha doutro lugar. Pois há direitos fundamentais que precedem qualquer sociedade, porque derivam da dignidade concedida a cada pessoa enquanto criada por Deus”. (Papa Francisco, Fratelli Tutti, 124)

 

Sobre a Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

“Ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a lectio divina, deixar-se surpreender pela novidade dela, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum Domini, 46).

Em tempos de restrições à convivência e à movimentação social, a leitura orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Os grupos podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, preparem um roteiro e evitem escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos.

 Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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