segunda-feira, 11 de janeiro de 2021

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 265

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 265   

Dia 12/01/2021 | Terça-feira | 1ª Semana do Tempo Comum

Evangelho segundo Marcos (1,21-28)

 

(1)    Coloque-se em atitude de oração

·      Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a oração

·      Escolha o lugar no qual você se sinta bem

·      Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·      Acenda uma vela e tome a bíblia em suas mãos

·      Tome consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos

·      Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·      Prepare-se ouvindo a canção “Que arda como brasa tua Palavra” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=ushj5sKNvUE)

 

(2)    Leia o texto da Palavra de Deus

·      Leia com toda a atenção o texto de Marcos 1,21-28

·      Leia o texto em voz alta (se possível)

·      No trecho de ontem, ao chamar os primeiros discípulos, Jesus convoca gente para a exigente missão de mudar a ordem vigente

·      Jesus realiza o primeiro sinal da libertação inaugurada pelo Reino de Deus, que é também um confronto, na sinagoga de Cafarnaum

·      O ensino dos doutores da lei submetia as pessoas e criava medo, o que levava a desconfiar da liberdade trazida por Jesus

·      Mas Jesus não se intimida, e segue em frente no seu ministério de compaixão e libertação de tudo o que limita a vida do povo

·      O que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?

 

(3)    Medite a Palavra de Deus

·      Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?

·      Releia o texto com a imaginação, acompanhando Jesus na sinagoga de Cafarnaum, seu ensino e as reações que provoca

·      Preste atenção na objeção dos doutores da lei a Jesus, pela boca de uma pessoa possuída por um espírito imundo

·      O que significa ensinar com autoridade da própria casa dos detentores do direito de ensinar?

·      Você acha que Jesus veio para destruir a zona de conforto de quem deseja viver sua fé sem se importar com os pobres?

·      Se puder, leia as notas sobre o texto (na página seguinte)

·      Saboreie interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você

 

(4)    Reze com o texto lido e meditado

·    Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·    Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·    Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·    Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·    Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?

 

(5)    Contemple a vida à luz da Palavra

·    Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·    Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·    Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·    Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

 

(6)    Retorne à vida cotidiana

·    Se considerar conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para ajudar na compreensão do texto lido

·    Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de oração desse dia.

·    Recite ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e congregai-nos!

·    Medite a canção “Por causa de um certo Reino” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=88X0_wEHqOU)

·    Apague a vela e termina seu momento de oração

 

Algumas ideias sobre Marcos 1,21-28

Ontem, iniciando o tempo comum, começamos também a ler e meditar as palavras e ações durante semana inaugural da missão de Jesus. Depois de proclamar de forma resumida e enfática a que veio – o tempo de espera terminou; o reino de Deus está próximo; mudem o modo de pensar; creiam nessa boa notícia – ele vai à sinagoga de Cafarnaum e realiza o primeiro sinal de que o Reino de Deus chegou.

Seu ensino acerca do Reino de Deus provoca encanto e admiração: não é como o “blá-blá-blá” e o “obedeça!” dos doutores da lei. A sinagoga, lugar especial do ensino do querer de Deus, é também o espaço no qual se dá o primeiro confronto de Jesus com os doutores da lei, que eram os donos do púlpito. Enquanto Jesus ensina que o Reino de Deus é graça e libertação, os doutores repetem que é preciso cumprir a lei, custe o que custar.

Na verdade, com seu ensino sobre o Reino de Deus Jesus ataca a legitimidade dos doutores da lei. Eles atuam na sinagoga, que é o cerne da ordem social do judaísmo. São eles que falam pela boca daquele possuído por um espírito imundo. São eles que percebem com temor que estão perdendo a influência sobre o povo. Mais adiante eles dirão que o próprio Jesus está possuído por um espírito imundo, pois veem nele um intruso hostil à ordem que eles defendem.

Prestando atenção ao evangelho de Marcos, percebemos que ele fala pouco e age muito. E a primeira ação é fazer calar a voz daqueles que dizem que Jesus só faz incomodar e destruir. Espírito imundo é o filho da mentira. E a ação de Jesus não é um gesto típico de exorcistas, mas um sinal da libertação suscitada pelo Reino de Deus. Nos evangelhos, a ação de expulsar espíritos maus ou demônios caracteriza a vitória de Deus sobre as resistências ao seu Reino.

O ministério da compaixão e libertação exercido por Jesus provoca espanto e admiração. E começam a se perguntar o que isso significa e qual é sua identidade. Enquanto isso, as autoridades religiosas ficam inquietas e indignadas.

 (Itacir Brassiani msf)

 

Um pensamento do Papa Francisco

A convicção do destino comum dos bens da terra se aplica também aos países, aos seus territórios e aos seus recursos. Se o olharmos a partir da legitimidade da propriedade privada e dos direitos dos cidadãos duma determinada nação e do primeiro princípio do destino comum dos bens, podemos dizer que cada país é também do estrangeiro, já que os bens dum território não devem ser negados a uma pessoa necessitada que provenha doutro lugar. Pois há direitos fundamentais que precedem qualquer sociedade, porque derivam da dignidade concedida a cada pessoa enquanto criada por Deus”. (Papa Francisco, Fratelli Tutti, 124)

 

Sobre a Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

“Ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a lectio divina, deixar-se surpreender pela novidade dela, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum Domini, 46).

Em tempos de restrições à convivência e à movimentação social, a leitura orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Os grupos podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, preparem um roteiro e evitem escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos.

 Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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