sexta-feira, 22 de janeiro de 2021

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 276

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 276   

Dia 23/01/2021 Sábado | 2ª Semana do Tempo Comum

Evangelho segundo Marcos (3,20-21)

 

(1)    Coloque-se em atitude de oração

·      Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a oração

·      Escolha o lugar no qual você se sinta bem

·      Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·      Acenda uma vela e tome a bíblia em suas mãos

·      Tome consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos

·      Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·      Prepare-se ouvindo a canção “A Palavra de Deus ouvida é verdade que nos liberta...” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=jg_geU66pxE)

 

(2)    Leia o texto da Palavra de Deus

·      Leia com toda a atenção o texto de Marcos 3,20-21

·      Leia o texto em voz alta (se possível)

·      Jesus tem consciência de que a missão precisa de mais gente, e por isso, constitui um grupo especial entre os seus discípulos/as

·      Este grupo, chamado de “os doze” é criado para ficar com Jesus, assimilar seu modo de ser e participar ativamente da sua missão

·      É uma espécie de comunidade alternativa, de nova família, de grupo de resistência e inovação a serviço do Reino de Deus

·      Este grupo é também simbólico e político, pois desautoriza e substitui os escribas e fariseus, e é o germe do novo povo de Deus

·      O que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?

 

(3)    Medite a Palavra de Deus

·      Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?

·      Contemple a cena: os discípulos apertados em torno de Jesus na sua casa; o povo esperando atenção; os parentes preocupados

·      Participe da cena, especialmente a dificuldade de encontrar tempo para comer e a saída dos parentes para agarrar Jesus

·      Se puder, releia os episódios anteriores, nos quais é narrada a intensa atividade libertadora de Jesus e os riscos que ele corria

·      Se puder, leia as notas sobre o texto (na página seguinte)

·      Saboreie interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você

 

(4)    Reze com o texto lido e meditado

·    Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·    Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·    Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·    Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·    Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?

 

(5)    Contemple a vida à luz da Palavra

·    Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·    Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·    Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·    Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·    Como proceder quando a oposição ao nosso engajamento humanitário e cristão vem de dentro da própria família?

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

 

(6)    Retorne à vida cotidiana

·    Se considerar conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para ajudar na compreensão do texto lido

·    Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de oração desse dia.

·    Recite ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e congregai-nos!

·    Medite a canção “Senhor, se tu me chamas” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=gUhYcuWjSNs)

·    Apague a vela e termina seu momento de oração

 

Algumas ideias sobre Marcos 3,20-21

Chamando um grupo de doze entre os discípulos/as, Jesus constitui uma comunidade para prosseguir sua missão, um núcleo visível do Reino de Deus, uma nova família convocada a viver de modo alternativo e contracorrente. Mas esta passagem da família de sangue à “família da Boa Nova” e do povo de Israel para o “novo povo de Deus” não é tranquila.

Nos episódios anteriores, diante da liberdade provocadora de Jesus frente à lei judaica, já se formara um complot para decidir sua expulsão do judaísmo e para executar sua morte. Por isso, ele toma distância da sinagoga e passa a ensinar e curar em lugares remotos e abertos. E transforma a casa, lugar de acolhida e segurança, em espaço de formação dos discípulos e de libertação que o templo impedia.

Entretanto, esta prática de Jesus acaba desagradando e preocupando seus próprios familiares, e sua casa, que deveria ser um espaço de aconchego e segurança, perde o sossego por causa das multidões de pessoas necessitadas que a ele acorrem, e está em vias de se tornar uma prisão. Seus parentes queriam agarrá-lo e retê-lo em casa, porque lhes parecia que estava fora de si, ou louco.

De fato, era tanta gente que buscava Jesus que ele e seus discípulos não tinham tempo nem para comer. Com a casa cheia de discípulos e o povo ao redor da casa, há tempo a família havia perdido o sossego. Mas o que faz os parentes de Jesus pensar que ele está doido é a coragem e a “imprudência” com que enfrenta e desmonta as instituições, leis e costumes de Israel. A família pensa que ele enlouqueceu, e os escribas dirão que ele está possuído por Belzebu.

Na verdade, os parentes acham que Jesus estava indo longe demais e que deve desistir da sua missão de profeta do Reino de Deus. Noutro momento Jesus dirá que nossos inimigos (aqueles que colocam em risco nossa salvação) podem vir de dentro de casa. O dinamismo libertário do Reino de Deus enfrenta o sistema de dominação e repressão, e ele tem como uma das suas expressões a família patriarcal.

 (Itacir Brassiani msf)

 

Um pensamento do Papa Francisco

narcisismos bairristas que não expressam um amor sadio pelo próprio povo e a sua cultura. Escondem um espírito fechado que, devido a uma certa insegurança e medo do outro, prefere criar muralhas defensivas para sua salvaguarda. Este localismo encerra-se obsessivamente numas poucas ideias, costumes e seguranças, revelando-se incapaz de admirar as múltiplas possibilidades e belezas que oferece o mundo inteiro, e carecendo duma solidariedade autêntica e generosa”. (Francisco, Fratelli Tutti, 146)

 

Sobre a Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

“Ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a lectio divina, deixar-se surpreender pela novidade dela, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum Domini, 46).

Em tempos de restrições à convivência e à movimentação social, a leitura orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Os grupos podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, preparem um roteiro e evitem escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos.

 Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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