Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 276
Dia 23/01/2021 Sábado | 2ª Semana do Tempo Comum
Evangelho segundo Marcos (3,20-21)
(1) Coloque-se em
atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a oração
· Escolha
o lugar no qual você se sinta bem
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se
ouvindo a canção “A Palavra de Deus ouvida é verdade que nos liberta...” (Clique
aqui: https://www.youtube.com/watch?v=jg_geU66pxE)
(2)
Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Marcos 3,20-21
· Leia
o texto em voz alta (se possível)
· Jesus tem consciência de que a missão
precisa de mais gente, e por isso, constitui um grupo especial entre os seus
discípulos/as
· Este grupo, chamado de “os doze” é
criado para ficar com Jesus, assimilar seu modo de ser e participar ativamente
da sua missão
· É uma espécie de comunidade
alternativa, de nova família, de grupo de resistência e inovação a serviço do
Reino de Deus
· Este grupo é também simbólico e
político, pois desautoriza e substitui os escribas e fariseus, e é o germe do
novo povo de Deus
· O
que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?
(3)
Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Contemple a cena: os discípulos
apertados em torno de Jesus na sua casa; o povo esperando atenção; os parentes
preocupados
· Participe da cena, especialmente a
dificuldade de encontrar tempo para comer e a saída dos parentes para agarrar
Jesus
· Se puder, releia os episódios
anteriores, nos quais é narrada a intensa atividade libertadora de Jesus e os
riscos que ele corria
· Se
puder, leia as notas sobre o texto (na página seguinte)
· Saboreie
interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você
(4)
Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
(5) Contemple a vida
à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Como proceder quando a oposição ao
nosso engajamento humanitário e cristão vem de dentro da própria família?
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
(6) Retorne à vida
cotidiana
· Se
considerar conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para
ajudar na compreensão do texto lido
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de
oração desse dia.
· Recite
ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos,
iluminai-nos e congregai-nos!
· Medite
a canção “Senhor, se tu me chamas” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=gUhYcuWjSNs)
· Apague
a vela e termina seu momento de oração
Algumas ideias
sobre Marcos 3,20-21
Chamando um grupo de doze entre os discípulos/as,
Jesus constitui uma comunidade para prosseguir sua missão, um núcleo visível do
Reino de Deus, uma nova família convocada a viver de modo alternativo e
contracorrente. Mas esta passagem da família de sangue à “família da Boa Nova”
e do povo de Israel para o “novo povo de Deus” não é tranquila.
Nos episódios anteriores, diante da liberdade
provocadora de Jesus frente à lei judaica, já se formara um complot para
decidir sua expulsão do judaísmo e para executar sua morte. Por isso, ele toma
distância da sinagoga e passa a ensinar e curar em lugares remotos e abertos. E
transforma a casa, lugar de acolhida e segurança, em espaço de formação dos
discípulos e de libertação que o templo impedia.
Entretanto, esta prática de Jesus acaba
desagradando e preocupando seus próprios familiares, e sua casa, que deveria
ser um espaço de aconchego e segurança, perde o sossego por causa das multidões
de pessoas necessitadas que a ele acorrem, e está em vias de se tornar uma
prisão. Seus parentes queriam agarrá-lo e retê-lo em casa, porque lhes parecia
que estava fora de si, ou louco.
De fato, era tanta gente que buscava Jesus que
ele e seus discípulos não tinham tempo nem para comer. Com a casa cheia de
discípulos e o povo ao redor da casa, há tempo a família havia perdido o
sossego. Mas o que faz os parentes de Jesus pensar que ele está doido é a
coragem e a “imprudência” com que enfrenta e desmonta as instituições, leis e
costumes de Israel. A família pensa que ele enlouqueceu, e os escribas dirão
que ele está possuído por Belzebu.
Na verdade, os parentes acham que Jesus estava
indo longe demais e que deve desistir da sua missão de profeta do Reino de
Deus. Noutro momento Jesus dirá que nossos inimigos (aqueles que colocam em
risco nossa salvação) podem vir de dentro de casa. O dinamismo libertário do
Reino de Deus enfrenta o sistema de dominação e repressão, e ele tem como uma
das suas expressões a família patriarcal.
(Itacir Brassiani msf)
Um pensamento
do Papa Francisco
“Há narcisismos
bairristas que não expressam um amor sadio pelo próprio povo e a sua
cultura. Escondem um espírito fechado
que, devido a uma certa insegurança e medo do outro, prefere criar muralhas
defensivas para sua salvaguarda. Este localismo encerra-se obsessivamente
numas poucas ideias, costumes e seguranças, revelando-se incapaz de admirar as múltiplas possibilidades e belezas que oferece o
mundo inteiro, e carecendo duma solidariedade autêntica e generosa”. (Francisco, Fratelli Tutti, 146)
Sobre a Leitura Orante do Evangelho
A
Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e fecundar nossa
vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em
família, em grupo ou em comunidade.
“Ouvir
juntos a Palavra de Deus, praticar a lectio
divina, deixar-se surpreender pela novidade dela, superar a surdez
àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho
para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum
Domini, 46).
Em
tempos de restrições à convivência e à movimentação social, a leitura orante é
um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma
evitar que este seja um tempo pesado e estéril.
Os
textos propostos são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Os
grupos podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, preparem
um roteiro e evitem escolher apenas os textos que agradam mais.
Que
a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses
tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos.
Missionários da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)
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