Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 261
Dia 08/01/2021 | Sexta-Feira | Segunda Semana do Natal
Evangelho segundo Lucas (5,12-16)
(1)
Coloque-se em atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a oração
· Escolha
o lugar no qual você se sinta bem
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se
ouvindo a canção “É como a chuva que lava” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=rVhD1ndBNbw)
(2)
Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Lucas 5,12-16
· Leia
o texto em voz alta (se possível)
· Na cena de hoje, Jesus está numa
cidade sem nome e é procurado por um leproso também anônimo, mas cheio de
confiança
· Jesus atende a prece confiante do
leproso, purifica ele da lepra, reintroduzindo-o assim na convivência familiar,
social e religiosa
· Este é mais um sinal de que o Ano da
Graça, o Reino de Deus ou a Boa Notícia para os pobres é um fato concreto e
palpável
· O
que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?
(3)
Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Releia o texto lentamente, acompanhe o
movimento dos personagens, escute atentamente as palavras que dizem
· Leia no livro do Levítico (13,45-46) a
condição de exclusão social das pessoas acometidas de lepra
· Note a atitude de confiança orante do
leproso, assim como a pronta compaixão de Jesus e a reinserção social do
leproso
· Quem são hoje as pessoas ou grupos
sociais que, por alguma razão, são excluídos da convivência e dos bens da
sociedade e da Igreja?
· Se
puder, leia as notas sobre o texto (na página seguinte)
· Saboreie
interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você
(4)
Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
(5)
Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Como fazer da Palavra de Deus a fonte,
o caminho e a meta das nossas diversas atividades pastorais, catequéticas e
celebrativas?
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
(6)
Retorne à vida cotidiana
· Se
considerar conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para
ajudar na compreensão do texto lido
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de
oração desse dia.
· Recite
ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos,
iluminai-nos e congregai-nos!
· Medite
a canção “Dai-lhes vós mesmos de comer” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=7yR1nEdnkUI)
· Apague
a vela e termina seu momento de oração
Algumas ideias
sobre Lucas 5,12-16
No texto que refletimos ontem, Jesus sublinhava
sua missão priorizando os pobres, e que a promessa de Deus em favor dos que
sofrem é para aqui e agora. Jesus é a Boa Notícia. Com ele se abre e está em pleno
andamento o “ano da graça”, que se expressa no perdão aos pecadores, na acolhida
aos marginalizados, na emancipação dos dominados.
No texto de hoje, que vem depois do chamado de
Pedro, nos deparamos com Jesus em plena ação missionária. Ele se depara com uma
pessoa “coberta de lepra”. O homem se aproxima e se prostra, expressando sua fé
e invocando compaixão. É importante perceber que ele não pede que Jesus o cure,
mas afirma que, querendo, Jesus tem o poder de “purifica-lo”.
Na cosmovisão do povo de Israel, mais que uma
doença, a lepra era considerada uma impureza, e isso excluía a pessoa enferma
da convivência familiar, social e religiosa. Era como se fosse um morto vivo,
pois devia se vestir de luto. Por isso, “purificar” uma pessoa leprosa
significava reintegrá-la na convivência familiar e social.
Jesus evita ser confundido com um simples
curandeiro. As curas e purificações que realiza, assim como o perdão acolhedor
concedido aos pecadores, eram sinais concretos de que o Reino de Deus estava
chegando, promovendo vida plena e abundante para os pobres. Enquanto os
curandeiros visam vantagens e querem se exibir, Jesus é gratuito e discreto.
Jesus responde à declaração de fé do leproso
com uma palavra e um gesto. Afirma que quer que ele fique purificado, e estende
a mão e toca no leproso. Não se trata de palavras misteriosas e gestos mágicos,
mas de uma afirmação da vontade de Deus, de um gesto transgressor das leis que
proibiam tocar num leproso, da afirmação da dignidade dele.
No fim da cena, Jesus pede que o leproso
purificado vá ao templo e ofereça o sacrifício que comprova sua cura e serve de
testemunho diante dos sacerdotes, que declaram a impureza mas não purificam
ninguém. Pede que ele não anuncie isso aos quatro ventos, e se retira para
rezar a sós com o Pai.
(Itacir Brassiani msf)
Um pensamento
do Papa Francisco
“Deus deu a terra a todo gênero humano, para que ela
sustente todos os seus membros, sem excluir nem privilegiar ninguém. A tradição cristã nunca reconheceu como
absoluto ou intocável o direito à propriedade privada, e salientou a função
social de qualquer forma de propriedade privada. O princípio do uso comum dos bens criados para todos é o primeiro
princípio de toda a ordem ético-social, é um direito natural,
primordial e prioritário. Todos os
outros direitos sobre os bens, incluindo o da propriedade privada, não devem
impedir, mas, pelo contrário, facilitar a sua realização”. (Papa Francisco, Fratelli Tutti, 120)
Sobre a Leitura Orante do Evangelho
A
Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e fecundar nossa
vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em
família, em grupo ou em comunidade.
“Ouvir
juntos a Palavra de Deus, praticar a lectio
divina, deixar-se surpreender pela novidade dela, superar a surdez
àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho
para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum
Domini, 46).
Em
tempos de restrições à convivência e à movimentação social, a leitura orante é
um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma
evitar que este seja um tempo pesado e estéril.
Os
textos propostos são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Os
grupos podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, preparem
um roteiro e evitem escolher apenas os textos que agradam mais.
Que
a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo
nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos.
Missionários da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)
Nenhum comentário:
Postar um comentário