Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 284
Dia 31/01/2021 | Domingo | 4ª Semana do Tempo Comum
Evangelho segundo Marcos (1,21-28)
(1) Coloque-se em
atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a oração
· Escolha
o lugar no qual você se sinta bem
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se
ouvindo a canção “Que arda como brasa tua Palavra” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=ushj5sKNvUE)
(2)
Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Marcos 1,21-28
· Leia
o texto em voz alta (se possível)
· Chamando os primeiros discípulos,
Jesus convoca gente para a exigente missão de mudar a ordem vigente
· Hoje Jesus realiza o primeiro sinal da
libertação inaugurada pelo Reino de Deus, que é também um confronto com os
escribas
· O ensino dos doutores da lei submetia
as pessoas e criava medo, o que levava a desconfiar da liberdade trazida por
Jesus
· Mas Jesus não se intimida, e segue em
frente no seu ministério de compaixão e libertação de tudo o que limita a vida
do seu povo
· O
que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?
(3)
Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Releia o texto com a imaginação,
acompanhando Jesus na sinagoga de Cafarnaum, seu ensino e as reações que
provoca
· Preste atenção na objeção dos doutores
da lei a Jesus, pela boca de uma pessoa possuída por um espírito imundo
· O que significa a ousadia de Jesus em
ensinar com autoridade na própria casa dos detentores do direito de ensinar?
· Você acha que Jesus veio para destruir
a zona de conforto de quem deseja viver sua fé sem se importar com os pobres?
· Se
puder, leia as notas sobre o texto (na página seguinte)
· Saboreie
interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você
(4)
Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
(5) Contemple a vida
à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
(6) Retorne à vida
cotidiana
· Se
considerar conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para
ajudar na compreensão do texto lido
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de
oração desse dia.
· Recite
ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos,
iluminai-nos e congregai-nos!
· Medite
a canção “Por causa de um certo Reino” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=88X0_wEHqOU)
· Apague
a vela e termina seu momento de oração
Algumas
ideias sobre Marcos 1,21-28
Desde o
último domingo, estamos escutando e meditando as palavras e ações de Jesus
durante a semana inaugural da sua missão. Depois de proclamar de forma resumida
e enfática a que veio – o tempo de espera terminou; o reino de Deus está
próximo; mudem o modo de pensar; creiam nessa boa notícia – ele vai à sinagoga
de Cafarnaum e realiza o primeiro sinal de que o Reino de Deus chegou.
Seu
ensino acerca do Reino de Deus provoca encanto e admiração: não é como a
doutrina repetitiva e impositiva dos doutores da lei. Na sinagoga, lugar
especial do ensino do querer de Deus, ocorre também o primeiro confronto de
Jesus com os doutores da lei, que eram os senhores do púlpito e de todo aquele
espaço. Enquanto Jesus ensina que o Reino de Deus é graça e libertação, os
doutores repetem que é preciso cumprir a lei, custe o que custar.
Na
verdade, com seu ensino sobre o Reino de Deus, Jesus ataca a legitimidade dos
doutores da lei. Eles atuam na sinagoga, que é o cerne da ordem social do
judaísmo. São eles que falam pela boca daquele possuído por um espírito imundo.
São eles que percebem com temor que estão perdendo a influência sobre o povo.
Mais adiante, eles dirão que o próprio Jesus está possuído por um espírito
imundo, pois veem nele um intruso hostil à ordem que eles defendem.
Prestando
atenção ao evangelho de Marcos, percebemos que ele fala pouco e age muito. E a
primeira ação dele é fazer calar a voz daqueles que dizem que Jesus veio para
incomodar e destruir. Espírito imundo é o filho da mentira, e a ação de Jesus
não é um gesto típico de exorcistas, mas um sinal da libertação suscitada pelo
Reino de Deus. Nos evangelhos, a ação de expulsar espíritos maus ou demônios
caracteriza a vitória de Deus sobre as resistências ao seu Reino.
O
ministério de compaixão e libertação exercido por Jesus provoca espanto e admiração.
E o povo começa a se perguntar o que isso significa e qual é sua identidade.
Enquanto isso, as autoridades religiosas ficam inquietas e indignadas.
(Itacir Brassiani msf)
Um pensamento do Papa Francisco
“O desprezo pelas pessoas vulneráveis
pode esconder-se em ideologias populistas que, demagogicamente, se servem deles para os seus fins, ou em ideologias liberais ao serviço dos interesses econômicos dos poderosos.
Em ambos os casos, é palpável a
dificuldade de pensar num mundo aberto onde haja lugar para todos, que
inclua os mais frágeis e respeite as diferentes culturas”. (Francisco, Fratelli Tutti, 155)
Sobre a
Leitura Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para
iluminar e fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
“Ouvir
juntos a Palavra de Deus, praticar a lectio
divina, deixar-se surpreender pela novidade dela, superar a surdez
àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho
para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum
Domini, 46).
Em
tempos de restrições à convivência e à movimentação social, a leitura orante é
um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma
evitar que este seja um tempo pesado e estéril.
Os
textos propostos são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Os
grupos podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, preparem
um roteiro e evitem escolher apenas os textos que agradam mais.
Que
a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo
nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos.
Missionários da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)
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