Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 269
Dia 16/01/2021 | Sábado | 1ª Semana do Tempo Comum
Evangelho segundo Marcos (2,13-17)
(1) Coloque-se em
atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a oração
· Escolha
o lugar no qual você se sinta bem
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se
ouvindo a canção “Que arda como brasa tua Palavra” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=ushj5sKNvUE)
(2)
Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Marcos 2,13-17
· Leia
o texto em voz alta (se possível)
· Jesus deixara os doutores da lei
irritados quando declarou que um paralítico fora perdoado dos seus pecados e
podia viver livremente
· Agora, deixando sua casa e saindo com
seus discípulos e em meio a uma multidão de anônimos, chama um cobrador de
impostos
· Como fizera com Pedro, Jesus “se
convida” e vai à casa do coletor de impostos e se confraterniza com outros
coletores e pecadores
· Criticado pelos fariseus e escribas,
Jesus afirma que, como são os doentes que necessitam de médico, ele veio para
os pecadores
· O
que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?
(3)
Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Releia o texto, acompanhando a cena
com o pensamento e o coração: o chamado de Levi e a refeição na casa dele
· Observe a alegria exuberante dos
pecadores e do povão acolhido e valorizado por Jesus, assim como o escândalo
dos fariseus
· Como você e sua comunidade se sentem
diante da defesa dos direitos humanos das pessoas ameaçadas em sua integridade?
· Que lugar o povo mais simples e as
pessoas quebradas pela vida encontra em nossas comunidades cristãs?
· Se
puder, leia as notas sobre o texto (na página seguinte)
· Saboreie
interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você
(4)
Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
(5) Contemple a vida
à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
(6) Retorne à vida
cotidiana
· Se
considerar conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para
ajudar na compreensão do texto lido
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de
oração desse dia.
· Recite
ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos,
iluminai-nos e congregai-nos!
· Medite
a canção “Por causa de um certo Reino” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=88X0_wEHqOU)
· Apague
a vela e termina seu momento de oração
Algumas ideias
sobre Marcos 2,13-17
Na cena
anterior, na sua casa, Jesus deixa bem claro que reinsere os excluídos na sociedade
e o faz em nome de Deus. Por isso, depois de declarar que os pecados do
paralítico estão perdoados, ordena que ele se coloque de pé, tome sua cama e vá
para casa. E assim aconteceu, diante da admiração do povo, que nunca tinha
visto algo assim: alguém que enfrenta a exclusão e ensina a caminhar com
autonomia.
Depois
disso, Jesus sai de novo pra a beira do mar, acompanhado pelos seus discípulos.
E prossegue seu ensinamento original sobre o Reino de Deus. Caminhando, viu um
coletor de impostos e o chamou para ser seus discípulos. Mais tarde, na casa de
Levi – assim se chamava o coletor – senta-se à mesa na qual se misturam
discípulos, coletores e o povão numa confraternização alegre e profética.
Na
verdade, Jesus vivia cercado de gente anônima, pertencente às classes de baixo,
não educada e que vivia à margem da lei judaica. Este é o sentido original de “ochlos”,
expressão que a bíblia traduz por “multidão”. Eles são identificados como
pecadores e são socialmente marginalizados, como os coletores de impostos.
Estes, são judeus que colaboram com os dominadores romanos, e são evitados e
penalizados pelo judaísmo.
Como
fizeram Pedro, André, Tiago e João, Levi atende imediatamente o chamado de
Jesus e rompe com sua atividade de colaborador com os invasores e explorador do
seu povo. E Jesus, como fez com Pedro, vai à sua casa e participa de uma
simbólica interação fraterna e solidária com o povão, os diversos tipos de
pecadores e os discípulos, sob o olhar escandalizado dos fariseus doutores da
lei.
Jesus responde ao questionamento dos fariseus aos
seus discípulos com uma comparação que sublinha, justifica e evidencia sua
opção: como são os doentes que precisam de médico, são os pecadores, e não os
que se acham justos, que precisam de acolhida e perdão. “Eu não vim para chamar
os justos”, diz Jesus provocativamente. Para Jesus, a Igreja jamais pode
colocar barreiras ao povo e aos pecadores.
(Itacir Brassiani msf)
Um pensamento
do Papa Francisco
“Quando o próximo é uma
pessoa migrante, sobrevêm desafios complexos. Os nossos esforços a favor das pessoas migrantes que chegam podem
resumir-se em quatro verbos: acolher, proteger, promover e integrar. Com
efeito, não se trata de impor do alto programas assistenciais, mas de percorrer unidos um caminho através destas
quatro ações, para construir cidades e países que, mesmo conservando as
respetivas identidades culturais e religiosas, estejam abertos às diferenças e
saibam valorizá-las em nome da fraternidade humana.” (Papa Francisco, Fratelli Tutti, 129)
Sobre a Leitura Orante do Evangelho
A
Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e fecundar nossa
vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em
família, em grupo ou em comunidade.
“Ouvir
juntos a Palavra de Deus, praticar a lectio
divina, deixar-se surpreender pela novidade dela, superar a surdez
àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho
para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum
Domini, 46).
Em
tempos de restrições à convivência e à movimentação social, a leitura orante é
um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma
evitar que este seja um tempo pesado e estéril.
Os
textos propostos são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Os
grupos podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, preparem
um roteiro e evitem escolher apenas os textos que agradam mais.
Que
a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo
nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos.
Missionários da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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