sexta-feira, 15 de janeiro de 2021

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 269

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 269   

Dia 16/01/2021 | Sábado | 1ª Semana do Tempo Comum

Evangelho segundo Marcos (2,13-17)

 

(1)    Coloque-se em atitude de oração

·      Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a oração

·      Escolha o lugar no qual você se sinta bem

·      Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·      Acenda uma vela e tome a bíblia em suas mãos

·      Tome consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos

·      Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·      Prepare-se ouvindo a canção “Que arda como brasa tua Palavra” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=ushj5sKNvUE)

 

(2)    Leia o texto da Palavra de Deus

·      Leia com toda a atenção o texto de Marcos 2,13-17

·      Leia o texto em voz alta (se possível)

·      Jesus deixara os doutores da lei irritados quando declarou que um paralítico fora perdoado dos seus pecados e podia viver livremente

·      Agora, deixando sua casa e saindo com seus discípulos e em meio a uma multidão de anônimos, chama um cobrador de impostos

·      Como fizera com Pedro, Jesus “se convida” e vai à casa do coletor de impostos e se confraterniza com outros coletores e pecadores

·      Criticado pelos fariseus e escribas, Jesus afirma que, como são os doentes que necessitam de médico, ele veio para os pecadores

·      O que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?

 

(3)    Medite a Palavra de Deus

·      Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?

·      Releia o texto, acompanhando a cena com o pensamento e o coração: o chamado de Levi e a refeição na casa dele

·      Observe a alegria exuberante dos pecadores e do povão acolhido e valorizado por Jesus, assim como o escândalo dos fariseus

·      Como você e sua comunidade se sentem diante da defesa dos direitos humanos das pessoas ameaçadas em sua integridade?

·      Que lugar o povo mais simples e as pessoas quebradas pela vida encontra em nossas comunidades cristãs?

·      Se puder, leia as notas sobre o texto (na página seguinte)

·      Saboreie interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você

 

(4)    Reze com o texto lido e meditado

·    Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·    Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·    Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·    Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·    Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?

 

(5)    Contemple a vida à luz da Palavra

·    Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·    Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·    Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·    Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

 

(6)    Retorne à vida cotidiana

·    Se considerar conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para ajudar na compreensão do texto lido

·    Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de oração desse dia.

·    Recite ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e congregai-nos!

·    Medite a canção “Por causa de um certo Reino” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=88X0_wEHqOU)

·    Apague a vela e termina seu momento de oração

Algumas ideias sobre Marcos 2,13-17

Na cena anterior, na sua casa, Jesus deixa bem claro que reinsere os excluídos na sociedade e o faz em nome de Deus. Por isso, depois de declarar que os pecados do paralítico estão perdoados, ordena que ele se coloque de pé, tome sua cama e vá para casa. E assim aconteceu, diante da admiração do povo, que nunca tinha visto algo assim: alguém que enfrenta a exclusão e ensina a caminhar com autonomia.

Depois disso, Jesus sai de novo pra a beira do mar, acompanhado pelos seus discípulos. E prossegue seu ensinamento original sobre o Reino de Deus. Caminhando, viu um coletor de impostos e o chamou para ser seus discípulos. Mais tarde, na casa de Levi – assim se chamava o coletor – senta-se à mesa na qual se misturam discípulos, coletores e o povão numa confraternização alegre e profética.

Na verdade, Jesus vivia cercado de gente anônima, pertencente às classes de baixo, não educada e que vivia à margem da lei judaica. Este é o sentido original de “ochlos”, expressão que a bíblia traduz por “multidão”. Eles são identificados como pecadores e são socialmente marginalizados, como os coletores de impostos. Estes, são judeus que colaboram com os dominadores romanos, e são evitados e penalizados pelo judaísmo.

Como fizeram Pedro, André, Tiago e João, Levi atende imediatamente o chamado de Jesus e rompe com sua atividade de colaborador com os invasores e explorador do seu povo. E Jesus, como fez com Pedro, vai à sua casa e participa de uma simbólica interação fraterna e solidária com o povão, os diversos tipos de pecadores e os discípulos, sob o olhar escandalizado dos fariseus doutores da lei.

Jesus responde ao questionamento dos fariseus aos seus discípulos com uma comparação que sublinha, justifica e evidencia sua opção: como são os doentes que precisam de médico, são os pecadores, e não os que se acham justos, que precisam de acolhida e perdão. “Eu não vim para chamar os justos”, diz Jesus provocativamente. Para Jesus, a Igreja jamais pode colocar barreiras ao povo e aos pecadores.

(Itacir Brassiani msf)

 

Um pensamento do Papa Francisco

Quando o próximo é uma pessoa migrante, sobrevêm desafios complexos. Os nossos esforços a favor das pessoas migrantes que chegam podem resumir-se em quatro verbos: acolher, proteger, promover e integrar. Com efeito, não se trata de impor do alto programas assistenciais, mas de percorrer unidos um caminho através destas quatro ações, para construir cidades e países que, mesmo conservando as respetivas identidades culturais e religiosas, estejam abertos às diferenças e saibam valorizá-las em nome da fraternidade humana.” (Papa Francisco, Fratelli Tutti, 129)

 

Sobre a Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

“Ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a lectio divina, deixar-se surpreender pela novidade dela, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum Domini, 46).

Em tempos de restrições à convivência e à movimentação social, a leitura orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Os grupos podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, preparem um roteiro e evitem escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos.

 Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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