Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 280
Dia 27/01/2021 | Quarta-feira | 3ª Semana do Tempo Comum
Evangelho segundo Marcos (4,1-20)
(1)
Coloque-se em atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a oração
· Escolha
o lugar no qual você se sinta bem
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se
com o refrão “A Palavra está perto de ti” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=BU9zUi4N3Yc)
(2)
Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Marcos 4,1-20
· Leia
o texto em voz alta (se possível)
· Diante do acirramento da divergência
de Jesus e seus discípulos com “os homens do templo”, Jesus se retira para a
beira do mar
· Nesta fase, Jesus se dedica à
explicitação da dinâmica do Reino de Deus e à formação dos discípulos/as nesse
dinamismo
· A parábola da semente nos diversos
tipos de terreno evidencia formas deficitárias de discipulado e chama a uma
postura correta
· Jesus convoca os discípulos à plena
confiança na força do Reino de Deus e a uma paciência revolucionária
· O
que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?
(3)
Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Releia o texto com a imaginação, prestando
atenção na parábola, na reação dos discípulos, no questionamento e explicação
de Jesus
· Em que medida nossa forma de seguir
Jesus também apresenta as deficiências dos três primeiros tipos de terreno?
· Você também não é tentado a pensar que
nada vale a pena, que nada muda, que tudo está perdido, que só resta salvar a
alma?
· Se
puder, leia as notas sobre o texto (na página seguinte)
· Saboreie
interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você
(4)
Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Reze agradecendo a confiança de Deus
no precário terreno que somos, e pedindo a graça de crer na força da semente
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
(5)
Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
(6)
Retorne à vida cotidiana
· Se
considerar conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para
ajudar na compreensão do texto lido
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de
oração desse dia.
· Recite
ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos,
iluminai-nos e congregai-nos!
· Medite
e reze com a canção “Eu creio na semente” (Acessível
aqui: https://www.youtube.com/watch?v=ZPG8EX4lt50)
· Apague
a vela e termina seu momento de oração
Algumas
ideias sobre Marcos 4,1-20
Marcos nos apresenta duas catequeses
mais extensas de Jesus: o capítulo 4 (em linguagem parabólica); o capítulo 13
(em linguagem apocalíptica). Muda a linguagem, mas o tema é o mesmo: as tensões
e dificuldades da missão. E o apelo de Jesus também é o mesmo: escutar,
entender e vigiar.
A crescente polarização entre o “pessoal
do templo” e o “pessoal de Jesus” leva Jesus a se retirar de cena para refletir
sobre sua missão e intensificar a formação dos seus discípulos/as. Recorrendo
às parábolas que tem como fundo a experiência da vida no campo, Jesus quer
suscitar a esperança diante das desigualdades. É uma espécie de sermão sobre a
paciência e a perseverança missionária.
Contra o realismo cínico daqueles que
dizem que nada mudará, que não adianta sonhar e tentar (a falsa sabedoria do
senso comum), Jesus apresenta duas parábolas de sementes: a primeira convoca à
paciência perseverante e revolucionária; e a segunda incita à esperança apesar
das desigualdades e dominações que infestam e ferem a vida dos pobres. Jesus
insiste que é preciso escutar e entender estas lições.
A parábola do semeador e a explicação
que se segue estão no contexto do intenso conflito ideológico entre o ensino e
a prática de Jesus e o ensino e a prática dos doutores da lei. Elas refletem os
obstáculos enfrentados pela missão de Jesus e seus discípulos/as. Não são
narrativas terrenas com sentidos celestes, mas demonstrações sobre o dinamismo
do Reino de Deus nas coisas mundanas, históricas.
Os três tipos de terra inaptos à
semente do Reino são três tipos de discipulado deficiente: aqueles que se
afastam imediatamente depois de escutar o anúncio do Reino de Deus, ancorados
num falso bom senso; aqueles que se entusiasmam e se alegram, mas não
compreendem nem acolhem com profundidade; aqueles que aderem à dinâmica do
Reino mas desistem porque são sufocados pelas riquezas e outras ambições. Mas
há esperança, porque há também aqueles (25%!) que ouvem, entendem, perseveram e
dão frutos.
(Itacir Brassiani msf)
Um pensamento do Papa Francisco
“Nenhum povo, nenhuma cultura, nenhum indivíduo pode
obter tudo de si mesmo. Os outros são constitutivamente necessários para a
construção duma vida plena. A consciência do limite ou da exiguidade, longe
de ser uma ameaça, torna-se a chave segundo a qual sonhar e elaborar um projeto
comum. Com efeito, o homem é o ser
fronteiriço que não tem qualquer fronteira”. (Francisco, Fratelli Tutti, 150)
Sobre a Leitura Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é
um exercício para iluminar e fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de
Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
“Ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar
a lectio divina, deixar-se
surpreender pela novidade dela, superar a surdez àquilo que não está de acordo
com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da
fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum Domini, 46).
Em tempos de restrições à convivência e
à movimentação social, a leitura orante é um modo de ir além da simples
assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo
pesado e estéril.
Os textos propostos são aqueles
indicados pela Igreja para a liturgia diária. Os grupos podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, preparem um roteiro e evitem escolher
apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus encontre em cada
um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente
difíceis, produza bons e abundantes frutos.
Missionários da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)
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