Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 273
Dia 20/01/2021 Quarta-feira | 2ª Semana do Tempo Comum
Evangelho segundo Marcos (3,1-6)
(1) Coloque-se em
atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a oração
· Escolha
o lugar no qual você se sinta bem
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se
ouvindo a canção “A Palavra de Deus ouvida é verdade que nos liberta...” (Clique
aqui: https://www.youtube.com/watch?v=jg_geU66pxE)
(2)
Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Marcos 3,1-6
· Leia
o texto em voz alta (se possível)
· Jesus é o Humano pleno, o Filho do
Homem, Senhor do sábado e Senhor da casa comum, que existe para o bem de todos
· Isso fica mais que evidente nesta
espécie de “teatro político” que é a narração da cura do homem com mão
atrofiada num sábado
· Jesus poderia ter curado o homem num
dia qualquer e num lugar mais discreto, mas faz questão de ressaltar a
hipocrisia dos fariseus
· Jesus afirma a exceção da lei para
fazer o bem, enquanto que os seus delatores violam a lei para fazer o mal e
oprimir
· O
que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?
(3)
Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Contemple a cena e as palavras: os
personagens; a vigilância acusadora dos fariseus; a pergunta e os gestos de
Jesus
· Você acha que podemos assumir este
ensino e esta ação de Jesus como regra para nossa vida religiosa e social?
· O que nos amarra e nos impede de
assumir a atitude livre, corajosa e libertadora de Jesus para fazer o bem a
quem mais precisa?
· Se
puder, leia as notas sobre o texto (na página seguinte)
· Saboreie
interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você
(4)
Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
· Estenda sua mão a Deus, e peça que ele
a abra, cure e abençoe, capacitando-a a ser gratuita e incansável no serviço
aos outros
(5) Contemple a vida
à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
(6) Retorne à vida
cotidiana
· Se
considerar conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para
ajudar na compreensão do texto lido
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de
oração desse dia.
· Recite
ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos,
iluminai-nos e congregai-nos!
· Medite
a canção “Pão em todas as mesas” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=X0YeYBEM-SI)
· Apague
a vela e termina seu momento de oração
Algumas ideias
sobre Marcos 3,1-6
No final do trecho do evangelho de ontem, Jesus
se declara Senhor do sábado e Senhor da casa comum. Nenhuma lei, costume ou
instituição pode ser colocada acima ou contra ele e o Reino de Deus, ao qual
serve. Para ele, o que conta é a Vida, o Dom e a Gratuidade, e não os deveres e
haveres.
O trecho que estamos meditando hoje é uma
espécie de teatro político: é uma provocação aos defensores da lei e da ordem e
uma demonstração de que Jesus é um transgressor da lei. É isso que representa a
cura do homem de mão seca, na sinagoga dos judeus, em pleno sábado. É um
questionamento radical de todo o edifício ideológico da lei judaica.
Marcos diz que, na sinagoga, “havia algumas
pessoas espiando”, buscando motivos para acusar Jesus. No final (v. 6), essas
pessoas são identificadas como fariseus. Jesus poderia ter evitado o confronto
curando o homem num dia comum e num lugar discreto. Mas ele quer sublinhar a
novidade do Reino de Deus e a caducidade do sistema legal.
Chamando o homem doente e pedindo que se
colocasse no centro da assembleia, Jesus provoca os defensores da ordem: no
sábado, a lei permite fazer o bem e salvar uma vida, ou fazer o mal e condenar?
Eles se calam, não porque não saibam a resposta, mas para fugir da autoincriminação,
sob o olhar triste e irado de Jesus. Irado por causa da dureza e maldade deles,
triste porque percebeu que havia selado seu destino.
Estabelecida a diferença de perspectivas entre
Jesus e os defensores do templo, o homem estende a mão e, sem qualquer
intervenção de Jesus, fica curado. E os fariseus, que acusam Jesus por ele
fazer o bem a uma pessoa necessitada em dia de sábado, decidem o maior dos
males propriamente no sábado: condenar Jesus à morte. Hipocrisia pura e
gritante!
Jesus pede que estendamos a mão a ele para que
sejamos curados, para que nossa mão se estenda para servir gratuitamente quem
precisa, para lutar por causas humanas. Mas espera também que tenhamos a
corajosa liberdade de enfrentar e desmascarar os sistemas que oprimem os
pobres.
(Itacir Brassiani msf)
Um pensamento
do Papa Francisco
“A
gratuidade é a capacidade de fazer algumas coisas, pelo simples fato de serem
boas, sem olhar a êxitos nem esperar
receber imediatamente algo em troca. Quem
não vive a gratuidade fraterna, transforma a sua existência num comércio cheio
de ansiedade: está sempre a medir aquilo que dá e o que recebe em troca. Deus
dá de graça, chegando ao ponto de ajudar mesmo os que não são fiéis. Recebemos a vida de graça; não pagamos por
ela. De igual modo, todos podemos dar sem esperar recompensa, fazer o bem
sem pretender outro tanto da pessoa que ajudamos”. (Francisco, Fratelli Tutti, 139-140)
Sobre a Leitura Orante do Evangelho
A
Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e fecundar nossa
vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em
família, em grupo ou em comunidade.
“Ouvir
juntos a Palavra de Deus, praticar a lectio
divina, deixar-se surpreender pela novidade dela, superar a surdez
àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho
para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum
Domini, 46).
Em
tempos de restrições à convivência e à movimentação social, a leitura orante é
um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma
evitar que este seja um tempo pesado e estéril.
Os
textos propostos são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Os
grupos podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, preparem
um roteiro e evitem escolher apenas os textos que agradam mais.
Que
a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses
tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos.
Missionários da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)
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