Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 285
Dia 01/02/2021 | Segunda-feira | 4ª Semana do Tempo Comum
Evangelho segundo Marcos (5,1-20)
(1) Coloque-se em
atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a oração
· Escolha
o lugar no qual você se sinta bem
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se
ouvindo a canção “Palavras de salvação somente o céu pra dar” (https://www.youtube.com/watch?v=ui-q2qnJyac)
(2)
Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Marcos 5,1-20
· Leia
o texto em voz alta (se possível)
· Depois de acalmar a agitação dos
discípulos na travessia, Jesus chega com eles na região pagã e realiza ali um
sinal do Reino
· O homem dito possuído pelo demônio é o
retrato dramático da degradação humana, despojado até da palavra própria
· Inquirido por Jesus, o próprio
“demônio” diz quem é: seu nome é “legião” (destacamento de soldados romanos)
· É a presença opressora e
aterrorizadora do exército romano que escraviza e destrói as pessoas, e Jesus
as liberta disso
· O
que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?
(3)
Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Releia o texto com atenção, percebendo
a degradação do homem possuído, a diálogo com Jesus, à mudança que a ação de
Jesus provoca nele, à reação das pessoas da região
· Hoje volta a tentação de atribuir ao
demônio a causa do sofrimento das pessoas, enquanto que Jesus nos ensina que
não é assim
· Quanto maior é a precariedade da
situação e as tensões vividas por um povo, tanto maior é a incidência de
doenças e transtornos
· Jesus nos ensina o engajamento
perseverante em ações que expulsem os dominadores e resgatem a autonomia das
pessoas
· Se
puder, leia as notas sobre o texto (na página seguinte)
· Saboreie
interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você
(4)
Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
(5) Contemple a vida
à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
(6) Retorne à vida
cotidiana
· Se
considerar conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para
ajudar na compreensão do texto lido
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de
oração desse dia.
· Recite
ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos,
iluminai-nos e congregai-nos!
· Medite
a canção “Nossa alegria é saber que um dia...” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=dkQATERDJh4)
· Apague
a vela e termina seu momento de oração
Algumas
ideias sobre Marcos 5,1-20
Acalmada
a tempestade de preocupações e medos que agitava os discípulos na travessia,
chegaram com Jesus ao território pagão (terra dos gerasenos). Esta região
ficava próxima a Tiberíades, cidade construída por Herodes em homenagem ao
imperador Tibério. Ela foi erguida sobre os restos de um cemitério e, por isso,
Herodes teve que forçar os judeus para que fossem habitar nela. A menção aos
porcos reforça o caráter impuro dessa cidade considerada pagã pelos judeus.
Este é
o mais dramático relato de exorcismo de Marcos, tanto pelos detalhes narrativos
como pela situação da pessoa dominada e pelos efeitos dessa dominação. De fato,
aquele homem vivia errante nos cemitérios e feria constantemente o próprio
corpo. É um retrato da desumanização à qual havia chegado, sob a dominação dos
demônios. Mas é importante compreender o que são e o que representam estes
demônios.
Jesus
põe um fim nas tentativas dos demônios para nomeá-lo. O título de Filho do Deus
Altíssimo tem ressonâncias pagãs, e representa uma ameaça para as pessoas já
terrivelmente feridas e segregadas. E, mais que isso, Jesus consegue impor-lhes
a obrigação de dizer quem são. “Meu nome é legião, porque somos muitos”, é a
resposta a Jesus.
Ora, o
episódio transcorre numa região marcada pela dominação romana, com forte
presença do comércio e do exército. Ora, o nome dado a um dos destacamentos do
exército romano era exatamente “legião”, e seu símbolo era o porco! O
evangelista não podia ser mais claro: é a presença opressora e intimidadora da
dominação romana, através do exército que agride e despersonaliza o povo! Não
se trata de espíritos misteriosos, mas de sujeitos e instituições bem concretas
e identificáveis.
Libertado
e reconstruído, o homem se transforma em apóstolo. Tanto os cuidadores dos
porcos como os comerciantes da cidade percebem o “estrago” que Jesus fez nos
seus negócios, e pedem que Jesus se retire da região. Sempre há quem prefira os
negócios funcionando à custa de pessoas morrendo!
(Itacir Brassiani msf)
Um pensamento do Papa Francisco
“Outra expressão degenerada duma liderança
populista é a busca do interesse imediato.
Responde-se a exigências populares, com o fim de ter garantido os votos ou o
apoio do povo, mas sem avançar numa tarefa árdua e constante que proporcione às
pessoas os recursos para o seu desenvolvimento, de modo que possam
sustentar a vida com o seu esforço e criatividade”. (Francisco, Fratelli Tutti, 161)
Sobre a
Leitura Orante do Evangelho
A
Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e fecundar nossa
vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em
família, em grupo ou em comunidade.
“Ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar
a lectio divina, deixar-se
surpreender pela novidade dela, superar a surdez àquilo que não está de acordo
com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da
fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum Domini, 46).
Em tempos de restrições à convivência e
à movimentação social, a leitura orante é um modo de ir além da simples
assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo
pesado e estéril.
Os textos propostos são aqueles
indicados pela Igreja para a liturgia diária. Os grupos podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, preparem um roteiro e evitem escolher
apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus encontre em cada
um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente
difíceis, produza bons e abundantes frutos.
Missionários da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)
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