domingo, 31 de janeiro de 2021

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 285

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 285   

Dia 01/02/2021 | Segunda-feira | 4ª Semana do Tempo Comum

Evangelho segundo Marcos (5,1-20)

 

(1)    Coloque-se em atitude de oração

·      Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a oração

·      Escolha o lugar no qual você se sinta bem

·      Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·      Acenda uma vela e tome a bíblia em suas mãos

·      Tome consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos

·      Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·      Prepare-se ouvindo a canção “Palavras de salvação somente o céu pra dar” (https://www.youtube.com/watch?v=ui-q2qnJyac)

 

(2)    Leia o texto da Palavra de Deus

·      Leia com toda a atenção o texto de Marcos 5,1-20

·      Leia o texto em voz alta (se possível)

·      Depois de acalmar a agitação dos discípulos na travessia, Jesus chega com eles na região pagã e realiza ali um sinal do Reino

·      O homem dito possuído pelo demônio é o retrato dramático da degradação humana, despojado até da palavra própria

·      Inquirido por Jesus, o próprio “demônio” diz quem é: seu nome é “legião” (destacamento de soldados romanos)

·      É a presença opressora e aterrorizadora do exército romano que escraviza e destrói as pessoas, e Jesus as liberta disso

·      O que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?

 

(3)    Medite a Palavra de Deus

·      Procure perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?

·      Releia o texto com atenção, percebendo a degradação do homem possuído, a diálogo com Jesus, à mudança que a ação de Jesus provoca nele, à reação das pessoas da região

·      Hoje volta a tentação de atribuir ao demônio a causa do sofrimento das pessoas, enquanto que Jesus nos ensina que não é assim

·      Quanto maior é a precariedade da situação e as tensões vividas por um povo, tanto maior é a incidência de doenças e transtornos

·      Jesus nos ensina o engajamento perseverante em ações que expulsem os dominadores e resgatem a autonomia das pessoas

·      Se puder, leia as notas sobre o texto (na página seguinte)

·      Saboreie interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você

 

(4)    Reze com o texto lido e meditado

·    Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·    Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·    Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·    Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·    Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?

 

(5)    Contemple a vida à luz da Palavra

·    Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·    Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·    Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·    Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

 

(6)    Retorne à vida cotidiana

·    Se considerar conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para ajudar na compreensão do texto lido

·    Recite o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de oração desse dia.

·    Recite ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos, iluminai-nos e congregai-nos!

·    Medite a canção “Nossa alegria é saber que um dia...” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=dkQATERDJh4)

·    Apague a vela e termina seu momento de oração

 

Algumas ideias sobre Marcos 5,1-20

Acalmada a tempestade de preocupações e medos que agitava os discípulos na travessia, chegaram com Jesus ao território pagão (terra dos gerasenos). Esta região ficava próxima a Tiberíades, cidade construída por Herodes em homenagem ao imperador Tibério. Ela foi erguida sobre os restos de um cemitério e, por isso, Herodes teve que forçar os judeus para que fossem habitar nela. A menção aos porcos reforça o caráter impuro dessa cidade considerada pagã pelos judeus.

Este é o mais dramático relato de exorcismo de Marcos, tanto pelos detalhes narrativos como pela situação da pessoa dominada e pelos efeitos dessa dominação. De fato, aquele homem vivia errante nos cemitérios e feria constantemente o próprio corpo. É um retrato da desumanização à qual havia chegado, sob a dominação dos demônios. Mas é importante compreender o que são e o que representam estes demônios.

Jesus põe um fim nas tentativas dos demônios para nomeá-lo. O título de Filho do Deus Altíssimo tem ressonâncias pagãs, e representa uma ameaça para as pessoas já terrivelmente feridas e segregadas. E, mais que isso, Jesus consegue impor-lhes a obrigação de dizer quem são. “Meu nome é legião, porque somos muitos”, é a resposta a Jesus.

Ora, o episódio transcorre numa região marcada pela dominação romana, com forte presença do comércio e do exército. Ora, o nome dado a um dos destacamentos do exército romano era exatamente “legião”, e seu símbolo era o porco! O evangelista não podia ser mais claro: é a presença opressora e intimidadora da dominação romana, através do exército que agride e despersonaliza o povo! Não se trata de espíritos misteriosos, mas de sujeitos e instituições bem concretas e identificáveis.

Libertado e reconstruído, o homem se transforma em apóstolo. Tanto os cuidadores dos porcos como os comerciantes da cidade percebem o “estrago” que Jesus fez nos seus negócios, e pedem que Jesus se retire da região. Sempre há quem prefira os negócios funcionando à custa de pessoas morrendo!

 (Itacir Brassiani msf)

 

Um pensamento do Papa Francisco

 

Outra expressão degenerada duma liderança populista é a busca do interesse imediato. Responde-se a exigências populares, com o fim de ter garantido os votos ou o apoio do povo, mas sem avançar numa tarefa árdua e constante que proporcione às pessoas os recursos para o seu desenvolvimento, de modo que possam sustentar a vida com o seu esforço e criatividade”. (Francisco, Fratelli Tutti, 161)

 

Sobre a Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

“Ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a lectio divina, deixar-se surpreender pela novidade dela, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum Domini, 46).

Em tempos de restrições à convivência e à movimentação social, a leitura orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Os grupos podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, preparem um roteiro e evitem escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos.

 Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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