Roteiro de Leitura Orante do Evangelho 257
Dia 04/01/2021 | Segunda-Feira | Segunda Semana do Natal
(1)
Coloque-se em atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a oração
· Escolha
o lugar no qual você se sinta bem
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do momento que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se
ouvindo a canção “É como a chuva que lava” (Clique aqui: https://www.youtube.com/watch?v=rVhD1ndBNbw)
(2)
Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Mateus 4,12-17.23-25
· Leia
o texto em voz alta (se possível)
· O ciclo do Natal terminará com Batismo
de Jesus, e as cenas do Evangelho desta semana já antecipam a missão de Jesus
· Jesus começa sua missão itinerante com
a prisão de João, prossegue seu apelo à conversão, mas prioriza a Galileia
· O povo que vivia nessa região estava
sob uma intensa exploração e dominação política e econômica dos romanos e do
templo
· A pregação e as ações de Jesus brilham
como luz nas trevas, como cura de enfermidades, doenças e sofrimentos
· O
que este trecho da Palavra de Deus diz em si mesmo?
(3)
Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber: O que a Palavra de Deus diz a você hoje?
· Releia o texto lentamente, detendo-se nas
palavras e nas ações de Jesus e seu impacto sobre a difícil vida do povo
galileu
· A pregação de Jesus se resume no
anúncio de uma boa notícia, e suas ações afirmam a dignidade e restauram a vida
dos pobres
· Em que consiste hoje o núcleo central
da pregação, do ensino e da ação pastoral da Igreja? É parecido com o de Jesus?
· Como ressoa para nós, ainda no clima
de Natal, o anúncio da Boa Nova do Reino de Deus e o apelo contendente à
conversão?
· Se
puder, leia as notas sobre o texto (na página seguinte)
· Saboreie
interiormente aquilo que mais ressoa ou atrai você
(4)
Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus?
(5)
Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
(6)
Retorne à vida cotidiana
· Se
considerar conveniente, leia, na página seguinte, o subsídio proposto para
ajudar na compreensão do texto lido
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria, ou faça uma oração pessoal que resuma a experiência de
oração desse dia.
· Recite
ou cante a invocação: Jesus, Maria e José: acolhei-nos,
iluminai-nos e congregai-nos!
· Medite
a canção “Por causa de um certo Reino” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=2ufH2XXpJwI)
· Apague
a vela e termina seu momento de oração
Algumas ideias
sobre Mateus 4,12-17.23-25
No próximo domingo celebraremos o batismo de
Jesus, que representa o início da sua missão pública. Por isso, já durante esta
semana, a Igreja nos propõe textos dos diversos evangelistas que nos falam dos
traços essenciais dessa missão. Hoje, lemos Mateus 4,12-25), omitindo o relato
do chamado dos primeiros discípulos (v. 18-22).
A notícia da prisão de João marca esse início.
Jesus se retira da região da Judeia, onde João Batizava, e vai para a Galileia,
mais distante do controle das autoridades. A terra e o povo eram conhecidos de
Jesus, pois ali ele se criara. Como João, a primeiro e principal pregação de
Jesus era um chamado imperativo à conversão.
Mateus diz que a Galileia vivia nas trevas, e,
com Jesus, uma luz de vida e esperança começa a brilhar. Trevas não tem nada a
ver com moralidade e falta de conhecimento, mas tem tudo a ver com ações e
estruturas políticas, sociais, econômicas e religiosas que impedem a vida do
povo, que se opõem à vontade de Deus.
A novidade que Jesus trazia – a irrupção do
Reino de Deus num mundo de opressão – era algo tão luminoso e relevante que,
para reconhece-lo, acolhê-lo e entrar no seu dinamismo era necessária uma
profunda mudança de mentalidade e de atitudes. Afinal, os dominadores sempre
repetem suas lições de que nenhuma mudança é possível, que não adianta esperar.
O evangelista registra também que Jesus
pregava o “Evangelho do Reino”. A expressão “evangelho” era usada pelos reis e
imperadores para dar notícia do nascimento ou maioridade de um príncipe, ou
ainda para noticiar a ampliação dos seus domínios. A “boa nova do reino” é
exatamente o contrário: é o fim das relações de dominação e exploração!
Jesus cora doenças, enfermidades e
sofrimentos. São situações que crescem nos tempos difíceis, de tensões sociais
e de opressão. Até os casos de paralisia e mudez aumentam nas situações de
violência e terror. Com Jesus e o Reino de Deus, isso começa a mudar para o
povo pobre.
(Itacir Brassiani msf)
Um pensamento
do Papa Francisco
“Com
tristeza, observo que vivemos já muito tempo na degradação moral, virando as
costas à ética, à bondade, à fé, à honestidade. Chegou o momento de reconhecer
que esta alegre superficialidade de pouco nos serviu. Uma tal
destruição de todo o fundamento da vida social acaba por colocar-nos uns contra
os outros na defesa dos próprios interesses. Voltemos a promover o bem, para
nós mesmos e para toda a humanidade, e assim caminharemos juntos para um
crescimento genuíno e integral”. (Papa
Francisco, Fratelli Tutti, 113)
Sobre a Leitura Orante do Evangelho...
A
Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e fecundar nossa
vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em
família, em grupo ou em comunidade.
“Ouvir
juntos a Palavra de Deus, praticar a lectio
divina, deixar-se surpreender pela novidade dela, superar a surdez
àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho
para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra” (Bento XVI, Verbum
Domini, 46).
Em
tempos de restrições à convivência e à movimentação social, a leitura orante é
um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma
evitar que este seja um tempo pesado e estéril.
Os
textos propostos são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Os
grupos podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, preparem
um roteiro e evitem escolher apenas os textos que agradam mais.
Que
a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo
nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos.
Missionários da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)
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