Ano C Roteiro de
Leitura Orante do Evangelho Nº 782
Dia 13/06/2022 | Solenidade
da Santíssima Trindade
Evangelho segundo
João (16,12-15)
(1) Coloque-se em atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
· Escolha
o lugar no qual você não seja interrompido/a
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela, e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se
ouvindo ou cantando o mantra “Trindade de amor” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=GdHlmqWQ_Ic)
(2) Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de João 16,12-15
· Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
· Este diálogo de Jesus
com seus discípulos está no contexto da ceia de despedida e o lava-pés, e faz
parte do seu “testamento”
· O diálogo é precedido
pelo anúncio da sua paixão e morte e do envio do Espírito como guia, defensor e
pedagogo da comunidade
· O conhecimento profundo
do mistério de Deus em Jesus é progressivo, e supõe uma abertura ao que o seu
Espírito diz
· No horizonte da
solenidade da Trindade, Jesus sublinha a unidade de ação entre ele, o Pai e o
Espírito Santo
· Em Deus não há solidão,
nem hierarquia, mas perfeita comunhão e dom recíproco no amor, na compaixão e
na ternura
· O
que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?
(3) Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu
sentido nesse momento da vida?
· Coloque-se em meio aos
discípulos, perturbados com o gesto extremo de fraternidade de Jesus, com o
anúncio da sua morte e com a previsão da oposição que eles mesmos sofreriam
para continuar a missão de Jesus
· Você percebe, também
hoje, sinais de oposição e resistência à missão dos seguidores/as de Jesus?
· Quem implicações tem em
nossa vida e nossas relações nossa fé num Deus que sustenta a originalidade de cada
ser (três pessoas) e dinamiza a unidade pela comunhão (um só Deus)?
· Se achar oportuno e for possível, leia as
“pistas” (página 3)
(4) Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus
· Contemple os laços
íntimos e místicos que unem todas as criaturas, e louve pelos sinais de Deus
Uno e Trino presente nelas
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Como poderíamos avançar
nas relações de comunhão inspiradas na Trindade no âmbito das famílias, da
Igreja e das organizações?
(6) Retorne à vida cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
· Recite
a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas
belas lições”
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Louve
a Deus com o mantra “Louvarei a Deus seu nome bendizendo; louvarei a Deus, à vida nos
conduz!” (Acessível aqui: https://www.youtube.com/watch?v=-aYxTsYWn5Q)
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
Breves notas sobre João 16,12-15
Na solenidade da
Santíssima trindade, o evangelho que nos ilumina faz parte do diálogo
exortativo com o qual Jesus prepara os discípulos para a sua Hora, sua paixão e
morte. Pouco a pouco, Jesus foi sublinhando a boa e desejável novidade: o envio
do seu Espírito como dinamismo de comunhão com ele, com o Pai e com os irmãos e
irmãs e, ao mesmo tempo, dinamismo que sustenta as comunidades de discípulos/as
em permanente saída missionária.
Nos versículos de
hoje, Jesus atribui ao Espírito da
Verdade o papel de guiar os/as
discípulos/as na compreensão das consequências da aceitação da sua
mensagem, num processo de compreensão e interpretação que evolui de acordo com
os acontecimentos. O Espírito é mestre
experimentado que explica e aplica o Evangelho de Jesus na vida concreta das
comunidades de discípulos e discípulas imersos num mundo extremamente hostil à
novidade cristã.
A voz do Espírito
é a voz de Jesus, ele fala aquilo que “ouve” de Jesus, assim como Jesus
compartilha Palavra e Ação com o Pai. Eles têm em comum o amor fiel e generoso
pelo ser humano. Por isso, assim como guiou e sustentou Jesus na sua missão
emancipadora, o Espírito guia a comunidade cristã na sua atividade em favor da
libertação dos homens e mulheres cativos dos seus próprios temores e do domínio
das instituições que oprimem e discriminam.
É quando Jesus,
por amor, desce aos lugares mais inferiores que se possa imaginar, que ele
honra o amor do Pai e consuma a vocação à qual são chamados todos os seres
humanos. E isso só é possível para os discípulos/as mediante a abertura à ação
regeneradora e transformadora do Espírito Santo, que estabelece a relação de
comunhão de tudo com tudo: do Pai com o Filho; do Pai e do Filho conosco; a
nossa relação com os outros, com todas as criaturas.
É esse o sentido
da afirmação aparentemente estranha de Jesus, quando diz que “todas as coisas
do Pai são minhas” e que “ele vai receber do que é meu”. Não obstantes serem
três e conservarem sua própria “personalidade”, eles são como “uma só coisa” na
qualidade e na intensidade do amor compassivo pelas suas criaturas.
(Itacir Brassiani msf)
Solicitude pela realidade social
“A consciência da paternidade comum de Deus, da fraternidade de todos os
homens em Cristo e da presença e da ação vivificante do Espírito Santo
conferirá ao nosso olhar para o mundo como que um novo critério para o interpretar. Por cima dos vínculos humanos e
naturais delineia-se um novo modelo
de unidade do gênero humano. Este supremo modelo de unidade, reflexo da vida
íntima de Deus, uno em três Pessoas, é o que nós cristãos designamos com a palavra
«comunhão». Esta comunhão, é a alma da vocação da Igreja para ser «sacramento” (João Paulo II, Sollicitudo rei socialis, § 40).
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de
Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do
Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões
ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja
para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um
terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons
e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)
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