terça-feira, 28 de junho de 2022

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 798

Ano C Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 798

Dia 29/06/2022 | XIII Semana do Tempo Comum | Quarta-feira

Evangelho segundo Mateus (8,28-34)

(1) Coloque-se em atitude de oração  

·    Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·    Escolha o lugar no qual você não seja interrompido/a

·    Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·    Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·    Tome consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos

·    Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·    Prepare-se cantando: A comunidade se levanta e canta...” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=626ZWUm3qpg)

 

(2) Leia o texto da Palavra de Deus

·    Leia com toda a atenção o texto de Mateus 8,28-34

·    Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·    Acalmada a tempestade e feita a travessia do lago de Genesaré, Jesus inicia sua missão conflituosa e exigente em território pagão, marcado pela onipresença violenta do império romano

·    Sua presença resgata a autonomia e a liberdade de duas pessoas arruinadas em sua personalidade pelo demônio

·    Tanto a ação de Jesus como a posterior missão dos discípulos/as ameaça interesses e provoca conflitos

·    O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?

 

(3) Medite a Palavra de Deus

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?

·    A cena é uma espécie de sátira que ridiculariza o império romano e a força do seu exército em território palestino

·    A voz que fala pela boca das duas pessoas dominadas pelo demônio é a voz do medo e a voz do exército romano

·    Os porcos eram o símbolo da legião romana que atuava na Síria, e era fonte de renda para os invasores romanos

·    O povo da aldeia, mesmo conhecendo a dominação, prefere ficar com seus pequenos benefícios que acolher a presença de Jesus

·    Jesus nunca faz acordo com as forças de dominação, e manda os demônios “para o quinto dos infernos”

·    Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4) Reze com o texto lido e meditado

·    Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·    Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·    Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·    Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·    Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

·    Coloque-se em sintonia com as pessoas apavoradas diante da Covid-19, da guerra e da crise econômica às suas famílias

·    Peça ao Senhor a graça de confiar plenamente nos frutos da presença de Jesus nos dramas pessoais, familiares e da humanidade

 

(5) Contemple a vida à luz da Palavra

·    Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·    Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·    Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·    Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·    Identifique os resquícios de “relações comerciais” que permanecem em você e sua família, e estabeleça um caninho para superá-las

 

(6) Retorne à vida cotidiana

·    Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·    Recite a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas belas lições”

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Ouça e cante a “Vem, eu mostrarei...” (Acessível em: https://www.youtube.com/watch?v=lV1mSM4aOnMhw)

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Apague a vela e conclua seu momento de oração

 

Breves notas sobre Mateus 8,28-34

Depois de atravessar o lago de Genesaré e acalmar a tempestade que rugia no exterior e no interior dos discípulos, Jesus inaugura sua missão em território não judeu, fortemente marcado pela presença do império e do temido exército romano. E o faz curando duas pessoas possuídas por espíritos impuros, ou demônios. Esse é o primeiro “exorcismo” que Jesus realiza em Mateus.

Para os povos antigos, a manifestação mais forte da possessão era a completa perda da personalidade, a ponto de as pessoas não falarem mais por si mesmas, mas manifestarem a vontade e a palavra da “entidade” que as possuía. Normalmente, esse era o resultado da forte pressão psíquica sob a qual viviam. Ao mesmo tempo, em Israel, tais pessoas eram excluídas do convívio familiar e social, e viviam fisicamente e socialmente marginalizadas.

A cena que nos ocupa, que parece uma clara sátira contada por Jesus e pelas comunidades para desmoralizar a pretensa força econômica, política e militar do império romano, nos apresenta Jesus enfrentando decididamente e vencendo de forma rotunda as forças que oprimem o povo. Inicialmente, os dois “possessos” se portam como animais ferozes, se aproximam de Jesus aos gritos e ameaçando-o. Nas palavras e perguntas dos espíritos maus ecoa o medo que os opressores tem de Jesus e sua ação libertadora.

Jesus não responde aos protestos deles, e os “demônios” acabam propondo um acordo: que Jesus permite que eles deixem os homens e se abriguem nos porcos! Lembremos que o destacamento local do exército romano tinha o porco no seu brasão... Jesus não concede nada, simplesmente manda! Com isso, subverte e vence o poder imperial, e o impacto destrutivo da sua ação abala o povo da aldeia, que sai ao seu encontro barrando sua entrada no povoado.

Esta atitude do povo local antecipa a resistência que lhe oporá mais tarde a elite religiosa do templo! Tanto um como o outro preferem a falsa segurança do exército romano à perigosa liberdade inaugurada por Jesus. Vivendo o dinamismo do Reino, Jesus e seus discípulos ameaçam interesses e provocam conflitos!

 (Itacir Brassiani msf)

 

Solicitude pela realidade social

Outras nações precisam de reformar algumas estruturas injustas e, em particular, as próprias instituições políticas, para substituir regimes corruptos, ditatoriais ou autoritários com regimes democráticos, que favoreçam a participação. A “saúde” de uma comunidade política — enquanto expressa mediante a livre participação e responsabilidade de todos os cidadãos na coisa pública, a firmeza do direito e o respeito e a promoção dos direitos humanos — é condição necessária e garantia segura de desenvolvimento do homem todo e de todos os homens(João Paulo II, Sollicitudo rei socialis, § 45).

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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