domingo, 12 de junho de 2022

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 783

 Ano C Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 783

Dia 13/06/2022 | XI Semana do Tempo Comum | Segunda-feira

Evangelho segundo Mateus (5,38-42)

(1) Coloque-se em atitude de oração  

·    Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·    Escolha o lugar no qual você não seja interrompido/a

·    Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·    Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·    Tome consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos

·    Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·    Prepare-se cantando: A Palavra de Deus vai chegando, vai” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=lWUng2ouMHc)

 

(2) Leia o texto da Palavra de Deus

·    Leia com toda a atenção o texto de Mateus 5,38-42

·    Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·    Este texto está situado no conjunto de exemplos de releitura e consumação da Lei e dos costumes que Jesus dá aos discípulos/as

·    Espera-se que os discípulos/as de Jesus sejam capazes de não reagir na mesma moeda, de romper com o ciclo de violência

·    Aqueles/as que seguem Jesus precisam superar a lei da retribuição em igual medida pela gratuidade, por um estilo de vida alternativo

·    O princípio que diz “bateu, levou” não tem nada a ver com Jesus e com o seu Evangelho, é justiça pequena e medíocre

·    É próprio dos/as seguidores/as de Jesus Cristo tomar a iniciativa e dar o primeiro passo na superação da espiral da violência

·    O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?

 

(3) Medite a Palavra de Deus

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?

·    Deixe ressoar em você este ensino inovador de Jesus, que ele viveu em primeira pessoa: não pagar com a mesma moeda, não ser uma pessoa reativa, mas inovadora, revolucionária

·    Recorde cenas e acontecimentos da vida de Jesus que demonstram que ele viveu isso que ensina aos seus discípulos

·    O que significa hoje oferecer a outra face, dar o manto a quem quer se apropriar da túnica, andar o dobro daquilo que nos impõem?

·    Como poderíamos praticar o princípio ensinado por Jesus nas relações violentas que infestam hoje as redes sociais, especialmente quando o assunto é política nacional?

·    Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4) Reze com o texto lido e meditado

·    Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·    Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·    Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·    Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·    Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

·    Peça a Jesus a serenidade e a mansidão para não revidar com a mesma prática o desprezo ou a violência que você venha a sofrer

 

(5) Contemple a vida à luz da Palavra

·    Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·    Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·    Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·    Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·    Como reeducar os cristãos de nossas comunidades numa prática alternativa à que predomina na sociedade?

 

(6) Retorne à vida cotidiana

·    Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·    Recite a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas belas lições”

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Ouça e cante a Oração de São Francisco (Acessível em: https://www.youtube.com/watch?v=Qc3Tp-OrUGI)

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

 

Breves notas sobre Mateus 5,38-42

No sermão da montanha, que é um curso de iniciação dos/as discípulos/as ao Evangelho do Reino de Deus, Jesus se apresenta como o intérprete e consumador da lei e dos costumes do judaísmo. Hoje nos deteremos no quinto exemplo de releitura da Lei que, como Mestre que ensina com autoridade e ousadia, Jesus desenvolve nós.

A vingança, que nasce no ventre do medo, parece fazer parte da condição humana e da história das sociedades. O judaísmo quis limitar este princípio ao “olho por olho e dente por dente”. “Bateu, levou!”, dizemos hoje. E isso já representou um avanço diante da violência ilimitada que a vingança atraía. Mas Jesus pede aos seus discípulos e discípulas muito mais que isso. Ele pede que quebremos o círculo da violência, que passemos da simples reação à violência sofrida à iniciativa e à gratuidade. “Não enfrenteis quem é malvado (com a mesma prática)!”

Jesus dá alguns exemplos de como podemos fazer isso na prática. Num contexto em que o tapa no rosto era um insulto e uma violência física de uma pessoa superior sobre outra tratada como inferior, oferecer a outra face a quem bate é expressão de dignidade e superioridade, de capacidade de iniciativa, de não-violência ativa. Isso jamais pode ser visto como sinal de fraqueza e submissão.

Num ambiente no qual era comum um proprietário rico penhorar judicialmente a túnica de um pobre endividado, entregar também o manto, ou seja, todas as vestes, era uma forma de expor a humanidade nua que iguala a todos os seres humanos, um jeito de protestar e de desmascarar a violência dos prepotentes.

Num contexto em que os soldados romanos, que garantiam com violência a ocupação colonialista, obrigavam o povo nativo a caminhar com eles e carregar as armas que serviam para intimidá-los, caminhar o dobro do que lhes era imposto significa não entrar no jogo dos opressores, tomar a iniciativa e ser mais digno que eles.

Não há qualquer sombra de dúvidas! O ensinamento de Jesus não tem nada de submissão, e tudo de alternativo, de maturidade humana, de uma nova ética.

 (Itacir Brassiani msf)

 

Solicitude pela realidade social

As estruturas de pecado e os pecados que nelas vão convergir opõem-se com igual radicalidade à paz e ao desenvolvimento, porque o desenvolvimento é o novo nome da paz. A solidariedade é caminho para a paz e, ao mesmo tempo, para o desenvolvimento, pois a paz do mundo é inconcebível se não se chegar ao reconhecimento de que a interdependência exige a superação da política dos blocos, a renúncia a todas as formas de imperialismo econômico, militar ou político, e a transformação da recíproca desconfiança em colaboração(João Paulo II, Sollicitudo rei socialis, § 39).

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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