segunda-feira, 6 de junho de 2022

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 777

Ano C Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 777

Dia 07/06/2022 | X Semana do Tempo Comum | Terça-feira

Evangelho segundo Mateus (5,13-16)

(1) Coloque-se em atitude de oração  

·    Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·    Escolha o lugar no qual você não seja interrompido/a

·    Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·    Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·    Tome consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos

·    Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·    Prepare-se cantando: Ensina, Maria, tua gente a escutar!” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=-bCavoGjNyM)

 

(2) Leia o texto da Palavra de Deus

·    Leia com toda a atenção o texto de Mateus 5,13-16

·    Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·    Estamos no início da missão de Jesus, e ele está empenhado na formação dos discípulos no caminho do Reino de Deus

·    Nas bem-aventuranças, Jesus traçou o horizonte da vida de quem deseja segui-lo: a vida feliz e bem-aventurada do reino de Deus

·    Hoje Jesus recorre às metáforas do sal e da luz para ilustrar o estilo de vida e a identidade missionária dessa comunidade-semente

·    Jesus se dirige aos seus discípulos e discípulas, e a condição de sal e luz depende de que vivam o estilo de vida vivido e ensinado por ele

·    O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?

 

(3) Medite a Palavra de Deus

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?

·    Situe-se na cena, próximo/a a Jesus, sem dar as costas à multidão que busca nele um caminho para uma vida mais digna e humana

·    Acolha e deixe ressoar em você a imagem do sal (modo de ser no mundo) e da luz (missão do discípulo/a missionário/a de Jesus)

·    O sal misturado à comida perde a visibilidade, mas todos percebem se está ou não presente: o que isso nos ajuda a entender?

·    A luz não brilha para si mesma, mas para que vejamos as pessoas e coisas ao nosso redor: o que isso nos ensina sobre a vida cristã?

·    Qual é a qualidade do sal e a intensidade da luz que nossas comunidades cristãs estão demonstrando nestes tempos difíceis?

·    Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4) Reze com o texto lido e meditado

·    Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·    Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·    Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·    Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·    Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

·    Fale com Jesus, e peça dele a graça da encarnação despojada e gratuita (sal) e do testemunho corajoso e perseverante (luz)

 

(5) Contemple a vida à luz da Palavra

·    Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·    Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·    Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·    Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·    Que passos nossas Igrejas, especialmente as comunidades, precisam dar para ser comunidades vivas e missionárias, mesmo que por isso sejam consideradas periféricas e marginais?

 

(6) Retorne à vida cotidiana

·    Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·    Recite a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas belas lições”

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Ouça e cante: Ave, Maria! Ave, Maria! Ave, Maria! (Acessível em: https://www.youtube.com/watch?v=DxLW6ISHXGQ)

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

 

Breves notas sobre Mateus 5,13-16

Não esqueçamos o ponto de partida deste breve e intenso texto do evangelho de Jesus Cristo segundo Mateus: os quatro versículos de hoje são a sequência das bem-aventuranças, e fazem parte de uma espécie de apresentação da novidade de Jesus: Ele não é um pregador e mestre ao estilo dos doutores da Lei, e não veio impor um receituário moral a ser praticado minuciosamente.

Nestes breves versículos, Jesus retoma o tom direto, e fala aos discípulos/as: “Vocês são o sal da terra! Vocês são a luz do mundo!” Ele fala aos mesmos interlocutores das últimas bem-aventuranças: “Felizes vocês, quando por minha causa os insultarem e perseguirem...” Está claro que estes discípulos/as são sal da terra e luz do mundo na medida em que forem misericordiosos, íntegros, pacificadores e promotores da justiça.

A comunidade que se reúne em torno de Jesus e segue seus passos não é um grupo fanático, separado e fechado. Quando Jesus diz que somos sal, está enfatizando nossa inserção no mundo, nosso engajamento pelo bem-estar das pessoas e povos, nosso trabalho para que os projetos e instituições não se degradem ou se corrompam. Ai de nós se esquecermos isso! Não podemos esperar outro destino que não seja ser pisoteados, ser objeto de desprezo.

A comunidade que nasce da novidade do Reino e do chamado de Jesus não pode ser uma instituição autorreferencial, não pode viver em função de si mesma. Quando Jesus diz que somos luz do mundo, está pedindo que vivamos em missão, que irradiemos o brilho do Reino de Deus em nossas relações, que a identidade e a missão que pertencia ao povo de Israel passa a pertencer ao novo povo de Deus, a este povo-semente do qual somos parte.

Uma comunidade que é sal da terra e luz do mundo será sempre uma comunidade-semente, minoritária e marginal. Mas terá a força e a vocação de tornar visível a novidade do Reino de Deus na história. Nem mais e nem menos que isso. Que seja apenas isso, mas seja sempre. Esta é a nossa grandeza, a nossa glória, a nossa vocação. E não precisamos de outras.

 (Itacir Brassiani msf)

 

Solicitude pela realidade social

Não querendo entrar na análise estatística, bastará olhar para a realidade de uma multidão inumerável de homens e de mulheres, crianças, adultos e anciãos, de pessoas humanas concretas e irrepetíveis, que sofrem sob o peso intolerável da miséria. O número daqueles que não têm esperança, pelo fato de que, em muitas regiões da terra, a sua situação se agravou sensivelmente, são milhões e milhões. Perante estes dramas de total indigência e necessidade, em que vivem tantos dos nossos irmãos e irmãs, é o próprio Senhor Jesus que vem interpelar-nos(João Paulo II, Sollicitudo rei socialis, § 13).

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

Nenhum comentário: