quarta-feira, 29 de junho de 2022

Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 799

Ano C Roteiro de Leitura Orante do Evangelho Nº 799

Dia 30/06/2022 | XIII Semana do Tempo Comum | Quinta-feira

Evangelho segundo Mateus (9,1-8)

(1) Coloque-se em atitude de oração  

·    Escolha um momento adequado e tranquilo/a para a meditação

·    Escolha o lugar no qual você não seja interrompido/a

·    Busque uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se

·    Acenda uma vela, e tome a bíblia em suas mãos

·    Tome consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos

·    Faça silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus

·    Prepare-se cantando: A comunidade se levanta e canta...” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=626ZWUm3qpg)

 

(2) Leia o texto da Palavra de Deus

·    Leia com toda a atenção o texto de Mateus 9,1-8

·    Leia o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)

·    Jesus deixa o território “pagão” dos gadarenos e volta a Cafarnaum, na sua amada e conhecida Galileia

·    Um paralítico é levado à presença de Jesus, na casa que compartilhava com seus discípulos mais próximos

·    Jesus fica sensibilizado pela demonstração de fé ativa, chama um excluído de “filho” e o devolve são e salvo aos seus

·    Os mestres da lei defendem a ortodoxia e acusam Jesus de desonrar e usurpar o poder de Deus (que eles pretendem controlar)

·    O que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?

 

(3) Medite a Palavra de Deus

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu sentido nesse momento da vida?

·    Contemple a cena passo a passo, palavra por palavra, gesto por gesto, e deixe-se envolver nela

·    O que o gesto e as palavras de Jesus significam para você, na situação de distanciamento social, medo e prostração que vivemos?

·    Quais são as pessoas em dificuldade que você ajudou a “carregar” até Jesus para que possam reencontrar a vida?

·    Quem são as pessoas que continuam conduzindo você a um encontro vivo e revitalizador com Jesus?

·    Se achar oportuno e for possível, leia as “pistas” (página 3)

 

(4) Reze com o texto lido e meditado

·    Tome consciência de que este texto é Palavra de Deus

·    Depois de escutar atentamente, agora é sua vez de falar

·    Não mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus

·    Permita que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta

·    Não se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas

·    Procure perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus

·    Deixe ressoar em seus lábios as palavras agradecidas das pessoas que encontram em Jesus Cristo uma nova força para viver

·    Peça ao Pai que conceda também às pessoas de hoje a força do Evangelho para resgatar a dignidade humana perdida ou negada

 

(5) Contemple a vida à luz da Palavra

·    Procure contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus

·    Busque meios para colocar em prática o que Deus lhe fala

·    Perceba o que você precisa mudar a partir dessa meditação

·    Responda: O que Deus está pedindo que eu mude ou faça?

·    Como evitar que também hoje alguns agentes da Igreja caiam na tentação de querer controlar e limitar a ação de Deus?

 

(6) Retorne à vida cotidiana

·    Recite o Pai Nosso e a Ave Maria

·    Recite a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas belas lições”

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Ouça e cante a “Vem, eu mostrarei...” (Acessível em: https://www.youtube.com/watch?v=lV1mSM4aOnMhw)

·    Assuma um compromisso pessoal de conversão e mudança

·    Apague a vela e conclua seu momento de oração

 

Breves notas sobre Mateus 9,1-8

Jesus volta à Galileia e à sua cidade, depois de uma breve incursão humanitária e missionária em território pagão, onde sua ação emancipadora foi mal recebida pela população, que preferiu ficar com as migalhas de segurança do império romano a fazer a travessia para a liberdade e a autonomia. Também ali, em sua terra e entre os seus, sua ação libertária causa desconforto. Entende-se, por isso, que ele seja seguido de perto e vigiado pelos mestres da lei.

Eis que um homem paralítico e, por isso, em situação de marginalização social e religiosa, é levado por seus familiares e vizinhos à presença de Jesus. Para tanto, seus próximos superam diversas barreiras e, no incansável empenho deles, Jesus reconhece o dinamismo da fé que os move, acolhe com ternura o paralítico chamando-o de filho. Como Jesus conhece a estreita relação que a cultura estabelece entre enfermidade e pecado, começa removendo ou perdoando o pecado, e conclui mandando que ele se levante e caminhe sobre os próprios pés, emancipado e autônomo.

Os representantes da elite religiosa, que se manifesta pela primeira vez no pensamento e no protesto dos mestres da lei, acusa Jesus de estar usurpando o poder de Deus e, por isso, blasfemando. Eles se consideram os únicos intérpretes autorizados da lei e defensores exemplares da ortodoxia. Como leu o que motivou a ação das pessoas que levaram o paralítico até ele, Jesus também leu os pensamentos dos seus opositores, e os acusa de pensar e tramar o mal, de estarem, com essa atitude, se afastando da vontade de Deus.

Como enviado e comissionado pelo Pai, Jesus não reivindica para si mesmo os créditos do perdão e da cura. Ele passa do perdão – ação interior, cujos frutos não são visíveis – à cura, que é o lado visível da mesma ação. O evangelista diz que, diante do que viu, o povo ficou com medo (temor ou trepidação frente a um claro sinal da presença de Deus) e glorificou a Deus por ter dado tal poder a Jesus e aos seus discípulos (“aos homens”). É claro que nessa nota de Mateus, ressoa também a experiência já consolidada da comunidade cristã, que, décadas depois, continua fazendo o que aprendeu de Jesus.

 (Itacir Brassiani msf)

 

Solicitude pela realidade social

À abundância de bens e de serviços disponíveis no Norte desenvolvido, corresponde um inadmissível atraso no Sul; e é precisamente nesta faixa geopolítica que vive a maior parte do gênero humano. Quando se repara na gama dos diversos setores — produção e distribuição dos víveres, higiene, saúde e habitação, disponibilidade de água potável, condições de trabalho, especialmente feminino, duração da vida e outros índices económicos e sociais — o quadro, no seu conjunto, apresenta- se desolador. A palavra «fosso» volta espontaneamente aos lábios(João Paulo II, Sollicitudo rei socialis, § 14).

Leitura Orante do Evangelho

A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.

O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à escuta da Palavra”.

Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um tempo pesado e estéril.

Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite escolher apenas os textos que agradam mais.

Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons e abundantes frutos para a vida do mundo.

Missionários da Sagrada Família

https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS

(http://itacir-brassiani.blogspot.com/)

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