Ano C Roteiro de
Leitura Orante do Evangelho Nº 794
Dia 24/06/2022 | Solenidade
do Sagrado Coração de Jesus
Evangelho segundo
Lucas (15,3-7)
(1)Coloque-se em
atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
· Escolha
o lugar no qual você não seja interrompido/a
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela, e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se
cantando: “Pela Palavra de Deus saberemos por onde
andar...” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=z-xuR6RsTaw)
(2)Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Lucas 15,3-7
· Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
· Pelo
que fazia e ensinava, Jesus escandalizava as pessoas piedosas e os líderes e
chefes religiosos do seu tempo
· Ao
mesmo tempo, seu anúncio e sua acolhida generosa atraía as pessoas que não
cabiam no sistema (pecadoras)
· Enquanto
os pecadores se aproximavam de Jesus para escutá-lo e se confraternizar, os
fariseus se afastavam e criticavam
· Jesus
conta a parábola da ovelha amada para justificar sua prática missionária e
mostrar quem alegra e quem desgosta o Pai
· O
caminho de Jesus é o caminho da Igreja, a pratica de Jesus deve ser a prática
dos seus discípulos/as
· O
que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?
(3)Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu
sentido nesse momento da vida?
· Não
é verdade que a liberdade e a generosidade do coração de Jesus e seu Evangelho
às vezes escandalizam também a nós?
· Será
que entendemos realmente que Jesus se aproxima, busca e acolhe, e não se
afasta, não julga e não se separa?
· Perceba-se
como a ovelha amada e procurada, como a moeda buscada e encontrada, motivo da
alegria de Deus
· Em
que medida você está sendo uma extensão do coração de Jesus na sua relação com
as pessoas necessitadas e discriminadas?
· Se achar oportuno e for possível, leia as
“pistas” (página 3)
(4)Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus
· Alegre-se
com as iniciativas que levam nossas comunidades ao encontro das pessoas
discriminadas e louve a Deus por esses gestos
(5)Contemple a vida
à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Como
evitar que os cristãos de hoje, e nossa Igreja como um todo, recaia na tentação
do farisaísmo e de um “coração de pedra”?
(6)Retorne à vida
cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
· Recite
a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas
belas lições”
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Ouça
e cante a “Vai, João!” (Acessível em: https://www.youtube.com/watch?v=p93Z71iwjhQ)
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Apague
a vela e conclua seu momento de oração
Breves notas sobre Lucas 15,3-7
Não esqueçamos a porta de entrada
desta linda e exigente parábola. Enquanto os pecadores e excluídos se aproximam
e escutam Jesus, os fariseus e mestres da lei se afastam e criticam. Jesus se
aproxima e se mistura com o povo para as quais o judaísmo fechava as portas, e
os líderes religiosos se afastam e separam das pessoas que estão fora de um
sistema religioso baseado na Lei.
Enquanto Jesus se abaixa, os fariseus
se elevam. Os fariseus e Jesus têm experiências de Deus diametralmente opostas.
Fariseus e mestres da lei se comportam como quem presume ser justo e não
precisar de conversão, como se estivem dispensados de toda e qualquer mudança.
Eles julgam-se as únicas pessoas que realmente dão alegria a Deus, porque
realizam sua vontade cumprindo as leis até nos seus minúsculos detalhes. As
leis são escritas em pedras duras e frias, mas a misericórdia está inscrita no
coração de Deus.
Precisamos evitar a tentação de
“torcer” estas parábolas pensando que elas estejam tratando da questão da
conversão dos pecadores. O foco não é a conversão de quem está em situação de
risco, mas o cuidado primoroso do coração de Deus por eles. Se a ovelha pode
ser considerada “culpada” por perder-se, o mesmo não pode ser dito da moeda da
parábola que vem em seguida. Se alguém é responsável pela perda da moeda, esse
alguém não é ela mesma!
Com esta parábola Jesus justifica e
defende sua missão e sua prática acolhedora e solidária. Ela corresponde ao querer
e ao agir do próprio Deus, núcleo vivo e pulsante do coração de Jesus. Deus
cuida, procura, resgata. Quem se escandaliza com ele, mesmo que ensine e cumpra
as leis, não o conhece. É ignorante ou traidor da vontade de Deus. Quer
“ensinar o pai-nosso ao vigário”.
Os discípulos/as de Jesus são
convidados/as a compartilhar a alegria do Pai, que, como o pastor e a dona de
casa, chamam os amigos para festejar o êxito da missão. Para ele, ninguém é
justo ou pode se dispensar da conversão. E, além de compartilhar a alegria de
Deus, somos chamados/as participar da sua “saída” ao encontro dos “últimos” e
excluídos dos bens e alegrias da vida.
(Itacir Brassiani msf)
Solicitude pela realidade social
“Os bens deste mundo são originariamente
destinados a todos. O direito
à propriedade privada é válido e necessário,
mas não anula o valor de tal princípio. Sobre a propriedade grava uma hipoteca
social, quer dizer, nela é reconhecida, como qualidade intrínseca, uma função
social, fundada e justificada precisamente pelo princípio da destinação
universal dos bens” (João Paulo II, Sollicitudo rei socialis, § 42).
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de
Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do
Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões
ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja
para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um
terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons
e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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