Ano C Roteiro de
Leitura Orante do Evangelho Nº 773
Dia 03/06/2022 | Sétima
semana da Páscoa | Sexta-feira
Evangelho segundo
João (21,15-19)
(1)Coloque-se em
atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
· Escolha
o lugar no qual você não seja interrompido/a
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela, e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se
cantando: “Eu te exaltarei...” (Clique
aqui: https://www.youtube.com/watch?v=34NxjJKX5a4)
(2)Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de João 21,15-19
· Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
· Este texto relata o
último encontro de Jesus com seus discípulos, depois da manifestação no fim de
uma noite de pesca frustrante
· No evangelho de João, Pedro
aparece como um discípulo de cabeça dura, agarrado às tradições, resistente à
novidade de Jesus
· Jesus interroga Pedro
três vezes sobre seu amor ao mestre, sublinhando que o amor a ele se traduz no
cuidado pelos outros
· Jesus afirma
definitivamente que o amor e a adesão a ele devem ser demonstrados no amor
cuidadoso com suas “ovelhas” e “cordeiros”
· Finalmente, Jesus chama
Pedro a segui-lo, a tornar-se discípulo, a começar a caminhada no “primeiro
ano”
· O
que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?
(3)Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu
sentido nesse momento da vida?
· Situe-se junto de Jesus
e de Pedro, observe o mal-estar de Pedro e acolha as perguntas de Jesus como
dirigidas a você
· O que significa para
você, sua família e sua comunidade, “apascentar as ovelhas” e “cuidar dos
cordeiros” hoje?
· Quais são as
consequências missionárias e pastorais da “união indissolúvel” entre o amor a
Jesus e o cuidado pelo seu rebanho?
· Como isso pode
estimular e dirigir as relações ecumênicas?
· Se achar oportuno e for possível, leia as
“pistas” (página 3)
(4)Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus
· Deixe que ressoem
profundamente em você as perguntas de Jesus, e repita, com consciência e
alegria, as respostas de Pedro
· Acolha também o mandato
de Jesus: cuidar do seu rebanho
(5)Contemple a vida
à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Quais seriam os caminhos e passos que devemos dar para passar de uma adesão adolescente
(“quando eras jovem”) a uma responsabilidade adulta (“quando fores adulto”) a
Jesus?
(6)Retorne à vida
cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
· Recite
a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas
belas lições”
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Medite
e reze com canção “Um hino ao Divino” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=B8xhmQ2yg0Q)
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
Pistas sobre João 21,15-19
Depois de aparecer aos discípulos no
final de uma noite de pesca frustrante, e depois de partilhar com eles pão e
peixe e de praticamente ignorar o gesto voluntarioso de Pedro, que se joga na
água para ir ao seu encontro, Jesus interroga Pedro três vezes. O simples fato
de que Jesus lhe dirija a palavra depois do seu “papelão” durante a paixão e
morte, é para Pedro um bálsamo reconfortante, um grande sinal de delicadeza e
misericórdia de Jesus.
Na cena de hoje, Pedro é tomado à parte
e confirmado na sua missão de pastorear o rebanho. Induzindo Pedro a se
comparar com os demais discípulos, Jesus o provoca a ser humilde, a reconhecer
o fracasso e encontrar a própria verdade. Por isso, pergunta se Pedro o amo profundamente (agapan), se seu amor é total, se ele é capaz de uma doação sem
reservas. E Pedro, mais modesto e consciente da fragilidade do seu amor,
responde que lhe quer bem (philia). Jesus pergunta uma segunda vez,
sem mudar o verbo, e Pedro responde da mesma maneira.
Na terceira vez, Jesus muda o verbo, e
pergunta se Pedro lhe quer bem.
Mudando a pergunta, Jesus se coloca no nível de Pedro, desce à sua fragilidade
e pobreza, acolhe Pedro como ele é. Pedro fica triste, porque é confrontado com
sua pobreza, com sua verdade, e não pode mais se iludir com sua ideia de força,
e tem que confessar que não é capaz do amor que Jesus lhe pede. Então Pedro
responde constatando que Jesus o conhece de verdade, que sabe que ele deseja
ser seu amigo, e não pode ir além disso. E Jesus reafirma que a prova desse
amor a Jesus é sempre do rebanho!
Jesus
pergunta se Pedro é capaz de amá-lo até o fim, e Pedro responde que está
disposto a ser seu amigo. Jesus o acolhe em sua fragilidade e aceita sua
amizade. Mas acaba acrescentando que, mesmo não sendo capaz de um amor maduro e
pleno por enquanto, um dia chegará a esse amor: outros o conduzirão para onde
ele hoje não pode e não quer ir! Pedro ainda será um verdadeiro discípulo
missionário, capaz de doar-se inteiramente e de servir e amar os irmãos como
Jesus o fez e pediu.
(Itacir Brassiani msf)
Alegria e esperança
“O direito privado de domínio não contraria as diversas formas
de propriedade pública. Compete à autoridade evitar que se abuse do direito de
propriedade, em detrimento do bem comum. A propriedade privada tem uma função
social, baseada no princípio da destinação comum de todos os bens. Quando não
se reconhece a devida importância a esta sua função social, a propriedade se
torna ocasião de cupidez e desordem, dando razão àqueles que a combatem” (Vaticano II, Gaudium et Spes, § 71).
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de
Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do
Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões
ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja
para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um
terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons
e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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