Ano C Roteiro de
Leitura Orante do Evangelho Nº 795
Dia 26/06/2022 | XIII
Semana do Tempo Comum | Domingo
Evangelho segundo
Lucas (9,51-62)
(1)Coloque-se em
atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
· Escolha
o lugar no qual você não seja interrompido/a
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela, e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se
cantando: “A comunidade se levanta e canta...” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=626ZWUm3qpg)
(2)Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Lucas 9,51-62
· Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
· Caminhando
decididamente em direção a Jerusalém, Jesus continua a formação dos/as
discípulos/as
· Um pouco antes, os
discípulos quiseram proibir a algumas pessoas pregar e agir em nome de Jesus
porque não os seguiam
· Agora, diante de um
anúncio inadequado e nacionalista deles, ameaçam os samaritanos que a punição
do céu
· É a eles que Jesus quer
alertar, pedindo radicalidade sem meios-termos a dois jovens que querem
segui-lo e a um que ele chama
· Não dá para ser
discípulo de Jesus e agir com preconceito, nacionalismo e “acordos” com os
sistemas violentos
· O
que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?
(3)Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu
sentido nesse momento da vida?
· Deixe ressoar em você
cada palavra e cada frase dos discípulos apressados e das pessoas que que
buscam Jesus
· Quais são os
preconceitos e ideologias que atuam como barreiras que dificultam e barrancos
que estreitam a vida cristã hoje?
· Como podemos entender
hoje a exigência de radicalidade, inteireza e desapego que Jesus faz a todos/as
os que o querem seguir?
· Em que medida nós e
nossas comunidades caímos na tentação de querer conjugar a fé em Jesus com
posturas violentas e excludentes?
· Se achar oportuno e for possível, leia as
“pistas” (página 3)
(4)Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus
· Reze agradecendo a
Jesus pela sua passagem na sua vida, e pedindo liberdade e coerência para viver
seu Evangelho com profundidade
(5)Contemple a vida
à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Quais são os apegos e
compromissos que impedem aos cristãos de hoje a liberdade e a coerência que
Jesus pede de quem o segue?
(6)Retorne à vida cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
· Recite
a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas
belas lições”
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Ouça
e cante a “Vem, eu mostrarei...” (Acessível em: https://www.youtube.com/watch?v=lV1mSM4aOnMhw)
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Apague
a vela e conclua seu momento de oração
Breves notas sobre Mateus 8,18-22
Quem quiser seguir Jesus Cristo em
tempos de cultura líquida precisa tomar uma decisão firme e refletida, tendo claro
o objetivo de seguir e imitar Jesus na sua paixão pela humanidade, na sua
solidariedade com os últimos, no seu enfrentamento com os poderes que se opõem
ao projeto de um mundo no qual todas as criaturas tenham seu lugar.
Frente à tentação do integralismo e à
discussão sobre quem é o maior e que rondava os discípulos, Jesus tomou “a
firme decisão de partir para Jerusalém”. A meta da vida cristã não é o êxtase diante
do esplendor dos impérios, mas a percepção e a denúncia das suas contradições e
injustiças. Perseverar no caminho de Jesus Cristo exige renovada coerência com
o Evangelho, imbatível firmeza diante das resistências e ânimo indestrutível
frente às possíveis decepções.
A reação dos samaritanos é
compreensível diante de um anúncio possivelmente nacionalista por parte dos
discípulos. Assim como haviam proibido o trabalho daqueles que faziam o bem mas
não estavam com eles, é possível que tenham anunciado aos samaritanos um Jesus
nacionalista, identificado com os poderes e doutrinas que os diminuíam e
excluíam, omitindo que Ele estava subindo a Jerusalém exatamente para contestar
a validade do templo e sua ideologia.
Não seria também essa a principal
causa da resistência que o mundo ocidental e moderno opõe ao cristianismo? Será
que não temos identificado demasiadamente Evangelho e poder? Será que não temos
renegado culpavelmente a defesa corajosa e decidida dos direitos de todos os
humanos? Será que não temos esquecido perigosamente a profecia? Precisamos de
conversão ao Evangelho de Jesus Cristo e de abandono da pretensão do monopólio
da verdade.
É preciso levar a sério a advertência
de Jesus de Nazaré e partir para outros povoados e periferias, cientes de que
segui-lo é a vocação de todos os homens e mulheres que aderem a ele, inclusive
dos que não o fazem explicitamente. Se nosso caminho permanecer fiel à sua prática,
é possível que muitas pessoas se sintam também hoje fortemente interpeladas e
decidam se incorporar à comunidade dos discípulos e discípulas. Mas Jesus nos pede
uma ruptura com alguns costumes que, mesmo conservando um certo valor, podem
limitar a liberdade.
(Itacir Brassiani msf)
Solicitude pela
realidade social
“Enquanto os indivíduos e as comunidades não virem respeitadas
rigorosamente as exigências morais, culturais e espirituais, fundadas na
dignidade da pessoa e na identidade própria de cada comunidade, tudo o mais —
disponibilidade de bens, abundância de recursos técnicos e um certo nível de
bem-estar material — resultará insatisfatório e até desprezível. É o que o
Senhor afirma claramente no Evangelho, ao chamar a atenção de todos para a verdadeira
hierarquia dos valores: “Que aproveita ao homem ganhar o mundo inteiro, se vier
a perder a sua alma?” (João Paulo II, Sollicitudo rei
socialis, § 33).
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de
Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do
Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões
ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja
para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um
terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons
e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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