Ano C Roteiro de
Leitura Orante do Evangelho Nº 778
Dia 08/06/2022 | X
Semana do Tempo Comum | Quarta-feira
Evangelho segundo
Mateus (5,17-19)
(1) Coloque-se em atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
· Escolha
o lugar no qual você não seja interrompido/a
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela, e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se
cantando: “O Senhor vai acendendo luzes...” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=lWUng2ouMHc)
(2) Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Mateus 5,17-19
· Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
· Jesus havia anunciado
solenemente quem são as pessoas bem-aventuradas, aquelas que agradam ao Deus do
Reino
· Sabendo que isso não
fechava claramente com as leis tradicionais, Jesus esclarece que não é
anarquista e nem um simples reformador
· Recorrendo à sua
autoridade de enviado de Deus e de intérprete competente das antigas
escrituras, ele mostra a novidade do Reino
· Ele veio dar pleno
cumprimento à profecia e às leis, e isso ele mostra nas suas decisões, ações e
pregações
· Depois de afirmar isso,
ele apresentará uma série de casos nos quais evidencia o que significa pleno
cumprimento das escrituras
· O
que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?
(3) Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu
sentido nesse momento da vida?
· Leia atentamente esta
pequena catequese de Jesus, procurando entender exatamente e apenas aquilo que
está escrito
· Você não tem a
impressão de que, com seu ensino e sua prática, Jesus estimula uma postura
desobediente e anárquica frente às leis?
· Você não acha que, por
outro lado, muitas pregações e práticas prendem Jesus à simples e inflexível
obediência às leis e costumes?
· O que significa para
nós, hoje, levar a sério que Jesus cumpre e revela plenamente as escrituras
anteriores a ele?
· Quais as implicações de
assumir “o olhar, o agir e o sentir” de Jesus como chaves para a leitura das
Escrituras Sagradas?
· Se achar oportuno e for possível, leia as
“pistas” (página 3)
(4) Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus
· Peça que Jesus envie
seu Espírito a você e à nossa Igreja para não usar outra chave de leitura das
escrituras que não seja ele
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Como não apagar a
novidade desafiadora da vida de Jesus?
(6) Retorne à vida cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
· Recite
a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas
belas lições”
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Ouça
e cante: Ave, Maria! Ave, Maria! Ave, Maria! (Acessível em: https://www.youtube.com/watch?v=DxLW6ISHXGQ)
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
Breves notas sobre Mateus 5,17-19
Os evangelhos não
deixam dúvidas: aos olhos de grande parte dos seus contemporâneos, Jesus era um
anarquista que estimulava à desobediência da lei religiosa e civil. A liberdade
recebida e vivida por aqueles/as que se fizeram seus discípulos/as também causou
preocupações, até por causa do exagero de alguns. Daí a pergunta: Jesus teria
vindo da parte de Deus para abolir a Lei?
Estamos na
primeira grande “aula” no processo de formação dos discípulos/as, que
conhecemos como “sermão da montanha”. É claro que a indicação das
características das pessoas que são os/as “bem-aventurados”, os santos/as,
os/as que agradam a Deus, causou desconcerto. A intervenção de Jesus que
refletimos hoje procura esclarecer colocar as coisas no seu devido lugar.
As citações
diretas das escrituras que podemos ler nos capítulos anteriores já poderiam ter
eliminado as dúvidas: tudo na vida de Jesus ocorre “para que se cumpra a Lei”.
Mas então, se fosse apenas isso, Jesus seria um profeta judeu como todos os
outros, ou um simples reformador dos costumes? Nele só haveria continuidade,
sem nenhuma espécie de ruptura em relação ao judaísmo?
Para responder a
estas interrogações, Jesus começa com uma advertência: “Não pensem que eu vim
abolir a Lei e os Profetas!” Tanto a Lei como os Profetas, continuam como uma
espécie de “pedagogo” até que o Reino de Deus seja consumado, até que passe
este velho sistema social, cultural e religioso (“o céu e a terra”). “Eu vim
para cumprir plenamente” tanto a Lei como a Profecia, diz Jesus. A prática dos
escribas e fariseus era parcial e imperfeita.
A expressão “em
verdade, em verdade, eu vos digo” é uma afirmação que enfatiza a autoridade de
Jesus, que se apresenta como o cumpridor do sentido profético da Lei, até então
escondido aos judeus. Ele é a “chave” que abre o sentido das escrituras, que
devem ser lidas e revistas a partir daquilo que Jesus viveu e ensinou.
Desobedecendo (ou ultrapassando) as leis para atender as necessidades das
pessoas vulneráveis, Jesus se mostra um profeta, e manifesta o verdadeiro
sentido e o objetivo último da lei.
(Itacir Brassiani msf)
Solicitude pela
realidade social
“O ensino da doutrina social faz parte da missão evangelizadora da
Igreja. O exercício do ministério
da evangelização em campo social, que é um aspecto do múnus profético da Igreja,
compreende também a denúncia dos
males e das injustiças. Mas convém esclarecer que o anúncio é sempre mais importante
do que a denúncia, e esta
não pode prescindir daquele, pois é isso que lhe dá a verdadeira solidez e a
força da motivação mais alta”
(João
Paulo II, Sollicitudo rei socialis,
§ 41).
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de
Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do
Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões
ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja
para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um
terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons
e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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