Ano C Roteiro de
Leitura Orante do Evangelho Nº 785
Dia 15/06/2022 | XI
Semana do Tempo Comum | Quarta-feira
Evangelho segundo
Mateus (6,1-6.16-18)
(1) Coloque-se em atitude de oração
· Escolha
um momento adequado e tranquilo/a para a meditação
· Escolha
o lugar no qual você não seja interrompido/a
· Busque
uma posição corporal que lhe ajude a concentrar-se
· Acenda
uma vela, e tome a bíblia em suas mãos
· Tome
consciência de si mesmo/a e do tempo que vivemos
· Faça
silêncio interior e ative o desejo de ouvir a Palavra de Deus
· Prepare-se
cantando: “O Senhor vai acendendo luzes...” (Aqui: https://www.youtube.com/watch?v=lWUng2ouMHc)
(2) Leia o texto da Palavra de Deus
· Leia
com toda a atenção o texto de Mateus 6,1-6.16-18
· Leia
o texto em voz alta (se achar necessário e for possível)
· Este texto está situado
na primeira etapa de formação dos discípulos/as de Jesus na novidade do seu
Evangelho
· Jesus não se entusiasma
com as práticas de piedade, pois sabe que podem ser perniciosas, e propõe a
forma adequada de praticá-las
· Esmola, oração e jejum,
por mais beneficentes que se mostrem, podem estar mais a serviço do sujeito que
das pessoas beneficiadas
· O
que a Palavra de Deus diz em si mesma, o que está escrito?
(3) Medite a Palavra de Deus
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lida e meditada diz a você hoje, qual é seu
sentido nesse momento da vida?
· Deixe ressoar em você
este ensino inovador de Jesus, que ele mesmo viveu em primeira pessoa: fazer o
bem sem olhar a quem
· Como você e sua
comunidade tem vivido as práticas de partilha solidária? Há algo a ser revisto
e melhorado nelas?
· E o que pensamos hoje
em relação ao jejum? Vemos sentido? Com que sentido o praticamos, ou com que
argumentos o contestamos?
· Se achar oportuno e for possível, leia as
“pistas” (página 3)
(4) Reze com o texto lido e meditado
· Tome
consciência de que este texto é Palavra de Deus
· Depois
de escutar atentamente, agora é sua vez de falar
· Não
mude de assunto, pois sua palavra é sua resposta a Deus
· Permita
que o próprio Deus dirija a sua oração, a sua resposta
· Não
se preocupe com raciocínios e frases bem articuladas
· Procure
perceber o que a Palavra de Deus lhe faz dizer a Deus
· Peça ao Senhor a graça
de se fechar a toda e qualquer busca de relevância e fama, e apresente a ele,
em oração, as dores e esperanças da sua família e do povo ao qual pertence
· Peça a Jesus um coração
generoso, despojado, universal e focado no Pai e nos irmãos e irmãs como o dele
(5) Contemple a vida à luz da Palavra
· Procure
contemplar a realidade do mundo com o olhar de Deus
· Busque
meios para colocar em prática o que Deus lhe fala
· Perceba
o que você precisa mudar a partir dessa meditação
· Responda:
O
que Deus está pedindo que eu mude ou faça?
· Como poderíamos
praticar o princípio ensinado por Jesus no ambiente de exposição midiática
excessiva que vivemos hoje?
· Como evitar também que
as ações beneficentes enfatizem mais o/a doador/a que a pessoa beneficiada, ou
encubram as injustiças?
(6) Retorne à vida cotidiana
· Recite
o Pai Nosso e a Ave Maria
· Recite
a invocação: “Jesus, Mestre da compaixão, ajuda-nos a encarnar na vida todas as tuas
belas lições”
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Ouça
e cante a Oração de São Francisco (Acessível em: https://www.youtube.com/watch?v=Qc3Tp-OrUGI)
· Assuma
um compromisso pessoal de conversão e mudança
· Apague
a vela e conclua seu momento de oração
Breves notas sobre Mateus 6,1-6.16-18
Nas últimas
meditações, refletimos sobre a proposta inovadora de Jesus frente aos costumes
e leis do judaísmo, em seis exemplos concretos. Hoje Jesus prossegue seu
ensino, deslocando a atenção das prescrições legais para as práticas de
piedade: a esmola, a oração e o jejum. É uma nova e importante etapa na
formação dos/as discípulos/as! Não faltemos a mais esta lição da nossa formação
permanente, nem nos distraiamos diante do Mestre.
Nos exemplos
anteriores, o tema era a justiça maior e plena, a justiça excedente que
antecede e ultrapassa as prescrições e proibições. Este tema continua na
presente seção, como, de resto, em todo o evangelho de Mateus. Para alguns
setores importantes do judaísmo, tudo se resumia em aparecer, ser visto/a e
reconhecido/a, granjear a fama aos olhos do povo, inclusive com práticas morais
muito minuciosas. Em vista do reconhecimento faziam qualquer coisa, e a isso
subordinavam até as práticas religiosas.
Jesus começa sua
exortação catequética com uma advertência contundente: “Ficai atentos para não
praticar a vossa justiça na frente das pessoas, só para serdes vistos por
elas!” Jesus não é ingênuo, e percebe que esta busca de evidência e relevância
pode contaminar até aquilo que parece mais piedoso e religioso, como a partilha
mediante a esmola, a oração e o jejum. A hipocrisia pode contaminá-las e
destituí-las de valor evangélico ou salvífico!
Jesus propõe um
princípio geral e efetivo para evitar esse risco: evitar a busca do aplauso e
da publicidade, deslocando o foco de nós mesmos e nossas instituições para Deus
e o Outro. É isso que nos justifica! O resto é teatro e espetáculo para
impressionar as pessoas incautas. O que vale todas as penas é a aprovação de
Deus, que vê o que é discreto e secreto, aquilo que ninguém vê, aqueles/as que
ninguém quer ver, reconhecer e valorizar.
A ostentação e a
aparência têm pouco a ver com Deus, com sua vontade e com sua ação no mundo.
Muito ao contrário, este tipo de piedade é capaz de irritar em vez de agradar a
Deus.
(Itacir Brassiani msf)
Solicitude pela
realidade social
“A prática da solidariedade é válida, quando os seus membros se
reconhecem uns aos outros como pessoas. Aqueles que dispõem de uma parte maior de
bens e de serviços comuns hão de sentir-se responsáveis pelos mais fracos e estar dispostos a
compartilhar com eles o que possuem. E os mais fracos não devem adotar
uma atitude meramente passiva ou destrutiva do tecido social;
mas, embora defendendo os seus direitos, fazer o que lhes compete para o bem de
todos” (João Paulo II, Sollicitudo rei socialis, § 39).
Leitura
Orante do Evangelho
A Leitura Orante da Palavra de Deus é um exercício para iluminar e para
fecundar nossa vida cotidiana com a Palavra de Deus. Pode ser feita
individualmente ou em família, em grupo ou em comunidade.
O Papa Bento XVI diz que “ouvir juntos a Palavra de
Deus, praticar a Lectio Divina, deixar-se surpreender pela novidade do
Evangelho, superar a surdez àquilo que não está de acordo com nossas opiniões
ou preconceitos, é um caminho para alcançar a unidade da fé, como resposta à
escuta da Palavra”.
Em tempos nos quais o amor ao próximo e a precaução com a
saúde impõem restrições à convivência e à movimentação social, a Leitura Orante é um modo de ir além da
simples assistência de celebrações virtuais e uma forma evitar que este seja um
tempo pesado e estéril.
Os textos propostos aqui são aqueles indicados pela Igreja
para a liturgia diária. Pessoas e grupos que desejarem, podem escolher outros
textos, desde que tenham uma sequência, seja preparado um roteiro e se evite
escolher apenas os textos que agradam mais.
Que a Palavra de Deus encontre em cada um/a de nós um
terreno fecundo, e, mesmo nesses tempos inesperadamente difíceis, produza bons
e abundantes frutos para a vida do mundo.
Missionários
da Sagrada Família
https://misafala.org/ | Passo Fundo/RS
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