segunda-feira, 8 de abril de 2024

A luz do Evangelho em nossa vida (313)

313 | Ano B | 2ª Semana da Páscoa | Terça-feira | João 3,7-15

09/04/2024

No diálogo com o fariseu Nicodemos, Jesus insiste que, para nascer de novo, para ver e participar do Reino de Deus, é preciso nascer do alto significa, o que significa nascer da cruz, do crucificado, do “levantado”, no seguimento dele no amor que esvazia para servir. Para Jesus, a vida não está na volta ao passado, está no novo começo. Mas, Nicodemos se apega ao passado, a um determinismo que exclui a possibilidade de mudança.

“Nascer do alto” significa também renascer no Espírito. “Carne” representa o ser humano inacabado, a condição humana frágil, sem plenitude, incapaz de amar: a mãe, a raça, o povo, a estrutura, a instituição. Os fariseus e o aparato da Lei fazem parte da carne, mas os fariseus imaginam que ela seja acabada e perfeita. Espírito representa o reino de Deus, a universalidade, a esfera divina, excelente e invisível, não manipulável.

Na perspectiva do “diálogo formativo” de Jesus com Nicodemos, percebemos que Jesus crucificado, Verbo encarnado, ocupa o lugar da Lei. Se entramos no dinamismo do Reino de Deus, somos guiados e julgados pelo amor e é por esse critério que são aferidas a bondade ou a maldade das ações humanas. Em Jesus, seu Filho amado, Deus não age como juiz, mas como amante e doador da vida.

O conhecimento suscitado pelo Espírito não se opõe à reflexão e ao estudo, mas atesta a insuficiência destes. Para acessar o coração do mistério de Deus a fé é necessária, mas ela é mais que simples confiança na palavra de uma pessoa considerada superior. Fé é aelevação e universalização do nosso pensar e do nosso agir orientados à busca de soluções para os problemas humanos.

Podemos falar então de iluminação interior. Mas esse dom da iluminação supõe uma disponibilidade de coração e uma verdadeira liberdade interior para abandonar saberes aparentemente seguros. Esta sabedoria é fruto da Palavra de Deus, aquela sabedoria que cada um/a de nós, como discípulos/as de Jesus, somos chamados/as a descobrir na leitura e meditação da Palavra de Deus. Como Nicodemos, estamos na noite, o momento especial da Palavra.

 

Meditação:

·    Leia atentamente, sem pressa, palavra por palavra, este episódio e este diálogo tenso entre Nicodemos e Jesus

·    Retome o texto de ontem, pois ambos estão interligados, e a compreensão de um depende do entendimento do outro

·    Para ser conduzido pelo Espírito não basta rezar e cantar com emoção, falar em línguas: é preciso renascer no amor solidário

·    Todos corremos o risco de imaginar-nos “mestres” nos assuntos de religião, esquecendo que, sobre Deus, estamos sempre no “bê-á-bá”

·    Tenhamos bem presente que o Jesus glorificado e exaltado o é, especialmente, enquanto crucificado por amor

Nenhum comentário: